diogo_18sp escreveu:ola caros amigos ,gostaria que vcs me ajudassem estou com duvida de como fazer a leitura de um sinal transmitido por rf com o pic como que faço pre ler este codigo transmitido o pic que irei usar e um 16f84a e programo em assembler.
obrigado
Se você estiver se referindo ao sinal que vem de um receptor de Aeromodelismo, quer dizer que você que tratar um sinal PPM certo? Se for aconselho dar uma pesquisada neste tipo de sinal como o Fabio Pereira já comentou no seguinte tópico relacionado ao sinal que vai para o servo motor.
http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=4134&highlight=ppm
Como ele diz, esse sinal tem um período fixo de mais ou menos 20ms e varia a posição do pulso em nivel alto de 1 a 2ms. No caso de um controle de aeromodelo você pode verificar com um osciloscópio que utilizando um canal como por exemplo o THR você tem um valor em nível alto de aproximadamente 1,5ms quando o manche está no meio e quando avança o mache para cima vai aumentando até chegar em 2ms em nível alto e se inverter totalmente vai de 2 até 1ms.
Com isso se você quiser tratar este tipo de sinal, aconselho utilizar as interrupções por mudança de estado no PORTB(4-7) e um contador como por exemplo o timer1 para verificar o valor em nível alto da sua posição.
Estou falando isso porque já utilizei esse tipo de aplicação para controlar um robo para participar da Guerra de Robos, e já estou pesquisando isso a tempos.
No meu caso utilizei esse tratamento do PPM para converter em PWM e mandar para uma ponte-h que controla os motores DC. Para isso precisava saber quando o manche estava no meio(Motor Parado), em cima(Motor sentido horário com aceleração atravéz do PWM) e para baixo(Motor sentido anti-horário).
Espero ter ajudado se esse for o caso, e se tiver alguma dúvida mais aprofundada é só perguntar.
Abraços
Att. Carlos Parolin
Wert Soluções Industriais Ltda.