pic ps/2

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

pic ps/2

Mensagempor vtrx » 21 Abr 2008 21:33

Ja procurei no forum mas não cheguei a uma conclusão.
Alguem tem uma rotina em ASM para o 16F628A para se ler 4 botoes pelas portas do Pic e transferir par o Pc via ps/2?
Tipo,botão 1='a',botão 2 ='b' etc..
vtrx
Dword

Mensagempor xultz » 22 Abr 2008 08:59

Há alguns atrás eu fiz um projeto assim e foi um tremendo pesadelo. O problema residiu que os computadores não adotam um padrão de facto. O primeiro protótipo funcionou beleza nos nossos computadores e nos computadores do cliente não faziam nada. Foram meses tentando descobrir na tentativa e erro, até que conseguimos fazê-lo. Essas marcas de placa-mãe mais xing-ling eram as piores. Infelizmente não posso passar detalhes do código por causa do sigilo do projeto, mas o que posso te adiantar é para se preparar para muitas dores de cabeça.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor fabim » 22 Abr 2008 09:11

olha, nunca fiz mais um amigo meu de caragua a uns 3 anos fez algo do tipo.

Ele pegou um pic em slave e colocou do DAT,CLK que é I2C, entre teclado e PC. Fez tipo uma escuta para saber na ora do boot o que o pc perguntava ou falava para o teclado, fez testes em varias main board, até chegar em um consenso da maioria que usava protocolo X, até que ficou quase doido. Aí então ele fez o seguinte, comprou um T PS2, igual aqueles que tem em PC de mercado, para LEitor de CB e teclado na mesma porta. Ele fez um circuitinho que não respondia nada dentro de X tempo tipo uns 3 minutinhos depois de alimentado, para não influenciar na transação PC <-> teclado, funcionou perfeitamente.

Fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor andre_luis » 22 Abr 2008 11:40

Eu já tentei fazer isso.

Até achei um programa em C na internet, mas o que desanimou é que o PIC ( uC que eu estava usando na ocasião ) possui uma USART que, apesar do nome, não possui modo de operação síncrono o que nos obriga a realizar todo o handshake dos sinais manualmente, além de que o protocolo dos dados não é tão trivial assim.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor vtrx » 22 Abr 2008 22:47

Pois é ,os sinais de boot eu ja sei como fazer,mas a comunicação tenho só a 'teoria'.
Tambem achei algo em C,mas eu conheço bem ASM,se eu for aprender o protocolo ps2 e ainda estudar C,quando finalizar o projeto ja não vai mais existir ps2...hehe.
Sei que a melhor forma de bootar é enviar AA(Poweron ok)com o bit de paridade errado e esperar o Pc indicar que a paridade esta errada,então neste momento envia-se o comando corretamenet(AA).
vtrx
Dword

Voltar para PIC