Conversor CAD do PIC com problemas?Impedancias?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor MOR_AL » 03 Jul 2009 18:39

Caro Haroldo.

Peço que faça duas coisas:

1 - Coloque o circuito ORIGINAL, sem o seu circuito. Assim dá para ver o que se pode fazer.

2 - Me esclareça o seguinte:
Você quer transformar uma fonte de corrente em fonte de tensão. OK!
Você quer que 4mA correspondam a quantos volts? Ou qual é o valor de Vx no gráfico?
E entre os 4mA e os 20mA ficará uma reta, como no gráfico?
Os 20mA se converterão em 5V. Certo?

Imagem

MOR_AL
PS: Figura obtida do Proteus
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor EDSONCAN » 03 Jul 2009 19:34

seria isso?
R=5V/20MA=250R
V=250R*4MA=1V
Essas conversões tem alguns problemas:
1) aumetam muito a impedancia no loop de corrente de 4 a 20mA e em instrumentação geralmente se usam fontes de 24V, perder 5V em uma medição é complicado.
2) Perde-se precisão, pois o zero corresponde a 1V, se bem que geralmente se deixa os 4ma um pouco acima do zero do conversor para poder indicar loop aberto.
3) As entradas tem que ser simetricas para compesar ruidos e algumas maluqices tipo colocar a saida em 24V (AD420 e AD421) e não gnd,
A ultima vez que fiz algo assim o zero e o spam eram por software que facilitava a montagem e o resistor do loop era de 5R.

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Haroldo Coelho » 03 Jul 2009 20:01

Moral, agora jã estou em casa.

O seu VX é 0,0 V.

Tentando novamnete explicar.

O circuito no navio é de 4 a 20 mA. E esse circuito vai prum sistema complexo onde existem 16 CAD e depois se juntam a mais dezenas de sinais. Um computador de bordo envia via RS485 para uma IHM....Esse sistema está parcialmente bixado, dependendo de importação de placas da NORUEGA..acho...e vai demorar um tempo. Assim, estou querendo um só indicador e uma chave seletora e selecionarei diversos sinais de 4 a 20 mA e amosttrarei num indicador de 31/2 dígitos. Simples e que vai quebrar um galhão para a operação até a tal placa vir da NORUEGA.

Se pudesse eu inseriria um resistor de baixíssimo valor, para não interferir no loop da corrente tipo 10 OHMs eu faria..

Mas eu fiz um teste no navio e constatei que inserindo um resistor de 50 OHM não interferiu nos CADS de bordo.

Assim, o objetivo é medir o sinal de 0,2 a 1 V nessa resistencia de 50 OHMS transformando-o em 0 a 5 VCC e esse 0-5V injetar no PIC. OK?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Jul 2009 21:36

No seu esquema U1a e U1b formam o Amp. De Instrumentaçao ambos Não Inversores até ai ok.

U1c é um Subtrator S = U1a - (- U1b) = U1a + U1b e
Para modo Comum S = U1a - U1b = ~ Zero ( Tende a Zero ) na
prática se consegue - 40 a -50 dB de rejeição.

Só que há um detalhe o lado da entrada + esta com o R16 e demais componentes do Ajuste de Off Set praticamente em paralelo com R2
isso desequilibra a Subtrator, que deve possuir quatro R iguais.
Diminuindo a Rejeição de modo Comum
Deveria U1c ser um Operacional com ajuste de Off Set.

Eu sugiro colocar um Trimpot Multivoltas 20 k Ohms em lugar de R3 R2 e ajustá-lo, aplicando um sinal simultâneo as duas entradas de U1a e U1b, para o mínimo de saída do Subtrator, máxima rejeição de Modo Comum.

Como essa medição não é, não deve ser, de velocidade alta, poderia colocar Cacitores de desacoplamento nos pinos de entrada de U1a e U1b e
na Saida de U1c um R C

Outro ponto muito importante é ligar o Comum ou Terra em um único
ponto, em estrela portanto, inclusive o Comum da Fonte de Alimentação e
preferencialmente próximo a entrada do circuito.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 04 Jul 2009 00:08

legal Djalma. Um dia ainda aprendo essa tal de CMMR.

Vou refazer meu protoboard. depois dou feedback.
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor MOR_AL » 04 Jul 2009 05:42

Haroldo.
Veja se é isso aí.

Iin - É a corrente variando entre 0mA e 20mA e retornando para 0mA.
V1 - É a tensão sobre o resistor padrão de 250 Ohms. Este resistor já existe no circuito original.
V0 - É a tensão de saída do circuito. Repare que para 4mA a tensão saí do zero. Há um ajuste deste valor, independente, próximo a Iin = 4mA e V0 = 0V.
Há outro ajuste independente para ajustar o ganho em 20mA @ 5V.
Há também um circuito que limita a tensão em 5,6V na entrada do PIC, caso, por algum motivo, V0 passe de 5,6V.

Imagem

Observe que isso é uma simulação. O circuito deve ser montado para que seja verificado seu funcionamento. Algum ajuste pode ser necessário.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 04 Jul 2009 12:52

Haroldo Coelho escreveu:legal Djalma. Um dia ainda aprendo essa tal de CMMR..
CMRR
http://en.wikipedia.org/wiki/Common-mod ... tion_ratio

Passou-me desbercebido o fato do 4 a 20 mA . Como Moral bem colocou acima.

E talvez esta seja a função de R16 RV15, de qualquer modo irá desequilibrar
o Subtrator, poderia estar la na entrada , em um estágio adicional ou no própio Soft.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor MOR_AL » 06 Jul 2009 12:09

Imagem
MOR_AL
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para PIC