Ola pessoas.
Quero a ajuda de vocês para saber qual seria a melhor opção de clone de gravador depurador para microcontroladores Microchip. (qual voces comprariam?) Consegui fazer funcionar as três opções que existem na internet e desejo transformá-las em produtos para auxiliara a todos que não possuem tempo ou recursos para montá-las. As opções são as seguintes:
1- PICKit2 que uso em meu laboratório como ferramenta de programação e depuração de programas através do MPLAB e como gravador de dispositivos através de um programa Microchip dedicado. Esse produto eu desenvolvi com ênfase no mercado brasileiro, mas mantendo TODAS as funcionalidades do original. Eu desenvolvi o layout usado componentes PTH e técnicas para minimizar o efeito de interferências eletromagnéticas (suscetibilidade), com os componentes principais montados em soquete. O preço final ficou em R$150,00 reais, e possuo 5 disponíveis para pronta entrega. Esse clone faz tudo que o original faz sem restrição (Program to Go, analisador lógico de 3 canais, ferramenta UART com VDD e VPP programável) - e está no ML e no quebarato com o usuário rona123.
2- A Segunda opção seria o ICD2 conhecido na internet como PiCS com a revisão B divulgada e a revisão C apenas apresentada em fotografias. De meu estudo observei que na revisão C foi acrescentado um trimpot para ajuste de VPP, capacitor de desacoplamento de VDD dos processadores e soquete Molex de cinco vias para a função ICSP. A limitação desse projeto é que ele não possui capacidade de corrente para alimentar o target, não possui buffers de dados e clock, nem potenciômetro de ajuste de VPP por software e só trabalha diretamente com dispositivos de 5 Volts. Eu consegui fazê-lo funcionar, mas estou na dúvida em investir para torná-lo um produto.
3- A terceira opção seria um clone ICD2 bastante semelhante ao original, que na internet é conhecido com o nome do projetista Potyo. Também conclui o projeto com algumas melhorias principalmente no tocante a imunidade a interferência, capacidade de corrente para o Target, (desde que seja usado uma fonte de alimentação auxiliar como no caso do original) e algumas alterações nos firmwares disponível na internet para garantir maior estabilidade. Não uso o RS232, pois acredito que esse protocolo é muito antigo e lento para os dias atuais. O projeto prevê a aplicação de PCB dupla face de fibra de vidro com furos metalizados, capacitores de desacoplamento em posições e quantidades adequadas, buffers de entrada e saída fazendo conversão de nível para teste de Target de baixo Vdd, potenciômetro eletrônico para VPP e fonte auxiliar para alimentação alternativa caso se deseje alimentar o target até 250mA.
Peço a opinião e comentários dos colegas do fórum para dar continuidade nesse trabalho. Abraço a todos e muito obrigado.