Comunicação CAN

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Comunicação CAN

Mensagempor Vinicio » 04 Nov 2008 11:20

:D Ola pessoal!
Sou estudante de Automação Industrial e estou com dificuldades de implementar uma comunicacao CAN inicialmente entre dois microcontroladores PIC18F258! Montei no protoboard o Hardware e implementei o software no CCS com base nos exemplos do CCS! No entanto nao tive sucesso! Minha duvida é a seguinte: para que ocorra a comunicacao e necessario algum driver? pesquisando encontrei no forum de vc's que e necessario o driver MCP2551, é verdade? Ficaria muito agradecido se algem poder me ajudar, me enviando exemplo ou me esclarecendo duvidas!
Aguardo resposta!
Vinicio!!!! :wink: :wink:
Vinicio

Mensagempor elton de souza » 04 Nov 2008 12:12

Dae Vinicio,

Não me lembro se o 18F258 possui controlador CAN interno, se não possuir, além de utilizar o transceiver mcp2551 (sim, vc deve utiliza-lo!!!), você também precisará utilizar o mcp2515 (controlador CAN externo, comunicação SPI com o uC).

Quanto ao exempo da CCS, utilizando a configuração "uC+mcp2551+mcp2515", se não me engano está baseada para utilização do mcp2510 (controlador CAN anterior ao mcp2515). Alguns registradores diferenciam o mcp2515 do mcp2510 e vc precisará alterar o FW de exemplo, mas é pouca coisa!

Agora se vc usar o exemplo para PIC com controladores CAN interno, revise o seu FW novamente ou post parte dele aqui para que possamos ajuda-lo; pois o exemplo fornecido pela CCS funciona!

No mais é isso, abraço!
elton de souza
Nibble

Voltar para PIC