DS2438 + PIC18f4550

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

DS2438 + PIC18f4550

Mensagempor Diego_Oliveira » 07 Jul 2009 14:30

Boa tarde !

Bom se trata do seguinte tenho um aparelho portatil que possui uma bateria recaregavel NIMH
de 8,4v. Presiso medir com uma certa presisão (nada fantastico, mas que de uma boa noção)
a carga restante desta bateria.

Pesquisando achei o DS2438, que tem exatamente esta função, ele monitora a descarga desta
bateria indicando o quanto ja foi gasto de corrente e a partir disso ela seria possivel indicar o nivel
atual de carga desta bateria.. de quebra ela também indica se a bateria esta sendo carregada...

Imagem

Se este integrado realmente tem tal função, de certa forma ficaria muito simples monitorar uma
bateria e dizer que ela tem X % de carga, indicando quando se deve carregar o aparelho
e quando este processo de carga está completo.

Consegui estas informaçoes em um site Chinês (pode ser japonês tambem esses cara são tudo parecido):

http://br.babelfish.yahoo.com/translate_url?doit=done&tt=url&intl=1&fr=bf-home&trurl=http%3A%2F%2Fwww.elecfans.com%2Farticle%2F90%2F150%2F2009%2F2009043055284.html&lp=en_pt&btnTrUrl=Traduzir

Segundo este site, pelo que pude entender, esta DS2438 possui uma memoria eeprom onde
armazenamos as caracteristicas da bateria por exemplo :

Bom a meu ver, a principal utilidade desta memoria é quando c trata de pacotes de baterias onde
ele tem que ter um "ID", ai ja colocam as caracteristicas delas gravadas justamente para facilitar
o calculo para estimar da carga que a bateria tem...

Dados da caracterização da Bateria :
--------------------------------0°C----10°C----20°C----30°C----40°C
Completamente (mAH)----554----561-----578------582------588
À espera esvazie (o mAH)-65----42-------19--------11--------0
Ativo esvazie (o mAH)-----124----90------65-------50---------44

Bom a principal utilidade desta memoria é quando c trata de pacotes de baterias onde ele tem que
ter um "ID", ai ja colocam as caracteristicas dela gravadas justamente para facilitar o calculo
estima da carga que a bateria tem...

Completamente seria ao meu ver a carga que a bateria deveria ter a X°C e o ativo esvazie,
seria a carga que ela teria equanto ainda conseguisse manter a tensão em um nivel admisivel,
quero dizer, imajinamos a 20 graus ela tem uma carga de 580 mAH e uma tensão de 8,4 V
isso representaria 100% da bateria, e a 0% da bateria seria 65mAH e uma tensão de 7v...
(estes valoroes são teoricos não testei nem nada)...

Pelo que pude entender, ele tem um registrador que indica o quanto esta bateria já forneceu de
energia... e outro que funciona quando a bateria esta sendo carregada indicando o quanto ela
ja absorveu de energia... a partir disso ficaria facil dizer o quanto a bateria tem de carga....

Eu postei isto sobre este integrado para tentar fazer com que vocês entendan de certa forma
o que eu pressiso.

Então o que eu gostaria de saber é :

1° - este caminho que estou tentando seguir, utilizando este componente é o mais adequado ou algum
de vocês faz algo parecido ou igual ao que estou tentando fazer com outro componente ou outro
metodo...

2° - Caso alguém ja tenha trabalhado com o DS2438 e pudesse falar um pouco das comclusoes que chegou
sobre este componente, de que maneira usou ele, enfim que posso falarou fornecer alguma
informação que me ajude a deselvolver tal circuito para monitorar a bateria...

Att:

Diego Bittencourt de Oliveira
Editado pela última vez por Diego_Oliveira em 07 Jul 2009 14:53, em um total de 1 vez.
Diego_Oliveira
Nibble

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 07 Jul 2009 14:51

Antes uma sugestão:

Edite sua MSG

"Bom se trata do seguinte tenho um aparelho portatil que possui uma bateria recaregavel " <ENTER>

para 'quebrar' a linha.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Diego_Oliveira » 07 Jul 2009 14:54

OK !
Diego_Oliveira
Nibble

Voltar para PIC