PIC - modbuss

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor verd » 05 Ago 2009 15:01

Fabim tem como eu pegar o codigos da biblioteca ex_modbus1 e fazer um master para comunicar com um slaver via modbus? ou so é possivel por supervisório??
verd
Byte

Mensagempor RobL » 05 Ago 2009 15:41

Ah!! Isso me lembra um fato curioso:
Supervisório : um nome a um programa normalmente gráfico (não necessariamente) quase sempre instalado em um PC para trabalhar dados recebidos em rede dos servos, ou coisa semelhante.
Dependendo de como quer coletar seus dados um microcontrolador poderá ser seu "supervisório", desde que um pequeno display sirva para lhe mostrar o que quer.

Proseguindo com a força dos nomes:
Certa vez um expert ligou para a empresa querendo um totalizador de horas e o atendente lhe disse que tinha um horímetro. Me chamaram para resolver o problema e quando eu perguntei ao cliente se ele queria totalizar eventos ou horas o cara desligou o telefone na minha cara.
Moral da história, cuidado com as definições de classe!!!

A pouco dias um cliente perguntou se nosso programa de coleta em um pc era um supervisório. Lhe disse que ele somente entregava os dados em um banco de dados (um supervisorinho). Tentei definir supervisório para o cara e perdí a venda. Essa classe não é flexível!!!

Quanto a ser possível usar a biblioteca que o fabim lhe passou, bom quanto a isso ele lhe dirá.
RobL
Dword

Mensagempor verd » 05 Ago 2009 17:13

hehe!

então o slave ta rodando certinho agora estou perdido no que fazer para enviar os dados para acionar as saidas do slave? por software ou hardware??
verd
Byte

Mensagempor fabim » 05 Ago 2009 17:26

o clorofila.
Olha aí dentro, que ja tem um master que funciona também, eu disse que não tinha testado porque eu não rodei isso dentro de um pic.
Usei a lógica e coloquei em um programinha que fiz no delphi.
Te mandei isso aí porque não tenho interesse comercial, hoje em dia usar mod, can, e o escambaubus, ta meio que obsoleto.
DEVICENET é o que esta pegando firme, tanto que ja tem os gatways de serial para ethernet 10/100...

Bom, seguinte, da uma estudada naquele fonte do master observe o que as rotinas mandam e perguntam.
Observe que quando eu falo COILS WRITE, e INT WRITE eu estou falando, olhando do lado do master. Prestenção nos LED´s, se você escrever no coil 0....7, usando um supervisorio o led vai acenter.

Abraços.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor verd » 06 Ago 2009 11:23

Calma tiu to apanmhando um pouco mas to aprendendo!hehe!
sim o codigo do master seria o ex_modbus1!
valeu!!
verd
Byte

Apanhando do modbus

Mensagempor verd » 19 Ago 2009 09:36

Fala Fabim, bom dia!
Fabim estava debugando o protocolo que vc me passou e me deparei com as seguintes duvidas.

estou rodando o slave no proteus, e simulando pela porta virtual utilizando o simply modbus para enviar os pacotes para simular, alterava os pacotes mas sempre acendia apenas as mesmas bobinas, um pacote acendia as bobinas e outro pacote apagava. ai fuçando peguei o hiperterminal da roger com e conectei com o slave e pelo hiperterminal enviava qualquer coisa e es mesmas bobinas acendia e apagavam.

O slave pode estar interpretando o que o hiperterminal está mandando como um pacote modbus?

porque não consigo alterar a ligação da bobinas?

alero a funçãodo pacote para [15] para escrever em varias bobinas, mas acende apenas as mesmas bobinas. o que estou fazendo de errado.
verd
Byte

Anterior

Voltar para PIC