Novato no forum, procurando algumas informações

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Novato no forum, procurando algumas informações

Mensagempor nois88 » 05 Jul 2009 10:01

:D Ola pessoal, sou novo na area de pic e no forum, to fazendo automação industrial, 2º ano, e me interessei muito pela area de uC, esotu estudando pic, e ano que vem para meu tcc to pensando em fazer uma automação residencial, gostaria de informações a respeito caso alguem tenha,

Pretendo utilizar teclado matriz, display lcd, acionar alguns eletrodomesticos e luzes e quem sabe um comando por celular.

Bom quem tiver algum material sobre isso, posta ai! :P
nois88
Bit

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Jul 2009 12:20

Sejas bem vindo.

Mas, assim estarás fazendo um " Ctrl C, Ctrl V " de uma aplicação.

Se queres realmente aprender acho que não é por aí.

A não ser que seus professores (p minísculo mesmo) tenham por filosofia
(f minúsculo mesmo) " Agente finge que ensina e os alunos fingem que aprendem ".
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EvandroPic » 05 Jul 2009 13:03

Discordo Djalma. Ee está querendo material relacionado e não o projeto pronto...
Isso facilmente se encontra no Google. Faça uma busca prévia e poste dúvidas que tiver. Fica mais fácil pra você.
Tente encontrar esse livro:
Imagem
Autor: Nardênio Almeida Martins
ISBN: 85-7522-074-8
Formato: 16 x 23
Páginas: 263
Ano: 2005
Preço: R$ 58,00
ESGOTADO
Edição esgotada mas talvez ainda encontre em livrarias.
http://novatec.com.br//livros/sismicropic16f84/

Procure também os Livros do Fábio Pereira e do pessoal da Mosaico.
Na editora Érica você encontra muitos livros relacionados a PIC. Afinal você vai precisar de livros pro TCC, não somente links da internet.
EvandroPic
Byte

Mensagempor rona123 » 05 Jul 2009 13:22

nois88,

Seja bem vindo e fique a vontade para fazer perguntas e tirar duvidas, procure ser objetivo nas perguntas para obter boas respostas.

A Engenharia é um trabalho parecido com a montagem de um quebra cabeças, só que voce não tem um conjunto fixo de peças. Vale pesquisar em qualquer fonte confiavel, ler livros de qualidade, fazer experiencias, e enfim, decidir qual a melhor solução. Não existe restrições a usar soluções populares desde que funcionem bem.

Tome sempre cuidado com a relação custo-beneficio e não siga o caminho de soluções muito exoticas a menos que não existam outras opções.

Pesquise e compre boas ferramentas para lhe ajudar a obter boas soluções.

E, finalmente, muito boa sorte..

[]'s
rona123
rona123
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 05 Jul 2009 13:32

Conta mais em um TCC a originalidade
depois o Principio Científico, ou Tecnológico.
Ou não ?

Livros , Sites, etc. tem seu lugar, sabem onde ?

Na Bibliografia

Ou não ?
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor EvandroPic » 05 Jul 2009 14:22

Djalma Toledo Rodrigues escreveu:Conta mais em um TCC a originalidade
depois o Principio Científico, ou Tecnológico.
Ou não ?

Livros , Sites, etc. tem seu lugar, sabem onde ?

Na Bibliografia

Ou não ?
.

Não sei como são os TCCs das diversas instiuições de Ensino no Brasil. Se há um padrão.
Pelo que eu vi, e achei muito chato isso, boa parte do TCC (a parte teórica) é composta por citações e os professores tem preferência por citações de livros em relação a citações de sites.
E isso não é somente em TCC. Teses de mestrado pelo menos são cheias de cirtações.
Quanto a originalidade, isso é muito relativo já que cada projeto é um projeto novo, mesmo que faça a mesma coisa e não seja uma cópia fiel de outro obviamente. Mesmo quando você altera um firmware de um equipamnento, colocando outras funcionalidades, de certa forma, poderia ser encarada como um novo projeto.

Veja que a forma como apredemos é baseada naquilo que já foi feito um dia. Depois que aprendemos, passamos à possibilidade criar algo diferente. Mesmo assim não criamos tudo num projeto. Fazemos uma colcha de retalhos com muitos remendos daquilo que alguém já fez um dia e vimos nos livros, sites, professores, etc... E lógico, muitas vezes colocamos as nossas modificações.
EvandroPic
Byte

ola amigos

Mensagempor diogo_18sp » 05 Jul 2009 15:00

entaum tenho varios livros de pic em pdf algum sao da editora erica que esccaniei um problema e como vou conseguir mandar por email cada livro tem 80 mega se vc quiserem .me ajude dar uma soluçao de envio deles
diogo_18sp
Byte

Mensagempor pbernardi » 05 Jul 2009 15:28

Um TCC não precisa ter inovação não. Isso é mais pra mestrado ou até doutorado. Deve ter várias citações, pois se assume que o aluno geralmente não tem conhecimento profissional suficiente pra propor algo novo. E mesmo algo inovador se baseia em algo já estudado, logo precisa das citações.

Pra TCC (ou projeto final, dependendo da região), algo já inventado, documentado, mas funcionando e com uma complexidade razoável é aceito em qualquer lugar do país.

A idéia do TCC é mostar que o aluno têm conhecimentos suficientes na prática para sair da faculdade.

nois88: procure por AN (aplication notes) da microchip, devem ter vários explicando como ligar vários tipos de LCDs por lá, além de teclados, etc.

E não se esqueça de citá-los no seu trabalho :wink:
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word

Mensagempor MOR_AL » 05 Jul 2009 20:58

Olá Nois88.

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum.
Respondendo às suas perguntas:
Há muitos caminhos para se chegar ao destino. Para que possamos ajudá-lo com respostas mais direcionadas para o seu trabalho, você deve acrescentar algumas informações:

1) Qual é a linguagem que você pretende usar nos projetos; Assembler, C, Basic, etc.
2) Tecnicamente, em que ponto você se encontra? Já estudou alguma coisa sobre os assuntos: uC, linguagens de programação, eletrônica básica?
3) Como você deve saber, "como fazer" é a ferramenta que você vai usar para resolver o seu problema. "O que fazer" é o mais importante. Acho que você deveria, primeiramente, estudar sobre o assunto "automação residencial", caso ainda não o tenha iniciado. Converse com seu orientador, ou um bom professor nesta área. Peça que lhe oriente na literatura deste assunto.

Pesquise na internet, ela é ótima para pesquisas iniciais, mas o "pulo do gato" você encontrará somente em livros e periódicos mais conceituados. Crie suas dúvidas específicas e leve-as ao seu professor.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor nois88 » 06 Jul 2009 22:46

Bom primeiramente obrigado a todos,
diogo_18sp gostaria muito destes livros vc pode postalos no rapidshare para eu puxar se nao for muito incomodo :lol:

Pessoal não quero nada de mão beijada so quero materias sobre automação residencial, por exemplo como ligo um teclado de um telefone velho para virar um teclado matriz? coloco resistores em todas teclas? ligo quais teclas com quais? que tamanho de resistores? e outra grande duvida como acionar atraves de um celular oque eu já imagino que deve ser bem complicado.. :?

MOR_AL
1) Assembly qué é o que tenho conhecimento até agora, porém também irei aprender c mais para frente
2) estou estudando uc, já estudei eletrônica basica e tenho boa noção de logica de programação, e conheco um pouco de c, assembly, delphi

Por equanto so estou querendo colher material para ano que vem já ter a base de onde começar, por isso estou aceitando links de sites com prjetos parecidos, apostilas e livros em pdf ou doc, e ai vai..

Obrigado a todos! :D
nois88
Bit

Mensagempor MOR_AL » 07 Jul 2009 09:54

Olá Nois88.

Entrei no Google ("automação residencial") e tem muita coisa sobre o assunto. Seguem os dois primeiros links:

http://www.aureside.org.br/
http://www.cursoautomacaoresidencial.com.br/
Procure por "automação residencial PIC" que tem muita coisa.
Há trabalhos de TCC também.
Este site parece ser o inicial para pesquisar.
http://www2.eletronica.org/projetos/cir ... sidencial/
Boa Pesquisa :D
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor AGO » 08 Jul 2009 11:10

MOR_AL escreveu:Olá Nois88.

Entrei no Google ("automação residencial") e tem muita coisa sobre o assunto. Seguem os dois primeiros links:

http://www.aureside.org.br/
http://www.cursoautomacaoresidencial.com.br/
Procure por "automação residencial PIC" que tem muita coisa.
Há trabalhos de TCC também.
Este site parece ser o inicial para pesquisar.
http://www2.eletronica.org/projetos/cir ... sidencial/
Boa Pesquisa :D
MOR_AL

Otimas dicas MOR_AL, eu estava precisando de uns novos projetos para fim de semana mesmo! :D
Obrigado
AGO
Bit

Voltar para PIC