12F629 - queda de tensão num pino de saída

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

12F629 - queda de tensão num pino de saída

Mensagempor lpagano » 05 Nov 2008 09:09

Pessoal,

Estou com um PIC 12F629 gerando umas ondas quadradas para ser ligado diretamente num TIP31 com um resistor de 430 ohms. Durante o funcionamento sem onda quadrada (somente nível alto) a medida de corrente foi de 4,8mA na saída do PIC, mas a tensão de saída dele era de 2,8V, bem abaixo do especificado no datasheet.

Para se ter uma idéia, no datasheet tem uma condição em que ele fornece 3mA na saída com 4,5V de alimentação. E olha que eu estava com 5V na alimentação. A tensão mínima nas saídas é VDD - 0,7V.

Só mesmo esse pino de I/O que estou utilizando.

Alguém poderia dar uma luz de o por quê que a tensão está tão baixa? Será que tenho que colocar um transístor driver antes do TIP31 e fazer um Darlington?
lpagano
Byte

Mensagempor RobL » 10 Nov 2008 12:58

Seu transistor Tip31 está na configuração de emissor comum?
Se sim, tem que ter um resistor entre a porta e a base.
O valor do R deverá ser capaz de suprir a corrente de coletor (Ib x Beta), ou seja R = (Vio-0,7)/(Ic/Beta).
Beta = ganho do tip31 para cc, pegar menor valor.
Se estiver tudo correto esse chip está estranho ou seu voltímetro, ou quem sabe o leitor
:wink:
RobL
Dword

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 11 Nov 2008 13:06

A msg dele é de 05 nov talvez já tenha resolvido em todo caso

Os números batem

(2.8 Vdc - 0.7 Vbe ) / 430 R = 4.88 mA

Tem certeza de que esta realmente desativada a Onda Quadrada ?

Qual o pino que você esta usando ?

Porque não esperimentou em outro pino ?

A especificação é 20 mA por pino.
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor lpagano » 11 Nov 2008 15:50

Djalma,

Suas contas estão corretíssimas. Deu 4.88mA no pino. Eu tinha trocado esse PIC pelo 12F675 e deu a mesma coisa.

Conclusão: a onda estava quadrada mesmo (fiz a medida dela). Como nenhum transístor tem o Vce linear durante a saturação eu abandonei essa técnica. Na verdade eu iria fazer um PWM numa carga em que a variação de tensão deve ser a mínima possível. Conforme eu aumento o valor da carga a corrente deve aumentar proporcionalmente e com a não linearidade do Vce do transístor eu acabo inviabilizando o projeto. Só que como ele tem um PIC18F como "cérebro" consegui fazer com que esse PIC18F já envie o PWM sem ter que utilizar o 12F, o qual seria só para isso.

Consegui economizar um PIC e um TIP31.

Valeu!
lpagano
Byte

Voltar para PIC