Projeto de Decibelimetro

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Projeto de Decibelimetro

Mensagempor Vonnilmam » 31 Ago 2008 22:14

Alguém entre os colegas pode ensinar a entender melhor como calcular/transformar decibeis em volts afim de poder ser feita a leitura em pelo conversor do pic...se conhecerem alguma literatura sobre o assunto ajudaria muito incluive a forma como fazer a captação do som.

muito obrigado,
Von
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Re: Projeto de Decibelimetro

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 31 Ago 2008 22:55

Vonnilmam escreveu:Alguém entre os colegas pode ensinar a entender melhor como calcular/transformar decibeis em volts ...

Será que quiz dizer : Como converter Volt em dB ?

dB = Log 20 Raiz² ( E1 / E2 )

Mais info. : http://www.google.com.br/search?hl=pt-P ... +do+Google

incluive a forma como fazer a captação do som.

Com um trandutor Som / Eletricidade. Vulgo Microfone Uaí!
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Mensagempor fabim » 01 Set 2008 08:59

Pressão acustica em wat´s m³ <<<<<<<<<<<<<<<<<<

FAbim
Editado pela última vez por fabim em 01 Set 2008 10:15, em um total de 1 vez.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor Vonnilmam » 01 Set 2008 09:23

Muito obrigado ao Dijalma e ao Fabim, se alguém tiver mais informações por favor me envie mensagens aquí o forum ou no meu email: mcupicc@hotmail.com

Muito obrigado,
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

ola

Mensagempor tecman » 01 Set 2008 09:31

amigo muito bom a explicação dos mestres mas não esqueça do seguinte se for medir frequencia individuais não esquecer dos filtros para cortar as frequencias indesejaveis

tecman
tecman
Byte

Mensagempor renatokodaira » 01 Set 2008 10:01

Alguém entre os colegas pode ensinar a entender melhor como calcular/transformar decibeis em volts afim de poder ser feita a leitura em pelo conversor do pic...se conhecerem alguma literatura sobre o assunto ajudaria muito incluive a forma como fazer a captação do som.

Na verdade, o que o decibelimetro mede é dBSPL (decibeis de sound pressure level em Pa). Sendo que 0dB = 20uPa (vinte micro pascal). Como a pressao sonora vai depender da distancia ao ponto de origem do som, da sensibilidade e resposta do microfone, do circuito amplificador/filtro, etc, então é mais facil calibrar o seu aparelho, do que apenas fazer um calculo de conversao de pressao sonora em tensao para o seu instrumento.

Por exemplo:
Pegue as especificaçoes de sua caixa acustica, deve existir um parametro chamado sensibilidade, com unidade dB/W/m (decibel SPL por watt por metro). Tipo: 90 dB/W/m. Se voce entrar com uma potencia de sinal de 1W nessa caixa, a pressao sonora que ela vai produzir a 1m de distancia será de 90 dBSPL = 0,63Pa. Aí eu nao sei se se joga um sinal de ruido branco ou uma frequencia só e depois medir com um microfone (meu irmao tem um medidor de RTA com um microfone especial) amplifica/filtra e joga na sua escala.
Editado pela última vez por renatokodaira em 02 Set 2008 09:56, em um total de 1 vez.
renatokodaira
Byte

Mensagempor Djalma Toledo Rodrigues » 01 Set 2008 11:18

fabim escreveu:Pressão acustica em wat´s m³ <<<<<<<<<<<<<<FAbim

Fabin agora teve uma recaida e falou sério! :D :D :D
Djalma Toledo Rodrigues
Dword

Voltar para PIC