Simulação de Timer no MikroC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Simulação de Timer no MikroC

Mensagempor lpagano » 20 Fev 2008 22:22

Pessoal,

Estou simulando no MikroC (usando o Watch) um programinha que carrega o timer 0 do 18F452 e quando dá o flag de estouro acende um led. Acontece que na simulação com a janela Watch aberta o programa carrega o timer 0 com o valor especificado e depois o timer 0 fica intacto, sem mudança desse valor e com isso o programa fica num loop infinito e não sai do lugar.

O MikroC está com o Project Setup em Release e Software Simulation. Já tentei outras combinações mas também não dá certo.

O programa funciona normalmente quando eu gravo o PIC, mas na simulação do MikroC o timer mostrado no Watch parece que fica travado em um único valor. Isso acontece tanto em 8 quanto 16 bits.

Alguém pode me ajudar nessa?

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor Sergio38br » 21 Fev 2008 08:03

qual versão que vc esta usando do Mikroc

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor Sergio38br » 21 Fev 2008 08:15

Lido do manual do MikroC

....
Note: Software PIC Simulator simulates the program flow and execution of instruction lines, but it cannot fully emulate PIC device behavior (it doesn’t update timers, interrupt flags, etc).

No bom Português, ele não suporta algumas coisas em modo de simulação,

Retirei do manual na secção downloads da MikroElektronika

Abraços

Sergio
Sergio38br
Word

Mensagempor andre_luis » 21 Fev 2008 08:46

Sergio,

Realmente, pensando bem isso faz sentido sim, mas somente nos casos em que a fonte de clock seja externa, pois sua cadencia seria assincrona à do Program Counter do microcontrolador; é esse o caso do seu programa, lpagano ?

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor ze » 21 Fev 2008 09:09

caras, a que âmago chegaram!! tudo a ver!
mas, ipagano, pra ver o timer rodar e seu led acender (se o mikroc não der conta) veja se é valida a sugestão de importar seu .hex no mplab. ele tem um analisador lógico que pode ser uma alternativa ao simulador de hw (led).
ou apele pro proteus.
abrç
ze
Dword

Mensagempor lpagano » 21 Fev 2008 11:38

Pessoal,

Realmente agora está explicado. Obrigado ao Sérgio38br pela dica. Eu tinha procurado alguma coisa no manual ontem mas não achei essa frase.
Outro colega tinha me falado sobre importar o .hex para o MPLAB e verificar. Vou ver se consigo isso ainda hoje.

Vamos esperar que nos próximos updates do MikroC uma solução para isso.

Valeu!
lpagano
Byte

Voltar para PIC