por leoabubauru » 08 Jan 2008 14:56
Olá, Fabio_
De fato o que o fabim comentou é verdade. E o circuito sugerido por ele faz a realimentação, o que garante a estabilidade da tensão de saída em função da variação na carga, mas, me corrija se eu estiver enganado, fabim, a alimentação do MCP4922 está sujeita ao mesmo problema de variação na allimentação, como no PIC que você comentou, não?
O AN538 da Microchip te mostra como implementar o circuito que eu sugeri. Quanto ao Ripple, ele pode ser bem reduzído quando maior a freqüência do PWM e melhor o capacitor, que deverá ser o suficiente para manter a carga. Você poderá colocar um cerâmico para filtrar alta frequência e um eletrolítico com baixo ESR, ambos em paralelo. mas isso depende de você calcular, pois só você saberá o tipo de carga e o regime de trabalho. E para melhorar a estabilidade, você pode implementar o mesmo buffer de saída sugerido pelo fabim!
Quanto ao buffer, o AN538 usa um amp-op com alimentação positiva e negativa para gerar as tensões de saida. Você pode usar uma fonte de corrente na seqûencia (com transistor, por exemplo) para conseguir os 0,5A.
Tenha cuidado com os reguladores. Todos eles tem um ruído que é inerente do componente. Uns mais, outros menos. Compare pelos datasheets e sempre use capacitores na entrada e na saída conforme orientação do fabricante.
É isso!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!