Temperatura ambiente

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Temperatura ambiente

Mensagempor eliandrostz » 25 Nov 2008 14:03

Pessoal,

usei o AD de um PIC16C711 como voltimetro em um equipamento, oscilador RC, em 3 display's de 7 seguimentos. Venho tendo reclamações que o display trava.

Fazendo uns testes aqui, quando a temperatura ambiente chega próxima a 70ºC o PIC para de funcionar. Alguém já passou por isso, sabe me dizer o que acontece, pois no Dsheet diz que pode trabalhar de -55 até +125°C.

Obrigado.
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble
 
Mensagens: 71
Registrado em: 16 Out 2006 13:51

Mensagempor _blackmore_ » 25 Nov 2008 14:54

RC externo? e a temperatura que o resistor e capacitor suportam?
e os componentes restantes? suportam esta temperatura?

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor eliandrostz » 25 Nov 2008 15:03

Olá _blackmore_,

Sim RC externo, todo o resto do circuito continua funcionando normalmente, só a indicação que está usando o PIC é que trava. O mesmo efeito acontece quando aqueço o PIC com um ferro de solda, por exemplo.

[]'s
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble
 
Mensagens: 71
Registrado em: 16 Out 2006 13:51

Mensagempor MOR_AL » 25 Nov 2008 16:53

Olá eliandrostz.
A especificação é para a temperatura do semicondutor e não para a ambiente. Como QUALQUER semicondutor que dissipa o calor gerado pela potência em seu interior, a temperatura do semicondutor é superior à do ambiente. Existe um parâmetro conhecido como como resistência térmica entre a junção do semicondutor e o case (invólucro). É o chamado "teta jota c". Com ele e mais alguns outros, você pode calcular qual temperatura ambiente máxima o dispositivo ainda pode funcionar. É bem fácil, o problema é a obtenção dos parâmetros.
Acho que se ele chegou até 70 graus está ótimo. Uma maneira de aumentar este limite é reduzindo a geração de calor (menos potência nele). Outra é colocando um dissipador. Só que para este último vai ser uma adaptação. Coloque um pedacinho de perfil de alumínio em "U" sobre o PIC.
MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
Avatar do usuário
MOR_AL
Dword
 
Mensagens: 2934
Registrado em: 19 Out 2006 09:38
Localização: Mangaratiba - RJ

Mensagempor eliandrostz » 25 Nov 2008 17:16

Olá MOR_AL,

Bom, como a única função desse PIC é multiplexar 3 displays, vou tentar alterar o valor dos resistores dos seguimentos(100R) e da base dos transistores(2K2) pra ver se melhora, antes de partir para adaptação.

Se alguém tiver mais alguma idéia posta aí.

Obrigado a todos.

Eliandro
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble
 
Mensagens: 71
Registrado em: 16 Out 2006 13:51

Mensagempor pbernardi » 25 Nov 2008 18:31

70º a temperatura ambiente, é quente pra dedéu.

Acho que os encapsulamentos do PIC não tem boa tranferëncia de calor para se usar um dissipador externo, mas não custa tentar. Mas ficaria uma coisa meio que "gambiarra", tem que ver como seus clientes vão aceitar isso, se for produto comercial.

Meça a temperatura do PIC e veja a temperatura ambiente absoluta dele. Há informaçães no Datasheet. Se o problema for o PIC esquentando demais, pode ser tentado abaixar frequência (se usar cristal externo). Capacitores de filtragem entre Vcc e Terra podem ajudar a fazer o PIC consumir menos. Ainda, pode-se tentar usar um SLEEP enquando o PIC está ocioso, para baixar o consumo (não verifiquei se esse PIC em especial tem esse recurso). Qualquer outra idéia que abaixe o consumo também é bem-vinda

E ainda, já considerou ventilação forçada (Cooler)?
But to us there is but one God, plus or minus one - Corinthians 8:6±2. (xkcd.com)
pbernardi
Word
 
Mensagens: 707
Registrado em: 12 Out 2006 19:01
Localização: Curitiba-PR

Mensagempor _blackmore_ » 25 Nov 2008 19:07

eliandrostz

outra coisa bixo .. para quê um uC apenas para multplexar display se tem isso pronto e acredito que mais barato no mercado? para indústria ainda .. pow ... mixaria ... dah uma pensada melhor nisso ... acho q eh intersil ... CA3161 ... se não estou enganado ... ou outro equipvalente.

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor _blackmore_ » 25 Nov 2008 20:36

o 3161 não fabrica mais ... porém veja se isso ajuda ...

http://www.intersil.com/products/pt/par ... _15045.asp

abrax!
Ouça mais classic rock
_blackmore_
Dword
 
Mensagens: 1397
Registrado em: 28 Set 2008 13:26

Mensagempor eliandrostz » 26 Nov 2008 06:35

Pois é,

estava usando CA3161/CA3162 mas estava difícil de achar, e quando achava o preço tava um absurdo, não muito diferente do preço desse que vc indicou. O PIC16C711 sai pra mim pouco mais de R$4,00, acho que compensa.

Quanto a temperatura, esse equipamento fica dentro de um painel sem ventilação com outros vários equipamentos que dissipam bastante calor, daí atingir fácil essa temperatura de 70ºC. Talvez a idéia do Cooler seja uma boa.

[]'s
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble
 
Mensagens: 71
Registrado em: 16 Out 2006 13:51

Mensagempor RAWeigel » 26 Nov 2008 06:47

Olá Eliandrostz,

Observe no Datasheet do PIC (todos eles tem), que existem 3 faixas de temperatura definidas na composição do código do modelo.
- Podemos ter a faixa de 0° a 70° onde não há indicação nenhuma (deve ser o seu!)
ex. PIC16C711 04 P

- A faixa de -40° a 85° com a letra "I" (Industrial).
ex. PIC16C711 04 I P

- A faixa de -40° a 125° com a letra "E" (Estendida).
ex. PIC16C711 04 E P
Richard
Avatar do usuário
RAWeigel
Byte
 
Mensagens: 300
Registrado em: 11 Out 2006 16:14
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor eliandrostz » 26 Nov 2008 08:06

Salve RAWeigel,

Matou a charada, agora preciso ver se acho esse Extended.

Obrigado a todos pela colaboração.

Eliandro
O conhecimento vem e vai, a sabedoria permanece...
eliandrostz
Nibble
 
Mensagens: 71
Registrado em: 16 Out 2006 13:51

Mensagempor RobL » 26 Nov 2008 08:54

Vamos acrescentar para que ninguém reclame de forma errada.
Temperatura ambiente é a temperatura em torno do chip.
Se um aparelho como um todo, ou seja, seu gabinete, for especificado para 50*C, como máxima temperatura de trabalho, passa a valer para o instalador esta temperatura em torno do gabinete.
Certamente dentro do gabinete, dependendo do hardware, podemos ter temperatura com mais 20*C. Portanto o chip estará envolto em uma atmosfera em torno de 70*, limite para chips comerciais.

Cabe observar que instaladores interpretam de forma errada o limite de 50*C para um aparelho, quando instalam dentro de um quadro elétrico que já se encontra em torno de 50*C, com possíveis transientes térmicos acima desta temperatura, mas juram que a sala, onde está o quadro é refrigerada. Vai dar pau e muito bla, bla, bla.
RobL
Dword
 
Mensagens: 1546
Registrado em: 20 Fev 2007 17:56

Mensagempor hermes » 29 Nov 2008 16:20

Opa!

Não daria pra colocar uns 4511 da vida pra drivear os displays?
Isso reduziria o consumo do PIC....e esse integrado eh barato...

[]'s
hermes
Bit
 
Mensagens: 18
Registrado em: 21 Abr 2007 22:46


Voltar para PIC

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

x