Olá senhores!
Estou com o seguinte problema aqui:
Tenho um equipamento controlado por 3 microcontroladores que se comunicam serialmente, além de outra interface serial com o computador, coisa do tipo:
PC <=> A <=> B <=> C
Acontece que na tentativa de conseguir o melhor desempenho possível em cada parte do equipamento, praticamente cada canal serial opera com uma velocidade diferente, e isso nunca foi problema, até que se fez necessária a comunicação direta do "PC" com o dispositivo "C"...
A alternativa mais fácil que vejo é alterar as taxas de transmissão(em tempo de execução) para a menor delas, fazendo com que os dispositivos "A" e "B" apenas repassem o que receberem. Terminado o processo os canais seriais voltam a operar em suas velocidades normais. Algum problema em relação a isso?
Porém tive uma outra idéia maluca aqui que nunca vi em lugar nenhum e imagino que nem seja possível, mas vamos lá!
A idéia consiste em "espelhar" os pinos TX e RX dos dispositivos "A" e "B", por exemplo:
O pino RX1 de "A"(TX do PC) seria espelhado no pino TX2 do próprio "A"(RX de "B") e assim sucessivamente até que o byte enviado pelo PC chegue ao dispositivo "C" e vice-versa.
Assim eu "eliminaria" os canais seriais de "A" e "B".
Doideira né?! Eu sei...rsss
O problema é que isso toma tempo, tornando impossível o sincronismo da comunicação serial, mas minha pergunta é:
Esse processo não seria possível com clocks muito altos e taxas de transferência muito baixas? Só a título de curiosidade mesmo...
Abraços!