Saída 0 a 5V com ajuste MIN e MAX

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Saída 0 a 5V com ajuste MIN e MAX

Mensagempor fabio_ » 07 Jan 2008 12:08

Além de outras funções controladas pelo PIC preciso gerar uma saída analógica de 0 a 5 VDC com ajustes dos valores mínimo e máximo através de 2 trimpots.
Ex.: Talvez seja necesário colocar o valor mínimo entre 0,5V e 1,2V e o máximo entre 3,8 e 4,5V.

A saída deve ter uma capacidade de pelo menos 0,5A.

Preciso de sugestões para o software e hardware.
fabio_
Byte

Mensagempor leoabubauru » 07 Jan 2008 17:48

Se você possuir um PIC com entrada analógica e Saída em PWM é fácil fazer:

- 1 entrada analógica para o Trimpot de MÍNIMO;
- 1 entrada analógica para o Trimpot de MÁXIMO;
- 1 saída para PWM que será filtrado por um filtro passa-baixa
- 1 Ampl-Op com ganho 1 para almplificar a corrente (Buffer de corrente)

No software você limita o Duty-Cicle com os valores Max e Min lidos das entradas analógicas...

Ajuda?
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
Ô negocim bunitim essa tal eletrônica de barco!
leoabubauru
Byte

Mensagempor fabim » 07 Jan 2008 18:02

gente né por nada não.
mais um MCP4922 com 2 X12bit out 2.7 to 5.5V.. R$6,50....

SPI barrudão, facil de conversar com ele.

agora com pwm... filtro passa baixas, amp/op com fator 0.7 em 4..
isso pra conseguir um riple bem baixinho..

larga mão..

ó que moleza.
le pot1 le pot2... manda dac1,2.. pronto..

á mais o AD do PIC é 10 bits!!! aff.. quem perguntar isso e não souber uma regrinha simples eu mato.. coloco pra trabalhar com funcionario para assuntos inuteis do jean..rsrs

bração fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 08 Jan 2008 09:46

leoabubauru,

quais os valores do resistor e do capacitor voce aconselha?
qual a frequencia do PWM?

Estou achando meio complicado o buffer com operacional pois preciso da saída com capacidade de 0,5A.

fabim,

Um DAC foi a primeira idéia que eu tive, o problema é a corrente de saída. O MCP4922, por exemplo, tem capacidade de 25mA e eu preciso de 0,5A.

agradeço as respostas.
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 08 Jan 2008 10:12

bom se o problema é esse. não seja por isso

http://www.proenergysafety.com.br/arqui ... /saida.jpg

fabim..
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 08 Jan 2008 10:25

valeu fabim .....

onde eu acho o MCP4922 para entrega imediata?
quero testar o circuito o mais rápido possível.

Por que voce nao gosta da idéia do conversor DA com saída PWM?

falow.
fabio_
Byte

Mensagempor fabim » 08 Jan 2008 10:47

riple, susceptivel a ruidos e variação da alimentação do pic, precisão baixa por não haver comparação nem realimentação com referência fixa, etc etc etc etc....

DAC ou (R2R desde que tenha uma referencia com baixa variação).

e vai indo

fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 08 Jan 2008 12:26

ok fabim,

por enquanto só faltou informar onde encontro o MCP4922.
Normalmente este tipo de CI eu só encontro na Farnell, mas eles só tem para entrega em 3 semanas.

valeu.
fabio_
Byte

Mensagempor leoabubauru » 08 Jan 2008 14:56

Olá, Fabio_

De fato o que o fabim comentou é verdade. E o circuito sugerido por ele faz a realimentação, o que garante a estabilidade da tensão de saída em função da variação na carga, mas, me corrija se eu estiver enganado, fabim, a alimentação do MCP4922 está sujeita ao mesmo problema de variação na allimentação, como no PIC que você comentou, não?

O AN538 da Microchip te mostra como implementar o circuito que eu sugeri. Quanto ao Ripple, ele pode ser bem reduzído quando maior a freqüência do PWM e melhor o capacitor, que deverá ser o suficiente para manter a carga. Você poderá colocar um cerâmico para filtrar alta frequência e um eletrolítico com baixo ESR, ambos em paralelo. mas isso depende de você calcular, pois só você saberá o tipo de carga e o regime de trabalho. E para melhorar a estabilidade, você pode implementar o mesmo buffer de saída sugerido pelo fabim!

Quanto ao buffer, o AN538 usa um amp-op com alimentação positiva e negativa para gerar as tensões de saida. Você pode usar uma fonte de corrente na seqûencia (com transistor, por exemplo) para conseguir os 0,5A.

Tenha cuidado com os reguladores. Todos eles tem um ruído que é inerente do componente. Uns mais, outros menos. Compare pelos datasheets e sempre use capacitores na entrada e na saída conforme orientação do fabricante.

É isso!
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

Mensagempor fabim » 08 Jan 2008 15:01

bom..rsrsrsrsrs

zóia bem, campari as coisas.

o MCP4922 tem entrada de Vref para saida A e B..!!!!!
joga uma ref de 2,5V dividido para as duas,, certo!!!
o MCP4922 tem um Buffer na saida de X1 e "X2"..!!!

mais alguma questão ?

rs

Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 08 Jan 2008 17:52

leoabubauru, voce já montou um circuito como este?
Estou com um pouco de receio por causa do cálculo do filtro, qual frequencia do PWM será melhor e por estar sujeito a muitas variações.

Pelo que entendi até agora, usando o MCP4922 com o circuito do fabim, eu acho que o circuito ficará mais estável e com controle totalmente digital, sem contar que não precisarei preocupar se a carga vai variar ou não, desde que obedeça o limite de corrente dos transistores. Favor me corrigir se estiver errado.

Eu consegui o MCP4921 na Farnell hoje, R$ 7,00, já que o fabim não quiz dizer onde consegue o 4922 por R$ 6,50 ... rsrsrsrs. assim que chegar eu farei os testes e postarei o resultado.

Aproveitando a oportunidade para tirar uma dúvida que acabou de aparecer.

O que seria necessário modificar para que eu consiga uma saída de 0-24V com capacidade de uns 2 a 5A?

obrigado por voces estarem me ajudando.
fabio_
Byte

Mensagempor leoabubauru » 08 Jan 2008 21:47

Fábio...

Já montei sim, mas eu não precisava de tanta corrente assim e usei frequência de 40kHz. Mas se já comprou o conversor, desencana. Siga a sugestão do fabim (apenas atente para o tempo de resposta da comunicação e conversão - 4us - embora eu não creia que isso seja impedimento para a maior parte das aplicações). Os componentes, como já disse, você precisará calcular para sua aplicação específica...

Para variar a tensão de saída, você poderá colocar seletores no amp-op para ajustar o ganho desejado.

fabim: Acho que não me expressei direito, rsrsrs Eu me referia ao fato de você colocar os dois reguladores no Vref. foi essa a "alimentação" (hehehe) que falei. Apenas o fato do ruido dos reguladores sem filtro (curiosidade: pq 2 em série?) poder gerar uma oscilação que poderia, eventualmente, ser amplificada pelo conversor, que também possui seu próprio nível de ruido.

Me desculpe a confusão com a "alimentação"...
Tento, tento e tento...
Me arrebento!
Também bato!
leoabubauru
Byte

Mensagempor fabim » 09 Jan 2008 07:46

seguinte, 7805 que se preze com 5mA de carga a tensão em sua saida fica entre 4,9 e 5.1V, o 1N4007 com +/- 5mA seu DDP vaira coisa de 0.5 a 0.7V, peguei uma média dos dois.
intão chutando o pote, 7805/4.9+1n4007/0.7V=~5.6V.
O meu chará disse que precisava entre 0 e 5V, o BC548 dependendo do fabricante tem VBE de 0.4 a 0.7V, esse 1N4007 embaixo do 7805 é exatamente pra suprir esta tensão diferencial.

agora a diferença de ganho e VBE do bc548 X tensão da saida do MCP, é corrigida pelo LM358 em formado de PID com realimentação positiva.

Morou a jogada?

esse 7805 na VREF dos MPC poderia ser uma REF de 4.096V,2.048,2.5V

foi apenas sujestivo,,,,, pra aprender os caras tem que bater a cabeça também né.rsrs

Se for tudo de bandeja, o novo amigo some aqui do forum e a eletronica fica desenteressante... Fazendo isso eu coloco uma bola de ferro nas canéla dele.kkkkkk

braço
Fabim
Mano, ve só.
fabim
Dword

Mensagempor fabio_ » 09 Jan 2008 08:54

leoabubauru,

voce usou o filtro indicado no AN538 ou o resistor e capacitor ficaram com valores diferentes?

Voce sabe dizer porque no AN538 o filtro tem 2 estágios RC?

eu pensei em testar a sua idéia enquanto o DAC chega, só estou meio confuso com o filtro pois ainda não tenho muito conhecimento em sinais analógicos. A vantagem que vi nela é usar menos componentes, além disso, eu ainda terei que estudar a comunicação I2C com o MCP4922 pois será a primeira vez que implementarei este tipo de comunicação.

Com relação à saída com 0-24V eu exagerei um pouco com os 5A, fiquei meio empolgado com a idéia, kkkkkkk. Precisarei de no máximo 1,5A. Ela seria para comandar a solenóide de uma válvula proporcional. Tenho uma aplicação que utiliza uma rede R2R com 8 resistores e 4 relés para conseguir 16 steps. Pensei em substituir por este circuito para redução de espaço e aumentar a vida útil pois não teria partes mecânicas no circuito.

Achei que se eu simplesmente mudasse a alimentação de 5,7V do circuito do fabim por 24,7V eu já teria este resultado. Além de trocar os transistores, é claro. Até hoje não conseguir entender direito como a realimentação nos operacionais e transistores mantém a tensão de saída constante com a variação da carga.

valeu.
fabio_
Byte

Voltar para PIC