Alguém entre os colegas pode ensinar a entender melhor como calcular/transformar decibeis em volts afim de poder ser feita a leitura em pelo conversor do pic...se conhecerem alguma literatura sobre o assunto ajudaria muito incluive a forma como fazer a captação do som.
Na verdade, o que o decibelimetro mede é dBSPL (decibeis de sound pressure level em Pa). Sendo que 0dB = 20uPa (vinte micro pascal). Como a pressao sonora vai depender da distancia ao ponto de origem do som, da sensibilidade e resposta do microfone, do circuito amplificador/filtro, etc, então é mais facil calibrar o seu aparelho, do que apenas fazer um calculo de conversao de pressao sonora em tensao para o seu instrumento.
Por exemplo:
Pegue as especificaçoes de sua caixa acustica, deve existir um parametro chamado sensibilidade, com unidade dB/W/m (decibel SPL por watt por metro). Tipo: 90 dB/W/m. Se voce entrar com uma potencia de sinal de 1W nessa caixa, a pressao sonora que ela vai produzir a 1m de distancia será de 90 dBSPL = 0,63Pa. Aí eu nao sei se se joga um sinal de ruido branco ou uma frequencia só e depois medir com um microfone (meu irmao tem um medidor de RTA com um microfone especial) amplifica/filtra e joga na sua escala.