por xultz » 02 Jul 2009 11:22
Andre, já fiz vários projetos para vários clientes e usei vários métodos para chegar num orçamento.
O esquema de segurar o código-fonte e cobrar royaties geralmente parece bom, mas a maioria dos clientes que tive que já contrataram alguém neste esquema quebraram a cara. Um grande problema é que quando o cliente especifica o produto, ele não sabe direito o que quer, porque ele ainda não começou a vender e ainda não entendeu o consumidor quer. Geralmente nem o consumidor sabe o que quer. Então é normal lançar o produto, vender algumas unidades e descobrir que se trocar "Começar" por "Iniciar" faz o produto ficar muito mais intuitivo. Então é inevitável um cliclo de ajustes e mudanças até o produto começar a ficar bom, e o projetista costuma ficar puto da cara com tantas mudanças, para receber somente os royalties quando o produto for vendido. E o cliente vai ficar puto achando que o projetista está fazendo corpo-mole, que não está mostrando interesse no desenvolvimento, e o cliente se sente lesado por não poder continuar o desenvolvimento com o filho do vizinho que entrou no curso técnico e ouviu falar num livro do Fábio Pereira e acha que consegue fazer o que ele quer por 1/100 do teu preço.
Outro grande pepino de ganhar com royalties é que você ganha baseado naquilo que outra empresa vender. E se ela não vender? E se amanhã eles encontrarem um similar chinês que sairia 1/5 do preço importar do que produzir aqui no Brasil? Daí teu royaltie vai pro ralo. É uma situação de risco, você pode ganhar uma bela grana só de royalties, mas a probabilidade é maior de se dar mal. Digo isso segundo minha experiência, que pode ser completamente diferente da tua.
Eu tive vários clientes que no primeiro contato me perguntaram "Quanto você cobra prá fazer e me passar os direitos intelectuais, esquemas e código-fonte?", enquanto outros logo depois de dizer "Bom dia" perguntaram "você trabalha com código-fonte aberto?". Eu tive um bom cliente que tinha acabado de desenvolver um produto, mas com fonte fechado, e o desenvolvedor cobrava muito alto (segundo sua opinião) cada mudança no código, e eles estavam putos com a situação, ele me deu o produto e disse "quero um clone do meu próprio produto, com fonte aberto". E eu fiz, e o cliente ficou feliz com o resultado. E continuei cobrando cada mudança que fiz, mas o fato de passar o fonte a ele fez toda a diferença.
No fim das contas, eu decidi trabalhar sempre com fonte aberto. Transferência total de tecnologia. E o preço, sempre usei a mesma fórmula: valor que acho interessante para mim, e que o cliente consiga pagar. É totalmente subjetivo, mas foi o que deu mais certo.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.