sensor -> pic -> wireless 2.4ghz -> antena -> ap

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

sensor -> pic -> wireless 2.4ghz -> antena -> ap

Mensagempor nexusbr » 11 Set 2008 15:11

Bom dia a todos..

estou começando a desenvolver um projeto que consiste do seguinte (inicialmente)

8 sensores diversos..

1 pic para converter os dados analogicos para digitais, tomar algumas decisões e

enviar via wireless por meio de uma antena e protocolo tcp/ip para um access point e capturar esses dados

em um software rodando num pc (tudo isso em uma intranet).

ok, não sei se fui claro o suficiente, mas minha duvida eh o seguinte, o que usar? estou começando a pensar o projeto

agora e surgem muitas duvidas eheh.

existe um pic com 8 portas a/d? ou tenho que usar um multiplex?

como enviar essas informações por uma antena 2,4ghz para um ap?

e o software que vai no pc, vai receber as informações por meio de sockets?

alguem ja fez ou sabe me apontar um caminho a seguir?

estive pesquisando e encontrei na net o MRF24J40, estou no caminho certo?

desculpa a enxurrada de perguntas, é que as dúvidas são muitas..

qualquer coisa meu e-mail é tessarolli@gmail.com

obrigado.
nexusbr

Mensagempor nexusbr » 11 Set 2008 15:52

bom, estive pensando aqui...
poderia fazer diferente, usar um pic com ethernet e um ap externo para enviar o sinal por 802.11.... mas ae teria que ter 2 dispositivos e aumentaria muito o custo..

pois tenho que fazer aproximadamente 30 transmissores, enviando os dados para um servidor..

pelo que andei pesquisando esses dias, uma maneira de fazer eh com um pic e um módulo zigbee pro com antena externa em cada posto, direcionado a um principal que recebe as informações de todos os 30 sensores (que estao em locais diferenciados) e esse principal mandaria as informações para um computador em linux armazenar e disponibilizar essas informações via internet.

será que o zigbee com uma antena externa de 24dbi tem um alcance bom?
pq os postos vao ficar distantes da central..

to meio perdido aqui eheheheh

alguem sugere alguma outra solução?

o objetivo do meu projeto eh o seguinte:
tenho 30 ou mais locais, nos quais tenho que captar informações de diversos sensores (uns 8 aprox. em cada local), enviar essas informações de alguma maneira (wpan talvez) para uma central, que vai armazenar e disponibiliza-las pela internet.

as maneiras são diversas, mas tenho que encontrar a com melhor relação de custo x benefício.. pois o sistema tem que ficar online o maior tempo possível (99,9999%), e o mais bug-free possível...

por favor, me ajudem a definir qual hardware a ser usado, pois ja estou a perder os cabelos ehehe..

obrigado...
nexusbr

Mensagempor xultz » 11 Set 2008 16:57

No teu caso, Zigbee implementando uma rede mesh é uma boa opção, o mais fácil é usar módulos Zigbee prontos (como o XBee), daí eles caem num ARM que manda os pacotes via ethernet e socket para o Linux.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Voltar para PIC