Separar ou sincronizar sinal RF

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Separar ou sincronizar sinal RF

Mensagempor _blackmore_ » 12 Out 2009 14:39

Estou com uma dúvida em fechar uma comunicação entre 2 PIC´s por RF ...

Utilizarei o componente MCRF211 para receber os sinais em 433MHz e um simples transistor para enviar o sinal desejado, sinal este que virá de um PIC18
A minha dúvida é de como fazer que o meu circuito receptor identifique o meu controle remoto, e caso existam outros trabalhando na mesma frequência não interfira no meu sinal, como fazer para separar isso, o sinal que eu envio do sinal que outro controle envia.
Devo comparar com uma variável pré-programada? devo devolver o sinal que o receptor recebe para o controle e este mandar um sinal de que aquele é o sinal verdadeiro? ... sinceramente estou um pouco desorientado.
Alguém pode me dar uma sugestão sobre como fugir deste problema?
Estou programando em linguagem C em CCS, PIC 18F252 ...

Agradeço qualquer tipo de ajuda

abraço!
Editado pela última vez por _blackmore_ em 13 Out 2009 00:29, em um total de 1 vez.
_blackmore_
Dword

Mensagempor Sergio38br » 12 Out 2009 16:40

Por trabalhar com RF e estar sujeito a interferencias, coloque um ID no dispositivo receptor, use alguma lógica de verificação, cksum, crc para validar a msg recebida.

[ ]`s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor MOR_AL » 12 Out 2009 21:34

Procure trabalhar com um protocolo de comunicação que contenha um mestre (que vai gerenciar toda comunicação) e um ou mais escravos, que possuem um byte com o endereço de identificação.
É algo parecido como, por exemplo, o "One Wire", onde há apenas um fio (equivalente ao seu canal de comunicação com frequência única), um mestre e um ou mais escravos.
Estude este protocolo, que vai funcionar. Procure pelo AN do termômetro DS18S20 da Dallas/Maxim, que lá tem todo o protocolo. Bastará substituir o canal físico pelo de RF. A outra diferença é que o One Wire também transfere alimentação.
O detalhe é que será necessário um Tx e um RX para cada PIC, pois a comunicação é Half-Duplex (nos dois sentidos, porém apenas um sentido por vez).
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 12 Out 2009 22:14

Sergio38br

necessito colocar nos dispositivos então transmissor e receptor?
obrigado pela atenção!

MOR_AL

vou procurar sobre o "one-wire" ... é um trabalho simples para a faculdade, mas no meu entendimento a oportunidade de aprender algo diferente não pode ser perdida ... mesmo que eu use uma bazuca para acertar uma mosca!! :) já no trabalho ... as coisas mudam um bocado!
obrigado pela dica!
_blackmore_
Dword

Mensagempor vtrx » 13 Out 2009 08:23

Acho que voce pode tambem fazer igual ao protocolo I2C,byte de indentificação+byte sequencial de dados ou controle.
vtrx
Dword

Voltar para PIC