Problemas com LCD e projeto...

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Problemas com LCD e projeto...

Mensagempor Blew » 27 Mai 2009 11:01

Olá amigos, estou tendo problemas com um projeto que fiz e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar.
Tenho um Pic16F870 ligado a um display LCD, nas entradas tenho botões, e sensores de contato seco(assim como os botões), tenho 3 saidas rele, uma liga um compressor, outra uma bomba d'agua e outra uma sirene.
Testando o equipamento sem nenhum dos equipamentos conectados na saida funciona perfeitamente, mas quando ligo tudo as vezes quando aciona o compressor o display enlouquece, escreve coisas estranhas, somem as letras...Como fonte estou usando uma fonte chaveada da hayonic de 12v e depois um 7805 para o pic e o LCD....
Alguma sugestão??
Obrigado...
Blew
Bit

Mensagempor xultz » 27 Mai 2009 12:43

Quantos capacitores tem na linha de 5V?
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor HC908 » 27 Mai 2009 13:12

existe algum cabo da placa do display para a plca principal?. Coloca um cabo com malha de terra e colocar so gnd um lado da malha, blz?
HC908
Byte

Mensagempor ze » 27 Mai 2009 13:27

-Filtro de linha ac na entrada da fonte.
-Tente fonte linear.
-R C em paralelo com contatos dos relés.
-Toróide nas linhas de dados e fonte.
-Otimização do layout com relação aos sinais de dados, vcc e gnd.
-Distancie display do painel.
-Sinais de controle & dados longe do ac
-Pulo do gato: capacitor 0.1 - 1nf entre a linha enable do display e gnd
-e o meu preferido ...etc...

Bem vindo a batalha uC x ruídos
ze
Dword

Mensagempor rona123 » 28 Mai 2009 17:41

Detalhando um pouco as informações do Lellis...

Uma tecnica bastante eficiente para minimizar suscetibilidade a ruido ou EMI é o uso de plano de terra no layout da PCB.

Quanto ao RC em paralelo com os contatos, voce ganha muito mais que a diminuição do ruido, voce aumenta a vida util dos contatos dissipando a energia gerada no chaveamento da carga no RC. O classico 100R 100nF para começar.

[]s rona123
Editado pela última vez por rona123 em 26 Jul 2011 18:48, em um total de 1 vez.
rona123
Byte

Mensagempor Blew » 26 Jun 2009 11:18

Olá amigos, desculpem eu ter desaparecido um tempo, é que eu queria fazer uns testes antes de postar qualquer coisa.
Fiz algumas modificações e melhorou um pouco, mas não está 100%...
Quanto ao filtro RC em paralelo com os contatos do rele, eu não entendi muito bem, ele vai ficar entre o comum e o pino de chaveamento do rele? por que assim ele fica em paralelo com o fio praticamente, teria resultado? o resistor e o capacitor são em serie certo?
vejam se a ligação é assim: (os "o" são os contatos do rele, o de cima é o comum):

.........o---------
......./..........(RC)
.....o.....o-------
Blew
Bit

Mensagempor Blew » 26 Jun 2009 11:30

Assim é melhor:
Imagem
Blew
Bit

Mensagempor jandom » 26 Jun 2009 12:04

BLEW, TIVE VÁRIOS TIPOS DE PROBLEMAS COMO O SEU.
O IDEAL É ISOLAR VIA ACOPLADOR OTICO, OS SINAIS DE ENTRADA, MESMO SENDOR CONTATO SECO, PELO CABO PODE VIR INTEFERENCIAS.
PROCURE COLOCAR CAPACITOR, DIODO ZENER 5.1V EM PARALELO COM O RESISTOR DA ENTRADA.

VALEU!
jandom
Byte

Mensagempor ze » 26 Jun 2009 13:31

mais sugestão sendo o sw seu e for controlar TODO* o sistema.

Não escreva nada no display ao acionar os relés. Coloque os dados do display em 0 e enable em 0 e o rw em 1. xute 100R em série com sinais. 10~100p pro gnd no lado uC. Também coloque momentaneamente TODOS os pinos como saída (TRISx=00) inclusive os de entrada (termopar, teclado, etc) ANTES de acionar qquer coisa. Acione e libere os ditos cujos alguns ms depois. Isto além de seguir as dicas supramencionadas.

E não se engane. Depois de tudo funcionando direitinho na bancada, no laboratório, em condições que você acha extremas, etc, existe 99.99% de chance de dar pau num cliente a milhões de quilometros de distância por causa da lei de ‘mãrfe’

*Se algo for acionar sem o controle do uC (tipo segurança) aí o bixo pega. que este algo avise o uc antes prêle tomar as providências.
abç
ze
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 27 Jun 2009 00:56

Olha só,

Eu já tive esse tipo de problema, no meu caso se houve-se um simples acender de lâmpada já deixava o sistema em reset, no meu caso estava utilizando um DSP...

Analizando com o osciloscópio verifiquei que havia picos muito curtos da ordem de 4 mhz que atravessavam a fonte de alimentação, provocando uma "derribada" na voltagem de 5volts e posteriomente nos 3v3 também...

O problema é a tal da EMI, o que eu fiz, foi (vale lembrar que eu sempre costumo dar muita atenção a fonte de alimentação na hora de confeccionar as trilhas desta região, pretem muito atenção nos terrar "analogico" e "digitais", uma dica é fazer a ligação de terra sair do capacitor eletrolítico de filtro tomando duas direções uma para ligação de terra digital e outra para o analogico).

Eu resolvi o problema utilizando um pequeno nucleo de ferrite (utilizei aqueles ferrites usados na entrada de audio de amplificadores e mixer que eliminam os ruidos captados pelo pré) esse ferrite tem +/- 1 cm de comprimento por 1/2 centimetro de diametro e possui 6 furinhos que o atravessam, pois bem, nesse furinhos eu passei um pedaço de fio rigido fino, de forma a gerar 3 voltas, depois coloquei esse indutor na alimentação, após o regulador de voltagem, antes e após o indutor eu coloquei um capacitor de 100pf e outro de 1uF/40v...

Outra dica, coloque um capacitor de 100nf entre o reset do MCU e o vcc, isso faz com que ruidos expurios vindos atraves da alimentação consigam gerar um pulso de reset na MCU, a função do capacitor é atuar como um amostecedor deste impulsos...

O caminho é por aí...a dica dado pelos colegas de colocar um filtro na entrada de alimentação também é bom (utilize sempre uma bobina enrrolada num ferrite)....

Boa sorte,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor Blew » 29 Jun 2009 16:18

Tá certo galera, vou tentar colocar o máximo desses macetes possiveis...
Mas me digam uma coisa, o esquema pro RC nos contatos do rele é aquele que postei na imagem?
Blew
Bit

Mensagempor Blew » 03 Jul 2009 11:38

Fiz umas mudanças no programa do pic que acho que irão ajudar... (up disfarçado)
Blew
Bit

Voltar para PIC