ZOOM - Segunda linha da Microchip?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 24 Jul 2009 00:38

Marcelo Samsoniuk escreveu:segundo o meu amigo wikipedia, o pic endereca bytes e entao pode manipular bits individuais dentro destes bytes... mas isso todo moderno faz!

O 8051 tem apenas uma região da RAM endereçável por bit
Do endereço 20H a 2FH.

Veja exemplos de Instrução de Bit :

SETB Bit – Seta o bit endereçado. (2 bytes – 12 pulsos);

CPL Bit – Complementa o bit endereçado. (2 bytes – 12 pulsos);

Observar que são Instruções de Dois Bytes
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Jul 2009 01:50

sei lah, se a lockheed martin usa, eh pq deve ser bom:

http://mae.pennnet.com/display_article/ ... se-system/

peguei um caso aleatorio, a quantidade de grandes empresas que usam os componentes deles em produtos realmente duraveis eh grande, em todos os segmentos da industria. vc encontra publicamente MTBFs de 30 anos e eu mesmo tenho uns 3 produtos com componentes deles q funcionam perfeitamente a 15 anos, entao fica dificil dizer que os componentes deles nao sao bons.

pode ser que a diferenca de qualidade seja apenas um bom projeto e uma manufatura de qualidade. como a lockheed martin nao usa PIC, acho que nunca vamos saber.

turuna escreveu:Sem querer esticar esse blá blá blá, os poderosos chips da freescale não duravam quase nada no chão de fábrica, foi não foi queimavam, agora estamos utilizando os "ultrapassados" pics que não pifam não, e agora para a empresa e os clientes qual é o melhor? Esse negócio que esse é melhor que aquele não existe, existe sim o produto certo para cada aplicação.

Turuna
msamsoniuk
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Jul 2009 02:07

hehehe se vc quer ver um negocio realmente feio, procure instrucao de manipulacao de bit field do powerpc, a incrivel instrucao rlwinmx (rotate left word immediate then and with mask)... como o powerpc eh RISC, voce insere, extrai, limpa, rotaciona, multiplica, divide e faz varias coisas com uma *unica* instrucao:

http://publib.boulder.ibm.com/infocente ... hift32.htm

comeca que a instrucao tem 5 operandos! vc vai descobrir o primeiro assembler do assembler no universo, por exemplo:

extrwi RA, RS, n, b

na verdade eh compilado para:

rlwinm RA, RS, b+n, 32-n, 31

de modo que vc nao precise fazer uma soma e uma subtracao de cabeca enquanto perde seu tempo programando em assembler para ele.

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:
Marcelo Samsoniuk escreveu:segundo o meu amigo wikipedia, o pic endereca bytes e entao pode manipular bits individuais dentro destes bytes... mas isso todo moderno faz!

O 8051 tem apenas uma região da RAM endereçável por bit
Do endereço 20H a 2FH.

Veja exemplos de Instrução de Bit :

SETB Bit – Seta o bit endereçado. (2 bytes – 12 pulsos);

CPL Bit – Complementa o bit endereçado. (2 bytes – 12 pulsos);

Observar que são Instruções de Dois Bytes
.
msamsoniuk
Dword

Mensagempor KrafT » 24 Jul 2009 08:14

A gente tem um miseravel QT1 num circuito e um miseravel QG8 noutro, descarregando um banco capacitivo de 250uF carregado com 1kV, a cada 5s, atraves de uma toroide sem nucleo. Literalmente um curto para 125J de energia.

E o camp magnético geral do painel é tanto que se a caixa não fosse de Inox, ela fica vibrando.

E mcu que é ruim de chão de fábrica tá lá a anos, exposto ao sol do meio dia do norte/nordeste brasileiro e não pifa...

Talvez por que ninguem pisa neles...
KrafT
Dword

Mensagempor proex » 24 Jul 2009 09:52

O velho papo de quem é melhor que o outro.

Eu ainda acho que se vc quiser fazer um missíl com precisao de algums metros, o melhor mesmo é usar um DSP. :lol:
proex
Dword

Mensagempor KrafT » 24 Jul 2009 09:56

Nem vem, proex... Eu também uso PIC16, PIC18, 8051, Z8, MSP430, etc...

Sou xiita não...

O Aquino tá usando um tal LPC e quer me converter, mas é muito bit para minha cabeça...
Editado pela última vez por KrafT em 24 Jul 2009 11:59, em um total de 1 vez.
KrafT
Dword

Mensagempor msamsoniuk » 24 Jul 2009 10:45

ironicamente, o dsp mais usado na industria militar hoje eh o powerpc com unidade de aceleracao vetorial :)

proex escreveu:O velho papo de quem é melhor que o outro.

Eu ainda acho que se vc quiser fazer um missíl com precisao de algums metros, o melhor mesmo é usar um DSP. :lol:
msamsoniuk
Dword

Mensagempor proex » 24 Jul 2009 12:13

Atualmente estou terminando meu ultimo projeto com PIC para cliente.

Depois desse, só coisas com 32 bits. Não só pelo custo mas pela performance também.

Quando um Pic 16F começa a ficar mais caro que um Coldfire ou ARM, é porque tem alguma coisa errada ai, e nao é com esses dois ultimos.
proex
Dword

Mensagempor tcpipchip » 24 Jul 2009 16:23

Bem que tem uns core Z80 com 128K de RAM interna + DSP de 24 BITS + conjunto de 2200 instruções compativeis com os coprocessadors DSP + DSP com velocidade de até 89Mips.
PS: SOC

TCPIPCHIP
tcpipchip
Dword

Mensagempor turuna » 26 Jul 2009 14:06

KrafT escreveu:
turuna escreveu:Sem querer esticar esse blá blá blá, os poderosos chips da freescale não duravam quase nada no chão de fábrica, ...

Turuna

Bom aí realmente vc tem que usar piso bem resistente... Mcus com encapsulamento ceramico e tal... Se não as empilhadeiras destroem o chip e expõe teu código fonte todo!

Eu tenho uns PIC17C44 CERDIP para te vender, dá para 10cm quadrados de piso...

É por isso/esses que o brasil é ponta de estoque................

Turuna
turuna
Nibble

Anterior

Voltar para PIC