Datalogger: Melhor PenDrive ou SDcard?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Datalogger: Melhor PenDrive ou SDcard?

Mensagempor Fandango » 04 Nov 2008 20:09

Olá gente, queria saber a opinião de vocês a respeito do seguinte:

Para fazer a transferência de arquivos de um datalogger que usa um PIC16F877A, vocês recomendariam implementar uma solução usando PenDrive ou SDcard?

A minha dúvida surgiu porque, para usar PenDrive teria o inconveniente da USB e seus custos, e para um SDcard (em tese) só o conector.

PenDrive ~ 40 pilas
PenBS (Tato) ou VNC1L+conector+incomodação ~ 100 pilas
Total USB ~ 140 pilas

SDcard ~ 40 pilas
conector ~ algumas pilas
Total SD ~ menos que 140 pilas

E aí? Algum comentário?
... e assim falou Zaratustra !
Fandango
Byte

Mensagempor msamsoniuk » 04 Nov 2008 21:25

SD com certeza eh infinitamente mais simples!
msamsoniuk
Dword

Mensagempor turuna » 05 Nov 2008 07:18

Tenho uma atualização em nossos equipamentos semelhando ao seu problema e tb decidimos pelo SD.

turuna
turuna
Nibble

Mensagempor Sergio38br » 05 Nov 2008 07:23

Bom dia, o SD sai muito mais barato e o conector não custa muito caro não(R$ 4,00 preço FARNELL).

Eu uso este aqui http://www.farnell.com/datasheets/85164.pdf

só que tem um detalhe para o SD vc vai precisar de pelo menos 512 bytes livres pois ele só aceita leitura e escrita por blocos e não byte a byte e o PIC que vc esta usando não vai dar para usar.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2008 07:46

Ôpa Sergio, esse detalhe funcional que você alertou faz toda a diferença.

Notei que o custo dos leitores SD/MMC tem caido muito. Inclusive muitos PC já vêm com eles. Os próprios SD também estão bem em conta (dá para achar SD de 1GB por menos de 40 pilas), e me parece que a interface com microcontroladores é bem simples. Daí a minha inclinação em direcionar o desenvolvimento para SD (o Turuna pensou desta forma?), mas como ainda não pesquisei as questões técnicas, não sabia do detalhe que o Sérgio alertou.

Será que tem algum PIC compatível com o 16F877A, que tenha mais RAM interna?
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 05 Nov 2008 08:03

Vc esta usando a UART do pic?? Pelos datasheets o PIC18F4520 é pino a pino compativel, baixe os datasheets atualizados e de uma estudada, o teu software possivelmente vai ter de ser re-escrito, mas tem uma grande vantagem vc tem mais opções de instruções alem de ter mais ram (quase 4X), Estes dados que vc vai escrever sera em dados raw(brutos) ou vai criar uma arquivo para ser lido em qualquer micro? Neste ultimo caso vai ter de usar algum sistema de arquivo ou criar algo do genero.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2008 08:10

Boa Sergio, vou baixar o datasheet desse 18F e dar uma olhadinha.

Na realidade estava usando uma I2C para gravar os dados numa EEPROM. A UART está disponível.

De fato, a idéia seria poder ler os dados em qualquer PC. Acho que aí vai software, não?
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 05 Nov 2008 08:17

Não sei qual linguagem que foi escrito o seu software , mas a MICROCHIP (C18) e a MIKROELEKTRONIKA( MikroPascal, MikroBasic e MikroC) tem bibliotecas de sistema de arquivo para SD, não sei sobre o CCS e o HITECH pois não os utilizo. OS pinos da SPI e do I2C são concorrentes....

Temos um produto para medir o nivel de reservatorio que arquiva o nivel, data e hora em um arquivo texto que depois é lido mensalmente em um PC

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Fandango » 05 Nov 2008 08:34

O software está em C para o CCS, mas não fui eu que fiz. De fato, poderia fazer um novo se necessário.

Aliás li por aí que o MikroC é bem melhor que o CCS (compilação mais racional e enxuta), mas tô sem grana prá comprar e parece que a versão demo é só para 2K :cry: .

A aplicação é parecida com a do seu produto, mas para temperaturas.
Fandango
Byte

Mensagempor Sergio38br » 05 Nov 2008 08:48

De uma olhada no C18, tem uma versão para estudante que o unico inconviniente é que algumas chaves para otimização não funcionam.

[ ]'s
Sergio
Sergio38br
Word

Voltar para PIC