Ola, gostaria da ajuda dos colegas do forum, como locar munero com virgula em uma varialvel , estou utilanzando o assembl.
obrigado, Alex David
Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie
eletroinf escreveu:Cada registrador pode conter um valor entre 0 e 255, uma vez que é composto de 8 bits. A questão de pôr vírgula depende mais de como tu trata os dados. Por exemplo, se tu quiser armazenar o número 5.6: Salva o número 56 e faz o tratamento do ponto no momento em que tu mostrar o número ou coisa do tipo. Se tu salvar o número em ASCII fica mais fácil, daí cada byte de memória fica com um dígito,
inclusive um pra vírgula; ex: 5.6 em ASCII, vai ocupar 3 locações de memória:
1º byte: 53 -> 5 em ASCII
2º byte: 46 -> . em ASCII
3º byte: 54 -> 6 em ASCII
Em geral multiplicamos o número por 10, 100, etc. de acordo com a posição da vírgula. Dessa forma dificilmente o número caberá em um registrador de 8 bits, daí temos de trabalhar com dois registradores. Outro exemplo: Um termômetro, que vai indicar temperatura de 0.0 a 99.9; Trabalhamos os dados considerando 0 a 999. Botamos a vírgula na hora de mostrar o resultado, isto é, a temperatura. No meu site tem um termômetro que fiz e utiliza estas idéias:
http://www.eletroinf.cjb.net/
Fábio Pereira escreveu:Hmmm,
Acho que a resposta do eletroinf está só 50% correta.
Se a pergunta refere-se a "locar" um "munero" em uma variável apenas para fins de apresentação (num display, por exemplo). Aí o procedimento sugerido é correto.
Agora se a questão for utilizar o tal "munero" para cálculos, aí é muito mais complicado que isso.
Neste caso existem duas opções: utilização de binário fracional ou notação ponto-flutuante. O primeiro caso é adequado quando precisamos de baixa precisão na parte fracional. O segundo é mais adequado para cálculos de precisão.
Normalmente o formato de ponto-flutuante utilizado por padrão é o IEEE754. A Microchip sugere um outro formato, mais adequado ao funcionamento dos PICs.
Existem muitas notas de aplicação que descrevem bibliotecas para cálculos em ponto-flutuante com PICs. Está tudo no site da Microchip.
Até +
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante