Amp Op com queda de tensão apos 30 min de uso !!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2009 12:47

Andre_Cruz escreveu:..Alterei a configuração do Amp Op, adicionei uma realimentação negativa.Melhorou muito !André

Não entendi como pode adicionar realimentação negativa, se o A O na configuração Amplificador já é realimentado ?
Essa configuração possui apenas dois resistores, um ligado do pino 6 ao pino 2 ( R1) e outro do pino 2 ao comum (R2). E a fórmula é G = 1+ R1 / R2.

Obs.:
Quaqndo for fazer o teste de estabilidade o pino 3 (entrada +) deverá estar ligado diretamente , ou através de um resistor, ao Comum.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Mar 2009 14:20

Djalma, é isso ai mesmo eu pensei uma coisa e escrevi outra, rsrsrs é a idade.
Na verdade eu alterei o valor das resistencias, mas ajustei para o mesmo ganho, e adicionei um capacitor 100nF no pino 7 do TL071.

Bem observado !

Abraço
Muito obrigado pela ajuda.

André[/img]
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Mar 2009 15:29

Coloquei o circuito dentro de uma sala fechada com a temperatura constante, e a saída do TL071 permaneceu estavél, por horas.
Para fazer o teste peguei ele e coloquei na garagem e a temperatura esta maior e houve alteração no ganho, pois o transdutor tem internamente compensação com a variação da temperatura !

Preciso fazer uma compensação de temperatura alguém tem alguma sugestão ?

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2009 17:56

Se você mudou de sala, com diferentes temperaturas é lógico supor que a pressão atmosférica também se alterou. Estranho é que seu Transdutor é diferencial, logo, não deveria responder a essa alteração.

No A O, nessa configuração, a tensão do pino 2 tende a zero em relação a tensão do pino 3, Curto Virtual. Logo ele é praticamente insensível a temperatura ambiente.(*)
Observe que no A O as fórmulas só se referem aos componentes externos.

(*) Respeitada a faixa de temperatura especificada pelo fabricante, é óbvio.
.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 03 Mar 2009 19:30

Djalma o transdutor não respondeu a mudança de temperatura a sua tensão de saída permaneceu exatamente igual, mas a saída do Amp Op respondeu.

Existe alguma regra dos valores dos resistores a ser usado ?

Estou usando um trimpot de 100K do pino 6 (Saída do TC071) e um resistor de 1k de 1% formando o divisor resistivo, e entre o trimpot e o resistor de 1k esta no pino 2 (Entrada não inversora).

O ganho esta ajustado para 8,3, não é um ganho excessivo que poderia causar instabilidade ou é ?

A faixa de temperatura creio que estou respeitando, pois o TL071C que estou usando vai de 0ºC a 70ºC e a temperatura aqui é de 28ºC.

Tem alguma chance do Amp Op esta com pau ?

Muito obrigado pelas dicas

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 03 Mar 2009 21:31

Vc esta usando Trimpot comum ? 100 k esta um valor muito alto para o resistor de 1 k, já que para um ganho de 8,3 o Trimpot deverá ficar ajustado em 7,3 k ---Fica muito próximo da extremidade.
Melhor será um resistor de 6,8 K e o Trimpot a meio curso ~~ 50 k

O ideal é Trimpot multivoltas.

Mas, retire o Trandutor de pressão, ligue o pino 3 ao comum , a saída do A O deverá ser praticamente Zero Volt, e volte a testar a estabilidade do A O.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 04 Mar 2009 08:21

Djalma, estou usando um trimpot multivolta.

OK vou trocar o resistor de 1K para 6K8 e vou retirar o transdutor de pressão, para testar.

Muito obrigado por acompanhar o tópico e me ajudar, estou adquirindo muito conhecimento aqui no asm51.

Agradeço a todos que estão ajudando.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Andre_Cruz » 05 Mar 2009 10:37

Djalma, não tinha o 6K8 e coloquei um 5K6 (Para teste), melhorou.

Eu notei que colocando o dedo, proximo ao pino 1 e ao pino 5 a saída do Amp Op ja variava, eu estou usado um timpot multivolta de 100K no ajuste do offset, para teste retirei o trimpot da placa, e a tensão de saída ficou bem estavél, pelo menos aqui e dentro de 1 Hora.

Fui consultar no data sheet do TL071 e o ajuste do offset é feito por um pot de 100K em serie com um resistor de 1K5.
Será que isso pode estar influenciando ?

Existe algum método de ajuste de offset, que não seje tão sensivél, que com o trimpot de 100K fica muito, sensivél para ajustar.

Muito obrigado pela ajuda.
Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Viktor » 05 Mar 2009 11:33

Se você usou resistores comuns de metal-film, seu TCC é de pelo menos 100. Os potenciômetros nem se fala. Sugestão : Elimina o potenciômetro de offset e faz esta compensação no software. Outra forma é usar uma chave analógica, controlada pelo processador, que coloca as entrada do sinal em curto. Desta forma o PIC tem como medir o offset de tempos em tempos. A mesma calibração poderia ser feita para o fundo de escala colocando uma referência de 5V e comutando a chave analógica para medi-la de tempos em tempos para compensar o desvio do ganho do OP
Viktor
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 05 Mar 2009 14:56

Viktor, tudo bem véio ?
Você pode me explicar melhor, o que é esse "TCC" que você se refere ? "Se você usou resistores comuns de metal-film, seu TCC é de pelo menos 100. Os potenciômetros nem se fala."

Eu adotei essa sua dica de eliminar o trimpot que ajusta o offset, e fazer a compensação por software.

Para utilizar esse método, de colocar em curto a entrada do sinal, de tempo em tempo, e medir o offset de tempo em tempo, é boa, mas me tire uma dúvida.

Como fica essa correção dentro do software?

Por exemplo, tenho um offset de 100mV eu leio o A/D e desconto esse 100mV.
Assim:
Resultado da Conversão do A/D - Conversão do Offset
Supondo que leio no offset 20 posições do A/D.
E leio a tensão de saída do Amp Op. com 250 posições do A/D

250-20 = 230

E na proxima leitura do offset se ele for de 92mV eu desconto 92mV ?

Mas testando aqui sem o trimpot do ajuste do offset, esta muito estavél !

Obrigado a todos

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Viktor » 05 Mar 2009 20:08

Você pode me explicar melhor, o que é esse "TCC" que você se refere ? "Se você usou resistores comuns de metal-film, seu TCC é de pelo menos 100. Os potenciômetros nem se fala."

Coeficiente de variação da resistência com a temperatura. 100 = 100ppm (partes por milhão)

Por exemplo, tenho um offset de 100mV eu leio o A/D e desconto esse 100mV.
Assim:
Resultado da Conversão do A/D - Conversão do Offset
Supondo que leio no offset 20 posições do A/D.
E leio a tensão de saída do Amp Op. com 250 posições do A/D

250-20 = 230

E na proxima leitura do offset se ele for de 92mV eu desconto 92mV ?

SIM
Viktor
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 05 Mar 2009 20:30

Viktor estou usando resistor de tolerancia de 1%, qual resistor tem o TCC menor ?

Sem o ajuste do offset no trimpot, ficou bem estavél, por enquando rsrsrss

Se as coisas piorarem eu vou adotar essa sua técnica, de ler o offset, que é muito boa por sinal, mas apareceu mais uma dúvida aqui.

Eu aterrei a entrada do sinal, para ver o offset do Amp Op, e a tensão é negativa !
Como eu vou ler ela pra fazer essa correção?

A tensão de offset é negativa mesmo ou tem algo errado?

Muito obrigado.

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor Viktor » 06 Mar 2009 09:06

Existe uma gama bem variada que vai desde 1ppm até 100ppm. Estes ultimos são encontrados normalmente no mercado. Os de TCC menor você não encontra facil. MElhor trazer de fora. Por causa do preço é melhor usar um amplificador de instrumentação com ganho fixo do que com ganho variável, mas isto depende da precisão que seu circuito requer.

Offset pode ser tanto positivo qto negativo. Não vi seu circuito, porém caso a tensão de offset seja negativa sugiro você forçar um offset positivo para compensar isto. Some uma tensão ao sinal proveniente do amplificador. Existe uma maneira de se fazer um amplificador de ganho 8 de forma a não usar amplificador operacional. Use chave analógicas para dobrar sucessivamente o sinal até obter o ganho 8 (x2->x2->x2). É a forma mais barata/precisa que conheço.

Saudações
VMFBG
Viktor
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 06 Mar 2009 10:10

Viktor

Entendi.

Por enquanto esta bom, caso precise eu vou fazer essas dicas que você me passou.

Muito obrigado pelas informações.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Anterior

Voltar para PIC