Controle de bombas

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Controle de bombas

Mensagempor lafourcade » 15 Mar 2008 11:47

Oi

Estou desenvolvendo um contador de quantidade de gasolina abastecido por uma bomba de combustível em um carro usando um PIC. Eu quero medir a quantidade de combustível que foi colocado no carro, e enviar , via 485, para uma outra placa que se comunica com um computador. Esse armazena os dados em um banco. Tem algumas bombas de combustível comerciais que mandam informação usando uma saida de “loop de corrente”. Eu não entendi que tipo de sinal é esse. A princípio eu pensei se tratar de 485 mas pelo jeito não é. Alguém sabe do que se trata? Qualquer informação é bem vinda.

Obrigado
lafourcade
Byte

Mensagempor ivan » 16 Mar 2008 02:03

Essa informação em "loop de corrente" não é o protocolo Hart?
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor Augusto » 16 Mar 2008 20:49

Loop de corrente é muito usado em instrumentação para leitura e acionamento no campo. Geralmente a faixa é 4mA = 0% e 20mA = 100%
Uma aplicação por exemplo .... Medir um nível de um tanque : 0 litros = 4 mA e 1000 litros = 20mA usando um sensor de nivel que dê uma saída em corrente . Por isso chama-se loop de corrente pois se o fio do instrumento romper a corrente não fica em 4 mA caindo para 0 mA e com isso vc pode gerar um alarme do instrumento de medição de nível do tanque em questão..... estou a disposição para qualquer dúvida ...
Augusto
Bit

Mensagempor ivan » 16 Mar 2008 21:07

Pois é, o protocolo Hart além de trabalhar com 4mA - 20mA tb envia dados. Assim é possível mandar além da qtde de combustível, enviar por ex: o valor a ser cobrado para uma central(PC) onde fica conectada a maquina de cartões de débito/crédito, reprogramar o custo do litro, etc...
Tem um posto aki perto que funciona deste modo.
"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." (Albert Einstein).
ivan
Word

Mensagempor lafourcade » 17 Mar 2008 07:52

Opa!
Muito legal, ajudaram muito. Fiquei com algumas dúvidas: Para medir nível... Tranquilo. Transformo corrente em tensão, amplifico se necessário e meço com o PIC. Mas pra transmitir dados? Não é uma comunicação serial, então? É baseada em nível de tensão? Tem algum material Ivan? Pode me dar uma ajuda inicialmente?

Obrigado
lafourcade
Byte

Mensagempor ivan » 17 Mar 2008 10:39

Só trabalhei com equipamentos que são Hart compatíveis, nunca precisei montar um hardware para falar com um equipamentos dêsses, mas se êsse for o seu caso vc vai precisar de um modem Hart.

Material sobre Hart(português)
http://www.cpdee.ufmg.br/~seixas/Pagina ... s/Hart.pdf

Modem Hart OEM
http://www.microflx.com/InLinkModem.htm
ivan
Word

Mensagempor lafourcade » 24 Mar 2008 08:46

Obrigado ivan.
lafourcade
Byte

duvida

Mensagempor tecman » 27 Mar 2008 09:30

o que vc esta usando para medir a quantidade sensor ultrasonico ???vamos trocar ideias
tecman
Byte

Mensagempor lafourcade » 27 Mar 2008 15:13

não cara, eu leio uma frequencia que a bomba de combustivel gera quando ta abastecendo. acontece que algumas bombas ja mandam a infrmação por um canal serial usando um protocolo que eles chamam de loop de corrente.
lafourcade
Byte

Voltar para PIC