PID no PIC em C (controle motor CC)

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Maurício » 18 Set 2008 02:36

Rota escreveu:já qui a moda é cupiar, la vai:

CARAMÉÉÉÉLO!!!!

si bem qui eu não sei qui significa issu.

Isso daí é o resultado de publicitário que deve cheirar muito Panda, depois cria uns comerciais desse naipe, que o Proex tá repetindo, ehehehehehehe

Comercial de biscoito recheado. Daqui a pouco, o Proex começa a falar:

CHOCOLÁAAAATE!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu falo, cara: Televisão é má influencia pras crianças, logo... MORTE A TODAS AS TVs!!! eheheheheheh

[]'s
"Não leve a vida tão à sério, afinal, nenhum de nós sairá vivo, dela!"
Maurício
Word

Mensagempor Rota » 18 Set 2008 03:05

Mauricio, fio.....

nem tudu na tv é ruim, por exempro, agora é 02:50am, to trabaiano (disenhano uma praca de uma fonte da elekitour) e sistinu na rede recorde, um Bispu falano das grória que Deus fais na nóssa vida, agora mermo tem o seu Jurací falanu que a empresa dele falio, ele pirdeu tudo, chegou ao fundo do possú, tomou uma altitude, foi para a vigilia da igreja, emfin,se lan$ou, a vida transformou, hoje ele tá muito bão di dinheiru, tá abornado.

As 05:00am, passa o Bispu Crodomiro,

".......Teve um curto no rio grande do sur, os milagri foi tantu, que se a bíbria foce iscrita hoje, ele taria tamém na bíbria........"
Bispo Crodomiro

".......Fui curadu de cancer na prosta, e mais 5 tipo de cancer......"
comentario de um Fiér da igreja

(PS: não, isso não é mentira, eu ouvi isso)

intão, dispois dissu, se acha qui as tv são ruim ?
dispois vamú discuti sobre futibór.....: (mió nu butecu)
Parmera 3 x 0 Vasco kkkkkkkk
Rota
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 18 Set 2008 12:26

" Minha Tábua é de Lei
Cure-se gay"
(Almir Blanc)

Éssas pragas já destruiram as Ondas Médias, já destruiram cinemas de bairro, agora vão acabar com a TV aberta ?

" Sou assim como um crente
Agora descrente
No Inferno a clamar por Jesus"
(Adelino Moreira)
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor _blackmore_ » 18 Mai 2009 00:18

Reavivando o tópico ...

Li alguns dos materiais que os amigos dispunham aqui ... é bem interessante o controle por PID, eu não conhecia nem sabia q poderia ser feito com microcotnrolador.
Estou fazendo um trabalho semestral e estava fazendo o controle de temperatura com comparação de temperatura de entrada e saída com dois termômetros um na entrada e um na saída do circuito que circula a água, porém eu percebi que existe um certo "erro" pois a temperatura nunca fica no que eu desejo, sempre passa um pouco.
Com a leitura deste tópico é dito que por PID é possível controlar resistências (temperatura) com um erro menor (pelo menos foi o que entendi) e com estabilização mais rapida do que estou fazendo.
Me parece que fazer analogicamente (com amp op) é mais simples mas digital (com PIC) parece ter um controle mais efetivo ... bom .. dae eu pergunto ...
Para fazer um controle PID analogico/digital o caminho seria fazer entrar o resultado a entrada com amp op no microcontrolador pelo AD e o controle da carga com PWM do microcontrolador? ou teria outra forma mais digamos fácil de fazer isso? ou talvez correta ... não sei ...

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor albertorcneto » 18 Mai 2009 02:30

Eu acho o controle digital mais facil de usar. Tenho certeza que o Djalma "disconcorda" comigo. :lol: :lol: :lol: :lol:

Mas voce pode fazer direto no microcontrolador. Pega o seu sinal de feedback direto (corrente, encoder, etc.) e processa. Alias, no uC eh mais facil de tratar o windup. A Freescale tinha um bom AN sobre isso.

So pra lembrar, o PID nao eh so feedback. Existe PID feedfoward, e outras variacoes que nao me lembro o nome. E, para controle, existe o controle por espaco de estados que, apesar do conceito ser talvez um pouco mais dificil de entender, a implementacao, principalmente em uC, eh mais facil.

_blackmore_ escreveu:Reavivando o tópico ...

Li alguns dos materiais que os amigos dispunham aqui ... é bem interessante o controle por PID, eu não conhecia nem sabia q poderia ser feito com microcotnrolador.
Estou fazendo um trabalho semestral e estava fazendo o controle de temperatura com comparação de temperatura de entrada e saída com dois termômetros um na entrada e um na saída do circuito que circula a água, porém eu percebi que existe um certo "erro" pois a temperatura nunca fica no que eu desejo, sempre passa um pouco.
Com a leitura deste tópico é dito que por PID é possível controlar resistências (temperatura) com um erro menor (pelo menos foi o que entendi) e com estabilização mais rapida do que estou fazendo.
Me parece que fazer analogicamente (com amp op) é mais simples mas digital (com PIC) parece ter um controle mais efetivo ... bom .. dae eu pergunto ...
Para fazer um controle PID analogico/digital o caminho seria fazer entrar o resultado a entrada com amp op no microcontrolador pelo AD e o controle da carga com PWM do microcontrolador? ou teria outra forma mais digamos fácil de fazer isso? ou talvez correta ... não sei ...

abrax!
"Nothing travels faster than the speed of light, with the possible exception of bad news, which obeys its own set of laws" ~ Douglas Adams
albertorcneto
Byte

Mensagempor _blackmore_ » 18 Mai 2009 13:45

alberto

me lembro de ter visto em algum lugar o o bacana seria unir o melhor do analógico com o melhor do digital, mas pela minha pouca experiência não sei exatamente o que é "o melhor" de cada forma.
de qualquer forma, vou tentar fazer uma simulação no Proteus com uma montagem analógica e tentar reproduzi-la com o PIC que como tu disse parece ser mais fácil mesmo.
Li um material ontem onde o sujeito dispunha toda documentação até o código em C para usar PID em um 877, vou tentar entender como o programa que está no documento funciona e simular novamente no Proteus os resultados, se não fosse pela leitura de um encoder e não um termômetro acho que o trabalho cairia como uma luva para o controle de temperatura.

abrax!
_blackmore_
Dword

Mensagempor MOR_AL » 18 Mai 2009 18:01

Olá pessoal.

Também decidi comentar sobre PID. Mais precisamente sobre realimentação.
Procurei colocar alguns exemplos para facilitar o entendimento.
O controle usando PID nada mais é que um caso típico de realimentação,
uma vez que a palavra "controle", em eletrônica, está intimamente ligada a realimentação.
Segue o link do arquivo.

http://rapidshare.com/files/234527523/F ... D.pdf.html

[]'s
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Anterior

Voltar para PIC