Problema - PIC Ethernet 18F66J60

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problema - PIC Ethernet 18F66J60

Mensagempor osmarcf » 28 Abr 2009 09:34

Olá PessoALL,
Estou utilizando o PIC 18F66J60 com MAC/PHY (ethernet) integrado e a pilha TCP/IP da Microchip.

Estou tendo sucesso em partes.

Configurei os arquivos do perfil de hardware (HardwareProfile.h) e configuração da TCP/IP (TCPIPConfig.h) para a minha placa e aplicação.

Depurando o código vejo que a aplicação executa os comando de escrever na ethernet (MACPut e MACPutArray). O LED associado ao envio dos dados até pisca neste momento. MAS nada acontece na rede. Estou tentando visualizar tudo pelo Wireshark (tudo ligado em um hub). Mas nada aparece. O PIC também não recebe pacotes endereçados a ele.

A montagem da minha placa difere em dois aspectos da sugerida da Microchip:
1) Ao invés de um resistor de Rbias 2.26k 1% (de 2237,4 a 2282,6) foi montada uma associação série de um resistor de 2k2 1% e 56R 5% (2231,2 a 2280,8). Considero que esteja aceitável.
2) Não foi colocado o chip ferrite na linha da ethernet. Até porque o datasheet (em uma nota de rodapé) cita que este componente é opcional para evitar ruídos.

Estou usando um cristal de 25MHz.

Outra coisa estranha que eu reparei é que a serial não transmite dados coerentes. Depurando, verifiquei o registrador da baudrate e de transmissao (SPBRG, TXSTA), e aparentemente está ok. Ele está configurado para 19200, mas utilizando um software de porta serial (o SIOW) os dados capturados não conferem com os transmitidos.

Aí vai a pergunta: vocês poderiam dar alguma idéia de qual é o problema com a Ethernet? A resposta está relacionada aos itens citados (1 ou 2)?

Com relação à serial, eu imagino que seja problema do clock. É possível que ajustando o clock eu resolva os dois problemas?

Vou fazer um teste mais tarde que é colocar um timer piscando um LED e monitorar isto no osciloscópio, para ter certeza de que as temporizações estão sendo contadas corretamente.

Desde já agradeço.
osmarcf
Bit

Mensagempor osmarcf » 03 Jun 2009 09:34

Sobre a serial, era apenas uma má configuração de clock. Agora a serial está funcionando perfeitamente.

Mas o problema da ethernet continua.
osmarcf
Bit

Mensagempor mazzer » 04 Jun 2009 11:30

Ola osmarcf,

Será que ainda não é alguma configuração errada no PLL?

Abraço,
Mazzer
mazzer
Byte

Mensagempor osmarcf » 13 Ago 2009 08:56

Somente para fechar o tópico:

Mandei uma mensagem para o suporte da Microchip. Enviei esquemático e eles detectaram o problema e responderam em menos de 10h. Muito bom esse suporte.

Foi erro meu mesmo. Eu optei por não utilizar a bead de ferrite como filtro no trafo da ethernet, mas acabei não efetuando a conexão com o 3V3. Quando soldei um wire-wrap ligando este pino ao 3V3, tudo funcionou numa boa.

Estou usando a pilha da Microchip e ainda falta testar algumas coisas (UDP/TCP), mas já está respondendo e mandando pings.

Agradeço às respostas do pessoal. :D
osmarcf
Bit

Mensagempor rodrigoadachi » 22 Ago 2009 13:53

Ola, gostaria de uma ajuda, preciso desenvolver uma rede de pics onde haverá dispositivos (I/O) e um master (carrega os parametros do PC) mesmo que o pc esteja desligado ele continua operando.

Pensei em utilizar o 18F66J60, cheguei a comprar XBee mas acho q o custo ficaria muito caro
rodrigoadachi
Nibble

Voltar para PIC