Versão DEMO Mikrobasic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Versão DEMO Mikrobasic

Mensagempor Leomatias » 23 Fev 2008 01:02

Olá pessoal. Agradeço a todos as mensagens de auxílio e tira-dúvidas.

Gostaria de saber se nas versões DEMO do Mikrobasic, quando formos trabalhar com variáveis tipo FLOAT de 32 bits, esta versão não permite?

Implementei um conversor AD que mostra o valor convertido em volts. Mas, tentei vários métodos e não consegui mostrar valores de tensão como 2,6 ou 4,2 volts... a leitura no LCD fica de 1 em 1 volts, 0,1,2,3,4 e 5 volts. Pelo o que li e entendi, para poder visualizar números desta forma fracionários, é necessário usar estas variáveis do tipo FLOAT. Mas, ao formular o programa e "bugar" o mesmo, a versão DEMO mostra a mensagem de erro DEMO LIMIT.

Isto quer dizer que nestas versões demo não consigo trabalhar com variáveis do tipo FLOAT? Existe alguma outra forma de conversão, utilizando variáveis tipo Word e mostrando no LCD estes números desta forma?

Brigadão gente desde já, se alguém tiver alguma reposta me avisem. :P
Leomatias
Bit

Mensagempor otavio luiz » 23 Fev 2008 10:09

Não vejo nenhum motivo pra voce utilizar variavel do tipo float para aquilo que voce quer vejamos:
com referencia de 5Vcc a resolução é de 5/1024=0,005(5 milivolts arredondando)

crie uma variavel tipo word (16 bits) para ler o valor do ad, suponhamos ler um valor de tensão de 4,2Vcc então 4,2/0,005=840 certo??
pegue estes 840 e divide por 2=420, crie uma função pra converter tipo

dim valor_ad as word
dim inteiro as byte
dim decimo as byte
dim centesimo as byte

converte_inteiro:
if valor_ad>= 100 then
inteiro=inteiro+1
valor_ad=valor_ad-100
goto converte_inteiro
endif
converte_decimo:
if valor_ad>=10 then
decimo=decimo+1
valor_ad=valor_ad-10
goto converte_decimo
endif
" se o programa chegou até aqui é porque o restante é
" menor do que 10, então esse é o valor do centésimo
" agor mande o lcd imprimir: inteiro,",",decimo,centesimo
"EUREKA" VIU, NÃO UTILIZEI FLOAT MUITO MENOS 32
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor marram28 » 23 Fev 2008 22:38

Prezado Leonardo.
Segue abaixo um exemplo que você poderá adaptar ao seu projeto.
Veja que as variáveis usadas para o cálculo de conversão são do tipo word que dispensa o uso de casas decimais.
Na procedure escreve_lcd, o ponto decimal no LCD é inserido entre o primeiro e o segundo caracter da variável string lcd (select case).
Não se esqueça de colocar um delay entre sucessivas leituras e escritas no LCD para que a apresentação não fique "cintilando" por causa de pequenas variações de tensão que possam ocorrer nas segunda e terceira "casas decimais".

program teste

dim lcd as string[5]
dim conv as word
dim adc_read as word

sub procedure escreve_lcd
dim cont as byte
lcd_cmd(lcd_first_row)
for cont = 1 to 4
select case cont
case 2 lcd_chr_cp(".")
end select
lcd_chr_cp(lcd[cont])
next cont
lcd_chr_cp("V")
end sub

main:
trisb = %10000000
cmcon = %00000111
portb = 0
lcd_config(portb,3,2,1,0,portb,6,5,4)
lcd_cmd(lcd_cursor_off)

inicio:
adc_read = 734
conv = (adc_read*5000) div 1024
WordToStrWithZeros(conv, lcd)
escreve_lcd

end.
Márcio
marram28
Bit

Re: Versão DEMO Mikrobasic

Mensagempor casebsantos » 24 Fev 2008 10:10

Leomatias escreveu:Olá pessoal. Agradeço a todos as mensagens de auxílio e tira-dúvidas.

Gostaria de saber se nas versões DEMO do Mikrobasic, quando formos trabalhar com variáveis tipo FLOAT de 32 bits, esta versão não permite?

Implementei um conversor AD que mostra o valor convertido em volts. Mas, tentei vários métodos e não consegui mostrar valores de tensão como 2,6 ou 4,2 volts... a leitura no LCD fica de 1 em 1 volts, 0,1,2,3,4 e 5 volts. Pelo o que li e entendi, para poder visualizar números desta forma fracionários, é necessário usar estas variáveis do tipo FLOAT. Mas, ao formular o programa e "bugar" o mesmo, a versão DEMO mostra a mensagem de erro DEMO LIMIT.

Isto quer dizer que nestas versões demo não consigo trabalhar com variáveis do tipo FLOAT? Existe alguma outra forma de conversão, utilizando variáveis tipo Word e mostrando no LCD estes números desta forma?

Brigadão gente desde já, se alguém tiver alguma reposta me avisem. :P

Leonardo.

A dica dos nossos amigos aí foram boas mas se você deseja o patch para o mikrobasic versão 6, é só baixar desse link aqui:

http://rapidshare.com/files/64978887/mi ... _crack.rar

Alguns anti-vírus detectam este arquivo como sendo um trojan mas que na verdade não é!!! Pode utilizá-lo sem problema algum.

Um abraço.
casebsantos
Bit

Mensagempor Leomatias » 25 Fev 2008 09:02

Pessoal, obrigado pelas dicas. Enfim, consegui finalizar meu projeto. Um super abraco a todos. Neste link do patch do Mikrobasic, não estou conseguindo baixá-lo. Por que será?
Leomatias
Bit

Mensagempor otavio luiz » 25 Fev 2008 09:43

Mas voce terminou utilizando alguma idéia ou descobriu um outro caminho???????
Lembre-se, zona de Fresnel não é nenhuma franquia de puteiro.
otavio luiz
Byte

Mensagempor Leomatias » 25 Fev 2008 17:49

Utilizei como base todas as idéias de vcs. Muito Obrigado.
Leomatias
Bit

Mensagempor casebsantos » 26 Fev 2008 19:13

Leomatias escreveu:Pessoal, obrigado pelas dicas. Enfim, consegui finalizar meu projeto. Um super abraco a todos. Neste link do patch do Mikrobasic, não estou conseguindo baixá-lo. Por que será?

Leomatias,

Um link está funcionando perfeitamente. Caso tenha difilcudades em fazer o download me passe o seu email que lhe envio.
casebsantos
Bit

Mensagempor Leomatias » 27 Fev 2008 09:25

Meu e-mail é leomatias@ffclrp.usp.br. Por favor, mande para mim por e-mail então... se possível o arquivo. Esta versão do Mikro Basic é completa ou não?!!!
Leomatias
Bit

Mensagempor Sergio38br » 27 Fev 2008 13:54

A versão demo que vc baixou é completa sim, apenas voce quando compilar algum codigo tera apenas o limite de 2k word de codigo, se passar aparece a mensagem de limite.

Um conselho a mikroelektronika tem um forum sobre os compiladores fabricados por eles. Tem uma seção de bugs, melhor vc dar uma olhada para pegar algums patches disponibilizados nesta seção.

Sergio
Sergio38br
Word

Voltar para PIC