Como controlar ate 4 motores de ate 1.5A?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como controlar ate 4 motores de ate 1.5A?

Mensagempor andreihirata » 12 Fev 2008 18:43

Caros amigos.Sou novo aqui no forum e gostaria de uma grande ajuda.
Tenho um trabalho de faculdade que tenho que controlar até 4 motores, sendo que cada um deles funciona a 6V e gera 1.4A quando em funcionamento.
Oque vou precisar seria assim
Quando eu pressiono um botao.digamos no pino RBO no pic, ira disparar a bomba 1 e no RB1 a bomba 2 e assim por diante.Estou usando o PIC 18F2550.
Se alguemn pudesse recomendar um driver,uma montagem e ate mesmo um programa em C++ eu ficaria agredecido.
Ou qualquer outra solucao
Eng Andrei Hirata
andreihirata

Mensagempor phophollety » 12 Fev 2008 19:32

Procure sobre:

Reles, transistores FET e Transitores Bipolares, na wikipedia tem, fora outros lugares (www.irf.com um ótimo site de um fabricante de semicondutores de potência (e outros) assim com www.fairchildsemi.com )

C++, não existe isso para PIC, não existe compilador para PIC que use POO, gasta memória demais e os recursos dos microcontroladores são limitados, se quiser C apenas procure no site da microchip sobre o C18 que é "free" mas limitado depois de 60dias (o que muda muito pouca coisa, pois só desliga a otimização de código)...

[]s

P.S. (existem alguns compiladores C++ para plataformas mais avançadas, como DSPs da AnalogDevices que usam o VisualDSP ++, onde pode-se programar em Assembler, C e C++, se interessar www.analog.com e procure a série Blackfin (a mais famosa das 4) )
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Re: Como controlar ate 4 motores de ate 1.5A?

Mensagempor Lustosa » 13 Fev 2008 03:16

andreihirata escreveu:Caros amigos.Sou novo aqui no forum e gostaria de uma grande ajuda.
Tenho um trabalho de faculdade que tenho que controlar até 4 motores, sendo que cada um deles funciona a 6V e gera 1.4A quando em funcionamento.
Oque vou precisar seria assim
Quando eu pressiono um botao.digamos no pino RBO no pic, ira disparar a bomba 1 e no RB1 a bomba 2 e assim por diante.Estou usando o PIC 18F2550.
Se alguemn pudesse recomendar um driver,uma montagem e ate mesmo um programa em C++ eu ficaria agredecido.
Ou qualquer outra solucao

Pelo o que eu entendi vc não precisa fazer controle de velocidade nem inversão do sentido desses motores, então existem boas soluções simples, como por exemplo um relé. Agora se vc estiver precisando de algo miniaturisado para sua aplicação usa um drive mosfet TC4420, ele é capaz de suprir uma corrente de pico de até 6A.
Lustosa
Bit

Voltar para PIC