Alguma sugestão???

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Alguma sugestão???

Mensagempor shonn » 19 Nov 2006 14:26

Olá,

Preciso conectar 6 sensores (5 de barreira, 1 indutivo e 1 capacitivo) nos pinos do pic, as especificações dos sensores são as seguintes:

sensores de barreira: Saída/Alimentação: 10~36VCC
Corrente máxima de saída: 200mA
sensor indutivo: Saída/Alimentação: 10~36VCC
Corrente máxima de saída: 150mA
sensor capacitivo: Saída/Alimentação: 10~36VCC
Corrente máxima de saída: 300mA

*Estes sensores são todos da Metaltex

Sabendo que preciso mandar 5V para o pic e sua corrente máxima de entrada nos pinos é 25mA, o que posso usar? Se tiverem outras sugetões de sensores para esta aplicação, por favor me ajudem.

Grato, Shonn
shonn
Bit

Mensagempor Red Neck Guy » 19 Nov 2006 14:48

Olhe, fiquei com dúvida sobre a tua dúvida, pois tu não especificaste que nada sobre os sensores.
Por exemplo, os sensores indutivos que eu conheço são ou em saída coletor aberto ou em emissor, sendo assim o pic não "envia" nada para eles, sim o sensor que deve comutar uma entrada(devidamente acoplada via circuito para isso) do PIC.
No caso do sensor indutivo, se ele for do tipo coletor aberto, tu pode alimentá-lo com 12V e simplesmente ligar o sinal de coletor aberto em um dos pinos do PIC que possua um resistor de pull-up e esteja configurado como entrada. Veja bem que num ambiente industrial conectaria nada direto no MCU sem isolação galvânica.
Quando aos sensores de barreira e sensores capacitivos, acho que vale o mesmo, eles devem ter ou uma saida contato seco, ou coletor aberto para sinalizar que estão acionados.
Um sugestão seria fazer isolar as entradas com acopladores opticos, mas lembrando que de nada adianta colocar os optos com os dois terras da placa ligados juntos.
ASM51 descanse em paz!
Red Neck Guy
Dword

Mensagempor shonn » 19 Nov 2006 15:56

Ola Aquino, os sensores são todos coletor aberto, eu preciso saber como faço para o pic receber em niveis logicos os sinais dos sensores, sabendo que eles trabalham com 10V? E o Pic é ttl certo??? E quanto as correntes não tem problema???

Grato, Shonn
shonn
Bit

Mensagempor Nightcrawler » 19 Nov 2006 20:40

Se são coletor aberto (supondo q sejam NPN), é só usar um resistor de pullup para os 5V.
Diego
Nightcrawler
Byte

Mensagempor shonn » 22 Nov 2006 01:38

Nightcrawler escreveu:Se são coletor aberto (supondo q sejam NPN), é só usar um resistor de pullup para os 5V.

E com um opto acoplador junto com o pullup?
shonn
Bit

Mensagempor Fábio Pereira » 22 Nov 2006 08:14

Você está equivocado sobre um fato básico: a corrente de entrada dos PICs é muito menor que essa.

Na verdade, a corrente de fuga na entrada é extremamente baixa (na ordem dos uA).

25 mA é a corrente de saída máxima admissível em um pino de I/O de um PIC.

Acho que o que você terá de fazer é simplesmente utilizar divisores de tensão para reduzir a saída dos sensores.

Até +
Fábio Pereira
embeddedsystems.io
Fábio Pereira
Word

Re: Alguma sugestão???

Mensagempor J.lius » 22 Nov 2006 09:43

Com quantos volts vc vai alimentar os sensores???

10 vcc e o minimo da tensão de trabalho, na sua maquina vc ja tem 10vcc?

Aqui as fontes das maquinas geralmente são de 24vcc com sensores de 10 a 30vcc.
No caso de indicar um divisor resistivo como o Fabio indicou vc prescisa definir a tensão de alimentação para se se possa fazer as contas dos valores dos resistores.
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor shonn » 22 Nov 2006 16:11

J.lius escreveu:Com quantos volts vc vai alimentar os sensores???

10 vcc e o minimo da tensão de trabalho, na sua maquina vc ja tem 10vcc?

Aqui as fontes das maquinas geralmente são de 24vcc com sensores de 10 a 30vcc.
No caso de indicar um divisor resistivo como o Fabio indicou vc prescisa definir a tensão de alimentação para se se possa fazer as contas dos valores dos resistores.

Ola J.lius, a tensão de saída e alimentação dos sensores são entre 10 e 36 Vcc, valeu.
shonn
Bit

Mensagempor shonn » 22 Nov 2006 16:14

Fábio Pereira escreveu:Você está equivocado sobre um fato básico: a corrente de entrada dos PICs é muito menor que essa.

Na verdade, a corrente de fuga na entrada é extremamente baixa (na ordem dos uA).

25 mA é a corrente de saída máxima admissível em um pino de I/O de um PIC.

Acho que o que você terá de fazer é simplesmente utilizar divisores de tensão para reduzir a saída dos sensores.

Até +

Olá Fábio, e quanto a corrente de saída dos sensores, não teria mais que 25mA no Pic?? valeu...
shonn
Bit

Mensagempor J.lius » 23 Nov 2006 07:34

Heeeiittaa

Ok... o sensor pode trabalhar neste range de tensão (10 a 36) ,,,, mais afinal qual a tensão que vc vai usar para alimentar ele???? pois esta sera a tensão de saida do mesmo, da qual tera que dividir para poder ligar no pino do PIC.

Imagem

U_entrada = Saida do sensor
U_saida = Pino do Pic
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Acoplador optico

Mensagempor castocco » 23 Nov 2006 08:30

Coloca um acoplador optico, assim nao vai ter problemas com corrente ou tensao...
Projetos, software e automacoes industriais
castocco
Bit

Re: Acoplador optico

Mensagempor shonn » 24 Nov 2006 13:33

castocco escreveu:Coloca um acoplador optico, assim nao vai ter problemas com corrente ou tensao...

pois é, foi esta minha idéia, mas precisarei dividir a corrente que irá entrar no led, não eh?... valeu
shonn
Bit

Mensagempor zielpunkt » 24 Nov 2006 14:25

shonn,

Eu acho que vc está confundindo as coisas. Uma coisa é a característica de entrada num pino do PIC. Outra coisa é a característica de saída dos sensores. Se o sensor especifica "corrente máx de saída=200mA", quer dizer que vc pode 'pendurar' na saída dele uma carga de até 200mA! Como esses sensores são, via de regra, saída tipo "Open Colector" (Coletor Aberto) e NPN , basta vc imaginar que vc está ligando uma chave à porta do PIC. Não tem mais complicações:

Imagem

No caso acima vc 'pendurou' na saída do sensor uma carga (resistor) de 4K7 (corrente = 10mA para o sensor, mas esquece isso!), e quando acionado, o nível presente na porta do PIC - que era ALTO - fica BAIXO. Se a saída do sensor for PNP, inverta a lógica de leitura (e também emissor para +5V e resistor para GND).

É isso.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor shonn » 24 Nov 2006 15:18

zielpunkt escreveu:shonn,

Eu acho que vc está confundindo as coisas. Uma coisa é a característica de entrada num pino do PIC. Outra coisa é a característica de saída dos sensores. Se o sensor especifica "corrente máx de saída=200mA", quer dizer que vc pode 'pendurar' na saída dele uma carga de até 200mA! Como esses sensores são, via de regra, saída tipo "Open Colector" (Coletor Aberto) e NPN , basta vc imaginar que vc está ligando uma chave à porta do PIC. Não tem mais complicações:

Imagem

No caso acima vc 'pendurou' na saída do sensor uma carga (resistor) de 4K7 (corrente = 10mA para o sensor, mas esquece isso!), e quando acionado, o nível presente na porta do PIC - que era ALTO - fica BAIXO. Se a saída do sensor for PNP, inverta a lógica de leitura (e também emissor para +5V e resistor para GND).

É isso.

sou amador no assunto, mas neste esquema teu, ele não vai mandar 10 VCC para o pino do PIC?
Não seria melhor usar o opto acoplador??? Na questão de isolação do Pic ao sensor??

valeu
shonn
Bit

Mensagempor zielpunkt » 24 Nov 2006 19:57

Não, shonn.

A intenção de se utilizar saídas de sensores em coletor aberto é justamente a de permitir o acoplamento de circuitos com alimentações diferentes. A única coisa em comum entre o sensor e o PIC é o GND (-) das fontes, como vc pode observar no esquema.

Independente da tensão de alimentação do sensor, na porta do PIC vc tem +5V, por meio do resistor, e quase ZERO volt quando o transistor comuta (quando o sensor detecta algo). Nesse caso não há necessidade de optoacoplador para isolar o PIC do sensor, a menos que seja uma exigencia do projeto, o que penso não ser o seu caso.

Apenas uma sugestão: procure ler alguma coisa sobre transistores, diodos, fontes, resistores, capacitores, corrente, tensão, etc (eletrônica básica, mesmo) pra vc entender melhor esses conceitos. É muito difícil passar muita informação num forum e nem sempre aqui é o melhor lugar para vc obte-las, ok :wink:

Mais uma coisa, procure evitar o uso desnecessário de citações em suas mensagens pra não poluir o tópico.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Voltar para PIC