Conversor A/D com pouca precisão

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Conversor A/D com pouca precisão

Mensagempor rudsomlima » 26 Abr 2008 19:13

Tou fazendo um ciclador (descarga e carga) para baterias NiCd usando o PIC 16F876A. Para saber se a bateria está carregada por completo eu usaria a propriedade chamada delta peak, que nada mais é que a queda de alguns milivolts (cerca de 0,5%) quando esta atinge a carga completa. Acontece que usando o conversor A/D do PIC ele fica com pequenas oscilações, em torno de 6 mV, que me impede de medir essa queda com precisão. Já coloquei filtro RC em Vref (R=470r e C=1uF) e não resolveu. Uso pra alimentar o PIC um 7805. Alguém poderia dar uma luz pra que pare com essas oscilações ou o conversor A/D do 876A é assim mesmo? Ah, estou usando 10 bits de resolução, um ressonador cerâmico de 20Mhz e o conversor configurado pra clock interno.
rudsomlima
Bit

Mensagempor fabim » 26 Abr 2008 19:19

intão cara.
Sobre a variação é normal com essa resolução ou qualquer outra.
O que voce deve levar em consideração é o seguinte.

Ref de precisão
Velocidade de conversão
Interface
Impedancia de entrada referente a capacitancia e resistencia do AD do pic

mais pra matar a sua duvida em um simples teste.
Faça o seguinte
some 10 amostras depois divida por 10.
Fique atualizando desta forma, ja vai perceber alguma melhoria nesta oscilação.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rudsomlima » 26 Abr 2008 20:41

Fabim, já tou fazendo a média aritimética de 128 amostragens e melhorou um pouco. Você conhece algum conversor a/d que serviria para essa aplicação?
rudsomlima
Bit

Mensagempor Maia » 26 Abr 2008 21:15

Eu tenho usado a ref. de tensão de 4,096V MCP1541 da Microchip com bons resultados. No DS tem o esquema de ligação. Mantenha tb bem baixa a impedância de saída do ccto que vai ao AD.
Abraços,
Maia
Maia
Byte

Mensagempor fabim » 27 Abr 2008 12:24

intão cara, que fica muito bom é

http://ww1.microchip.com/downloads/en/d ... 21290c.pdf
http://ww1.microchip.com/downloads/en/d ... 21653b.pdf

o 3201 é facinho de conversar e rapidão.

Pra jogar a tensão na cara dele, use um 358 como seguidor e um charge pump de alguns mS, ja vai resolver o seu problema tranquilamente.

FAbim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor rudsomlima » 27 Abr 2008 14:57

Obrigado a todos pelas dicas!
rudsomlima
Bit

Re: Conversor A/D com pouca precisão

Mensagempor kleder » 03 Mai 2008 11:01

rudsomlima escreveu:Tou fazendo um ciclador (descarga e carga) para baterias NiCd usando o PIC 16F876A. Para saber se a bateria está carregada por completo eu usaria a propriedade chamada delta peak, que nada mais é que a queda de alguns milivolts (cerca de 0,5%) quando esta atinge a carga completa. Acontece que usando o conversor A/D do PIC ele fica com pequenas oscilações, em torno de 6 mV, que me impede de medir essa queda com precisão. Já coloquei filtro RC em Vref (R=470r e C=1uF) e não resolveu. Uso pra alimentar o PIC um 7805. Alguém poderia dar uma luz pra que pare com essas oscilações ou o conversor A/D do 876A é assim mesmo? Ah, estou usando 10 bits de resolução, um ressonador cerâmico de 20Mhz e o conversor configurado pra clock interno.

O problema é que com 10 bits o LSB é de 4,88mV, então esta variação é inerente ao conversor. Voce poderia usar um ad de 12bits, ou então tentar amplificar o sinal que vc quer medir, ja pensou nisso?
Por exemplo, use um amplificador diferencial para baixar a tensão de offset e depois de um ganho de 10 por exemplo. Tome o cuidado de não deixar em hipotese alguma ultrapassar 5v na entrada do AD.

até.
kleder
Bit

Voltar para PIC