detectar petróleo com circuito eletronico ultra som?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

detectar petróleo com circuito eletronico ultra som?

Mensagempor Haroldo Coelho » 17 Mai 2008 17:17

Estou com um abacaxí nas mãos.

Presto serviços para navios petroleiros e reinvindiquei para mim o reparo de uma sonda portátil para medir nível dos tanques dos navios petroleiros.
Tratase de uma sonda manual( que eventualmente substitui os medidores do navio que usa o princípio do radar).
Esta sonda manual é de orígem acho que sueca ou dinamarquesa e achei que ia ser moleza reparar. me dei mal..
Ela mede na verdade o espaço vazio em mm entre a borda do tanque e a interface do petróleo.

UM CARRETEL TEM UMA TRENA DE 30M E DENTRO DESSA TRENA TEM DOIS CONDUTORES ELÉTRICOS, DOIS CABINHOS DE AÇO - ESSA TRENA É REVESTIDA DE UM PLÁSTICO TRANSPARENTE ESPECIAL PARA RESISTIR AO PETRÓLEO. O OPERADOR DESCE ESSA TRENA A PARTIR DA BORDA SUPERIOR DO TANQUE E QUANDO OS DOIS ELETRODOS NA PONTA DA TRENA ENCOSTAM NO NÍVEL DO PETRÓLEO UM BIP CONTÍNUO SOA. BASTA ENTÃO O OPERADOR LÊ NA TRENA, NA BORDA DO TANQUE , O ESPAÇO VAZIO- SABEDOR DA ALTURA TOTAL DO TANQUE, SABE QUAL A ALTURA DO NÍVEL DO PETRÓLEO NO TANQUE.

Acontece que dei azar, pois descobrí que dentro do eletrodo sensor tem um circuito SMD que aplica um princípio de ultra som para detectar a pouca condutividade elétrica do petróleo. Não dá para reparar este circuito que está ferrado e revestido de uma massa epóxi.

Desejo então um circuito para que quando os dois eletrodos encostarem num petróleo um alarme ocorra.....

Esta sonda também detecta água e neste caso o BIP que soa é de frequencia diferente, da que ocorre quando o os dois eletrodos tocam no óleo.

SE alguém souber de um circuito para detectar óleo, favor me dar uma dica, ok?

FICAREI MUITO GRATO.

Se algúem tiver curiosidade de ver como a TRENA funciona, ver o site do fabricante no link abaixo.

a trena que está comigo é bem semelhante ao modelo Hermetic UTI meter RTEX, que aparece no site a seguir....

http://www.enraftanksystem.com/default. ... &miID=4660

http://www.enraftanksystem.com/default. ... &miID=5198
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor RobL » 17 Mai 2008 17:54

Não entendí bem se quer reparar a trena ou substituir por um método qualquer.
Cara, por capacitância dá para distinguir água de óleo.
Basta um oscilador com duas placas, ajustar para ar, água e óleo.
A água, especialmente suja em um tanque desses apresentará condutibilida facilmente mensurável.

Acredito ser possível varrer, com frequência variável ultrasom e conforme a intensidade do retorno dá para distinguir água de óleo, além de medir a distância .

O seu maior problema é não botar fogo no petroleiro.
Se for projetar, deve ter isolamento rigoroso, para o sinal que vai ao tanque.

Curiosidade:
Trata-se de uma trena, a qual tenho que desenrolar até que a ponta da mesma toque no óleo, bipa som de óleo, toque na áqua e bipa som de água.
Bem, ví um português descer uma trena com um chumbo e uma rolha na ponta, uma trena dessas comuns.
Ao chegar no líquido ela ficava frouxa.
Aí ele media a distância. Ao recolher a trena, se estivesse preta é óleo se líquido transparente enferrujado, é água suja. Por isso que os petroleiros portugueses fazem o transporte com menor preço.
RobL
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 17 Mai 2008 18:20

Esse assunto saiu errado, tinha que sair no post de CIRCUITOS DIVERSOS, E NÃO NO PIC...DÁ PRA JOGAR PRA LÁ?

Robl, Quero reparar. meu problema é só fazer um circuito para que detecte o óleo(Hidrcarboneto) ou a água...
Na verdade, nem sei porque o circuito original é tão complexo, tem um monte de CIs e acho que micro-processador...

Essa questão de circuito ser intrínsecamente seguro me preocupa. Apesar da trena ser alimentada por uma bateria de 9,0 V, ela pode em algum momento criar faísca nos eletrodos, ou não? Aí vai todo mundo pro beleléu....

Por isso o circuito se torna de alta resposnsabilidade. tem que ser um um circuito I.S. para áreas classificadas. Falei?
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor phophollety » 18 Mai 2008 00:03

Não sei ao certo o quanto você precisa pensar em segurança instríseca, certo que é petrôleo mas qual a ignição espontânea dele? É mesmo algo tão perigoso que uma microcentelha de 9V pode causar? Creio que seria interessante vc usar os recursos de mTouch dos novos pics ou o CapSense dos PSoCs...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor vtrx » 18 Mai 2008 09:00

Se eu fosse voce,com essa responsabilidade toda,seria sincere em dizer que não teria como reparar o equipamento...
Um navio petroleiro não tem 'cache'para comprar um novo?
vtrx
Dword

Mensagempor phophollety » 18 Mai 2008 09:07

Eu também estava pensando em outro ponto, uma coisa é uma empresa que faz esses equipamentos e que deve ter largas experiências com esse tipo de sensoriamento fora que, para vender um sensor desses ele certamente deve ter várias certificações e também passar por um processo de licitação se estivermos falando de petrobrás...

Eu não me meteria nisso, responsabilidade demais para brincar com uma empresa dessas e com uma responsa.. creio que envolva todo o trabalho de uma equipa de engenharia (materiais, químicos, segurança.. etc)
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 18 Mai 2008 09:23

Estive pensando e minha atitude vai ser no máximo de tentar reparar esse circuito.

Minha idéia original era de aplicar uma engenharia reversa e copiar essa trena, fazer outras semelhantes e vender para a Petrobras....existe mercado bom para essas trenas....Mas será difícil classificar essa trena aqui no Brasil....

Sempre trabalhei com prestação de serviços e sempre quis fazer, construir, fabricar alguma coisa pra vender mas acho que nào vai ser essa trena não...Mesmo porque tem a tal fita especial de 30 m e condutores internos que não conseguirei fazer aqui no Brasil e teria que ser importada....enfim....Voltei a estava zero.

Vou ter que pensar em outra coisa pra fabricar[/u]
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Mai 2008 09:25

Não entendi o porque do ultrasom, entendi que o cabo ja mede o nível, então pra que a o ultrasom?Para distinguir o material?
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Mai 2008 10:08

Entendi, o petroleo ou o oleo é de baixa condutividade eletrica então usa-se o ultra-som, quando o material é agua usa-se a condutividade para detecção.

Eu faria de outra forma, como material é diferente a velocidade de propagação também é, então mediria a velocidade, a não ser que houvesse problemas em relação a atenuação e/ou frequencia, mas isso não tem nada com o post, o produto ja está pronto.

Acho que para reparar só entrando em contato com o fabricante. Apesar do conceito ser de fácil entendimento o circuito pode ser qualquer um e a comunicação entre a sonda e o módulo pode ser específica.

Trabalho com ultrasom, faço equipamentos de medição de espessura, trabalho também com o princípio de campo de fuga(magnetismo) se precisar de ajuda pode contactar.

Abraço,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Mai 2008 10:11

Ah, também sou do Rio.
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor proex » 18 Mai 2008 10:23

Talvez essa sonda nao seja por ultra som e sim uma sonda capacitiva.

Alguns aviões usam sonda capacitiva pra medir o nível de combustível dentro do tanque.
proex
Dword

Mensagempor Jorge_Francisco » 18 Mai 2008 10:28

proex escreveu:Talvez essa sonda nao seja por ultra som e sim uma sonda capacitiva.

Alguns aviões usam sonda capacitiva pra medir o nível de combustível dentro do tanque.

No datasheet tem a ilustração do uso, e como funciona o princípio de medição, usa condutividade e ultrasom.

Abraço,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Mensagempor Haroldo Coelho » 18 Mai 2008 15:30

Jorge francisco, acho que voce acertou...ultra som porcausa da pouca condutividade do óleo....

Mas o que voce pensa a respeito de segurança intrínseca...

Jamais poderá haver faiscamento na ponta dos eletrodos... Num circuito detector por ultra som o nível de voltagem e corrente são baixíssimos, não?

Voce poderia até me ajudar a reparar esse circuito e ganharia uma parte da grana...o que achas? Poderia ir na minha firma dar uma olhada ou eu tiraria uma foto do circuito e te enviarei pra dar uma olhada...
Haroldo Coelho
Byte

Mensagempor Jorge_Francisco » 19 Mai 2008 00:36

Haroldo Coelho escreveu:Jorge francisco, acho que voce acertou...ultra som porcausa da pouca condutividade do óleo....

Mas o que voce pensa a respeito de segurança intrínseca...

Jamais poderá haver faiscamento na ponta dos eletrodos... Num circuito detector por ultra som o nível de voltagem e corrente são baixíssimos, não?

Voce poderia até me ajudar a reparar esse circuito e ganharia uma parte da grana...o que achas? Poderia ir na minha firma dar uma olhada ou eu tiraria uma foto do circuito e te enviarei pra dar uma olhada...

Manda uma foto pro meu e-mail, posso tentar ajuda-lo, mas eu não sei qual o circuito do aparelho, tentou entrar em contato com o fabricante? Eles podem ajudar também. Desenvolva o que se passa com o equipamento também, e se puder me diga como anda este mercado, atuo mais com inspeção de tanques e dutos de petróleo.

Acho que poderia haver faiscamento sim, mas pelo que vi no manual os caras foram tão cautelosos ao desenvolver o equipamento que não deve ter riscos, senão nem passaria pelo vapor do tanque,hehehe.

Fiquei impressionado em como pensaram nos detalhes, no manual de operação(peguei no site) tem a mecânica descrita em detalhes, tem ilustrações de cada peça desmontada, só não tem a eletrônica.

Só não entendi porque não usaram só ultrasom e detectaram o material pela velocidade, já que o tx e o rx ficam numa distância constante.

O pulso de ultrasom é de 300V, mas de baixa corrente e por uma fração de microsegundo, o cabeçote geralmente é blindado, o que fica visível não é nem o cristal e sim uma proteção de acrílico.

Abraç,
Jorge
Jorge_Francisco
Dword

Voltar para PIC