Quantos ciclos aguenta uma EEPROM !!!

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Quantos ciclos aguenta uma EEPROM !!!

Mensagempor Andre_Cruz » 11 Jan 2009 10:19

Estou desenvolvendo uma aplicação com 16F877A, e o usuário seleciona a unidade de medida desejada, e essa unidade é salva na EEPROM (interna), para caso de queda de energia, a cada vez que o botão é pressionado leio a EEPROM e escrevo a unidade desejada, por esse motivo quero saber quantos ciclos de escrita ela suporta, procurei no data sheet do PIC e não encontrei.
Vi o data sheet da 24C04A (EEPROM externa) suporta 1.000.000 ciclos de Apagar e de Escrita.

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 11 Jan 2009 14:52

A resposta que você quer eu não sei, ainda não conseguí saber.
Creio que todos os micros da MC eles dizem 1.000.000 (um milhão de gravações) naturalmente dependente da temperatura. Mas existem vários modos e em cada modo há direfença.
O que me causa estranheza é o fato dos concorrentes dizer "minimo garantido"= 100.000 (cem mil), dez vezes menos que a MChip.

O que sabemos é que quando se grava em um endereço, toda a vizinhança é afetada em termos de carga elétrica, mas os dados ainda permanecem. Se houver muita gravação a vizinhança poderá ser afetada, perder dados. É aconcelhável refrescar toda a eeprom (regravar tudo de vez em quando). Esse de vez em quando também não sei informar.

O melhor é ler um documento da Mchip (que já lí mas não me foi suficiente) sobre isso e também esperar para ver se alguém nos da uma informação mais simples e clara.

Acrescento que esses números são probabilísticos e a rigor uso os 100.000 (100K).
RobL
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 11 Jan 2009 23:16

O que será salvo na EEPROM do 16F877A, será 0 para uma unidade de medida e 1 para outra unidade de medida.
Os usuarios usam mais a primeira opção, mas eles deve alternar e por isso fiquei com dúvida !
Mas quando a EEPROM passar sua vida útil (numero de ciclos de apaga e escreve), só não vai salvar a ultima unidade de medida seleciona.
Tenho um protótipo em campo em testes, se houver a necessidade eu vou trabalhar com uma EEPROM externa e quando, sua vida útil acabar é só trocar a EEPROM e esta OK.

Mas 100.000 acredito que vai durar anos !

Agradeço, pela resposta
Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor ffcprog » 12 Jan 2009 07:05

RobL escreveu:A resposta que você quer eu não sei, ainda não conseguí saber.
Creio que todos os micros da MC eles dizem 1.000.000 (um milhão de gravações) naturalmente dependente da temperatura. Mas existem vários modos e em cada modo há direfença.
O que me causa estranheza é o fato dos concorrentes dizer "minimo garantido"= 100.000 (cem mil), dez vezes menos que a MChip.

O que sabemos é que quando se grava em um endereço, toda a vizinhança é afetada em termos de carga elétrica, mas os dados ainda permanecem. Se houver muita gravação a vizinhança poderá ser afetada, perder dados. É aconcelhável refrescar toda a eeprom (regravar tudo de vez em quando). Esse de vez em quando também não sei informar.

O melhor é ler um documento da Mchip (que já lí mas não me foi suficiente) sobre isso e também esperar para ver se alguém nos da uma informação mais simples e clara.

Acrescento que esses números são probabilísticos e a rigor uso os 100.000 (100K).

Resumindo, você simplesmente.
São sabe de nada, não tem certeza se é, não pode confirmar nada ?
Eu acho, que só talves saiba, de quem sabe uma coisa.
EEProm, dos pic16F antigos e dos novos, o tempo de retenção e numero de escritas/limpeza aumentou muito..

Fabim
ffcprog
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 12 Jan 2009 07:43

Calma fabim, o RobL expressou a opinião dele.
Como você diz que "o tempo de retenção e numero de escritas/limpeza aumentou muito.." você sabe qual os valores antigos e os novos ??

Obrigado pela resposta

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor ffcprog » 12 Jan 2009 07:46

não meu querido.
Meu nome é Fernando Fernandes Carneiro.

Eu ví como esse fabim era meio critico com o pessoal, por isto fiz a brincadeira.
Desculpe, não quiz ofender ninguém.. !! Sorry
ffcprog
Byte

Mensagempor Cláudio » 12 Jan 2009 07:50

Nossa, não entendi nada. Que língua é essa do fabim?
Segue a duração da eprom do datasheet

ED Endurance Min: 100K Típico: 1M — E/W -40°C to +85°C

Detalhe: segundo o ds, o valor típico (5V @ 25º) é para referência, não foi testado.
[]´s
Cláudio
Byte

Mensagempor Andre_Cruz » 12 Jan 2009 09:11

Opa Fernando, achei que você tivesse se irritado com o RobL, foi mal rsrsrs.
Cláudio, muito obrigado !
Pela informação que você postou, vai durar anos !!
Essa EEPROM no meu projeto.

Obrigado !
Ja sanou minha dúvida e acredito que a de vários colegas aqui do forum.

Abraço

André
Andre_Cruz
Word

Mensagempor RobL » 12 Jan 2009 10:11

Se pretende usar eeprom externa avalie o uso de FRAM e não será necessário trocar a memo, veja aqui:
http://www.ramtron.com/products/nonvola ... erial.aspx

No entanto, se fizer um refrescamento a cada 100K gravações a estimativa garantida é que consiga gravar em torno de 300K mínimo em temperaturas em torno de 50*C(ou até mais alta segundo o manual, melhor centrar em 50*C). Se em menor temperatura, por exemplo a 25*C poderia se chegar a 3 milhões (probabilisticamente) de gravações com refrescagem a cada 100K gravações. Mas como lhe informei isto é provavelmente. Deve portanto ser sempre estimado por baixo (mínimo) no caso de nessecitar segurança e qualidade.

Quanto aos modos de gravação informado, depende se será sermpre gravado em um mesmo endereço, mesma região, toda memo, etc. Em cada caso o número de gravações possíveis variam muito.

Já uma FRAM garante 1E12 (1 elevado a 12) gravações.
A Cika distribui essas memos e já são fabricadas por diversos outros além da Ramtron.
RobL
Dword

Re: Quantos ciclos aguenta uma EEPROM !!!

Mensagempor barboza » 13 Jan 2009 22:57

Andre_Cruz escreveu:Estou desenvolvendo uma aplicação com 16F877A, e o usuário seleciona a unidade de medida desejada, e essa unidade é salva na EEPROM (interna), para caso de queda de energia, a cada vez que o botão é pressionado leio a EEPROM e escrevo a unidade desejada, por esse motivo quero saber quantos ciclos de escrita ela suporta, procurei no data sheet do PIC e não encontrei.
Vi o data sheet da 24C04A (EEPROM externa) suporta 1.000.000 ciclos de Apagar e de Escrita.

André

O que costumo fazer para minimizar o acesso a EEPROM é ler as configurações no POWER UP e salvar em RAM e sempre trabalhar em RAM só voltando os dados para a EEPROM se houver queda de energia. Claro que neste caso você precisa de um sensor de queda de energia e um capacitor que suporte o tempo de detecção da queda de energia e a escrita na EEPROM.
Os homens mentiriam muito menos se as mulheres fizessem menos perguntas.
barboza
Word

Mensagempor Renie » 13 Jan 2009 23:08

Robl,

achei muito interessante essas F-RAM!

Já achou alguma no "comércio normal do BR"?

Se alguém tiver 2 FM24C512, estou interessado, por favor entre em
contato!

Ah, e para ser chato como sempre, 1 elavado a qualquer potência é
sempre 1!!!

Desculpe-me a correção assim tipo brincadeira!

[]'s
Renie
Renie
Word

Mensagempor RobL » 14 Jan 2009 07:18

Conforme coloquei na Cika Eletronica tem FRAM.

Quanto a meus erros, são uma marca, normalmente muito jocosos, como este aí em cima e infelizmente, muito comuns.
Costumo dizer que tento 99,9% antes do acerto e talvez acerte no restante, claro com bugs.

Por isso, tenho o maior respeito e agradecimento às correções e sempre digo: meus amigos me corrigem, os demais somente "elogiam".
RobL
Dword

Voltar para PIC