ler sinal de rf com pic em assembler

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

ler sinal de rf com pic em assembler

Mensagempor diogo_18sp » 06 Jul 2009 19:12

ola caros amigos ,gostaria que vcs me ajudassem estou com duvida de como fazer a leitura de um sinal transmitido por rf com o pic como que faço pre ler este codigo transmitido o pic que irei usar e um 16f84a e programo em assembler.
obrigado 8)
diogo_18sp
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 06 Jul 2009 20:01

Certamente será necessário um Receptor de RF

Características do Sinal RF ?
Tipo de Modulação ?
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Francesco » 07 Jul 2009 09:43

Imagino que vá usar um módulo, tipo RRF, não é?
Dê uma olhada nesses...

http://soldafria.tempsite.ws/index.php?cPath=38_307
http://www.tato.ind.br/vercategoria.asp?id=10
Francesco
Word

Mensagempor tcpipchip » 07 Jul 2009 09:57

Sorry, nao é ASSEMBLER, é ASSEMBLY....sorry!
tcpipchip
Dword

Mensagempor fabim » 07 Jul 2009 11:25

tcpipchip escreveu:Sorry, nao é ASSEMBLER, é ASSEMBLY....sorry!

isso é facil de explicar o motivo da confusão do amigo , TCP.

O pessoal de cursos explicam que se usa o assemblador ou montador para gerar o hex, tanto assim , se entende a escrita em assembler.

No ingreis, é assembler"montador" que se escreve em assembly linguagem..

Mais normal, igual uma vez que eu discuti sobre humidade e umidade..rs

Normalzio..

Amigo este receber RF, que tu esta dizendo.

O que você quer fazer exatamente, e como quer fazer ?

Abraços

Fabio
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jul 2009 11:59

O 51 colocou ASM aí não tem humildade, humidade ou umidade - :D
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Re: ler sinal de rf com pic em assembler

Mensagempor caduop » 07 Jul 2009 13:24

diogo_18sp escreveu:ola caros amigos ,gostaria que vcs me ajudassem estou com duvida de como fazer a leitura de um sinal transmitido por rf com o pic como que faço pre ler este codigo transmitido o pic que irei usar e um 16f84a e programo em assembler.
obrigado 8)

Se você estiver se referindo ao sinal que vem de um receptor de Aeromodelismo, quer dizer que você que tratar um sinal PPM certo? Se for aconselho dar uma pesquisada neste tipo de sinal como o Fabio Pereira já comentou no seguinte tópico relacionado ao sinal que vai para o servo motor.

http://asm51.eng.br/phpBB/viewtopic.php?t=4134&highlight=ppm

Como ele diz, esse sinal tem um período fixo de mais ou menos 20ms e varia a posição do pulso em nivel alto de 1 a 2ms. No caso de um controle de aeromodelo você pode verificar com um osciloscópio que utilizando um canal como por exemplo o THR você tem um valor em nível alto de aproximadamente 1,5ms quando o manche está no meio e quando avança o mache para cima vai aumentando até chegar em 2ms em nível alto e se inverter totalmente vai de 2 até 1ms.

Com isso se você quiser tratar este tipo de sinal, aconselho utilizar as interrupções por mudança de estado no PORTB(4-7) e um contador como por exemplo o timer1 para verificar o valor em nível alto da sua posição.

Estou falando isso porque já utilizei esse tipo de aplicação para controlar um robo para participar da Guerra de Robos, e já estou pesquisando isso a tempos.

No meu caso utilizei esse tratamento do PPM para converter em PWM e mandar para uma ponte-h que controla os motores DC. Para isso precisava saber quando o manche estava no meio(Motor Parado), em cima(Motor sentido horário com aceleração atravéz do PWM) e para baixo(Motor sentido anti-horário).

Espero ter ajudado se esse for o caso, e se tiver alguma dúvida mais aprofundada é só perguntar.

Abraços
Att. Carlos Parolin

Wert Soluções Industriais Ltda.
caduop

Mensagempor diogo_18sp » 08 Jul 2009 12:11

ola primeiramente e assembly desculpa pelo erro,entao a duvida consiste tenho um controle remoto de carrinho e tenho o receptor como faço pra ler este codigo que e transmitido como trabalhar com este sinal 0 e1 como faço pra ler ,identificar este pulso destinguir eles do demais isso e minha duvida
diogo_18sp
Byte

Mensagempor Francesco » 08 Jul 2009 13:24

Para carrinhos de controle remoto, normalmente não há código enviado, ele corre quando há sinal RF e pára quando não há. O controle possui apenas uma chave de liga e desliga.

Um carrinho que tive trabalhava na banda do cidadão, se não me engano nos 27MHz. Dê uma olhada em que freqüência ele está trabalhando, se é 27MHz, 315Mhz, 433Mhz, 900Mhz ou 2,4Ghz.
Francesco
Word

Mensagempor Alesandro F Zagui » 08 Jul 2009 13:32

Voce precisa saber o protocolo que é transmitido pelo controle, voce teria que abrir o controle e ver qual CI tem dentro.

Ou coloca um osciloscopio na saida do receptor e tenta ler as informacoes recebidas, isso é bem trabalhoso.
Alesandro F Zagui
Byte

Mensagempor EvandroPic » 08 Jul 2009 13:44

Francesco escreveu:Para carrinhos de controle remoto, normalmente não há código enviado, ele corre quando há sinal RF e pára quando não há. O controle possui apenas uma chave de liga e desliga.

Um carrinho que tive trabalhava na banda do cidadão, se não me engano nos 27MHz. Dê uma olhada em que freqüência ele está trabalhando, se é 27MHz, 315Mhz, 433Mhz, 900Mhz ou 2,4Ghz.

Estranho esse teu carrinho que só vai pra frente e pára...
Um carro de controle remoto, dos mais baratos, no minimo vai pra frente, pra trás, e tem controle de direção das rodas dianteiras e as vezes controle de velocidade..
Claro que não são circuitos muito elaborados como os Futaba... mas estes são usados por modelistas profissionais/hobistas.
Hoje em dia, com briquedos feitos na China a preço de banana, difícil (pra não dizer impossível) encontrar carro com menos que esses ítens.
EvandroPic
Byte

Voltar para PIC