Acho que estou pirando.... (RS-232)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 23 Jul 2009 13:40

Eu observo que parece estar faltando a tensão negativa na Saida do RS232
já que o Osciloscópio esta com 5 V por divisão, o Sinal parece ter amplitude de 10 V aprox.

O pino 2 do Máx esta com + 10 Vdc e
o pino 2 com 10 Vdc negativos?
.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor pbernardi » 23 Jul 2009 16:04

Parece ser algum tipo de curto ou baixa impedância entre o TX e o RX. Observe que sempre que o TX quer transmitir, o RX dá uma subida e depois descarrega. No screenshot postado as 11:57 dá pra ver bem isso.
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor tcpipchip » 24 Jul 2009 16:48

Hehe...isto eu já falei...:)
Mas tudo bem!

Veja se tem clock nos pinos 1,3,4,5

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 25 Jul 2009 09:58

pessoal, experimentei colocar um resistor de 2k2 em série no TX RS232 do MAX e o sinal ficou perfeito, em todos os lugares, o mesmo não acontece quando eu coloco alguma resistência no RX RS232 do MAX...

pq será que tá dando isso?

tcpipchip:

pino 1:
Imagem

3:
Imagem

4:
Imagem

5:
Imagem
B-EAGLE
Word

Mensagempor tcpipchip » 25 Jul 2009 12:29

Humm...posso garantir entao que os capacitores estao:
- polarizados corretamente (MAX232)
- corretamente (MAX3232)

Então é para funcionar...a nao ser que nao estejas conectando nos pinos certos TTL e CMOS dos MAX :(
tcpipchip
Dword

Mensagempor MOR_AL » 25 Jul 2009 18:09

pessoal, experimentei colocar um resistor de 2k2 em série no TX RS232 do MAX e o sinal ficou perfeito, em todos os lugares, o mesmo não acontece quando eu coloco alguma resistência no RX RS232 do MAX...

O PC está apresentando uma baixa impedância de entrada, momentânea, com isso sobrecarrega o sinal na saída do transmissor (rs232) do MAX. Isso só acontece no nível alto do sinal neste ramo. Talvez o PC possua uma entrada com alguma proteção, semelhante aos PICs, um zener limitando a tensão máxima em sua entrada. Aí quando você coloca um resistor entre o Tx do MAX (RS232) e o Rx do PC, ele limita a corrente neste ramo para um valor que o MAX pode suportar.
Faça o seguinte:

Com um osciloscópio e com o problema ocorrendo no Tx do MAX para o Rx do PC (RS232), insira um potenciômetro em série com este ramo. Comece com ele em curto e vá aumentando seu valor até que o problema desapareça. Meça o valor da resistência neste ponto (R1). Continue a aumentar o valor da resistência do potenciômetro, até que recomece a ocorrer erros na transmissão. Meça o valor da resistência (R2).
Calcule a média aritmética de R1 com R2 (média R3). Coloque este resistor em substituição do potenciômetro. Isso deve resolver o problema. Você mexeu apenas na consequência do problema.
Para saber a causa, você deve:
1) Descobrir como é o circuito de entrada do PC. Talvez a resposta esteja aí.
2) Desmonte TODO o seu circuito.
3) Remonte-o sem o tal resistor (R3). Mas desta vez conferindo cada ligação e valor de componente. Mesmo os mais fáceis de identificar o valor, verifique-o com calma. Eu hoje fiquei quebrando a cabeça tentando gravar um PIC. Depois de cerca de 3 horas sem sucesso, comecei a conferir como se tudo estivesse errado. De repente notei que, em outro conector, havia outro PIC espetado. O problema estava na minha frente o tempo todo, mas como era uma coisa tão óbvia, eu sequer dava atenção a este detalhe.

Dê um retorno.
[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor B-EAGLE » 28 Jul 2009 12:10

PROBLEMA RESOLVIDO!

Vocês acreditam que os 2 PC's que eu testei estão com problema na serial?!

testei no meu notebook com um conversor usb-serial e funcionou perfeitamente!

put* sacanagem e um put* azar!.... hehehe

valeu pelos neurônios queimados pessoal!!!

abraço! :D:D
B-EAGLE
Word

Anterior

Voltar para PIC