Balanceador

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Balanceador

Mensagempor shhadowzone » 04 Jan 2008 10:20

Bom Dia,
Alguem por aqui sabe ou tem alguma informaçao sobre algoritimos para balanceamento de rodas de veiculos, ou como funciona :?: .
shhadowzone
Bit

Mensagempor tcpipchip » 04 Jan 2008 13:24

PID? PI? FUZZY? Ou IF THEN....
tcpipchip
Dword

Mensagempor andre_luis » 04 Jan 2008 14:06

Nâo é por medição direta da amplitude ?

Não creio que seja complicado. Pelo menos onde faço, o cara usa uma maquina ( que deve possuir um encoder ) que acha o ponto onde se deve aplicar um contra-peso, que deve ser função da amplitude medida.
( a menos que já exista algum processo automatizado para aplicacao deste peso )

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor phophollety » 04 Jan 2008 14:43

Já vi fazerem com um encoder simples e um LVD (ou piezo), fixe o piezo num certo ponto.

A Acelaração centrífuga do ponto mais pesado tenderá a levar o pneu para uma tragetória fora do pneu, certo (ser arremessado), quando este ponto passar pelo sensor ele "vibra" e saberá o ponto da roda a partir de uma marcação em graus no eixo, pronto, a partir da referência só mostrar para o usuário...

O que é mais pentelho (e eu acho que é o que você quer fazer) é saber quanto de massa adicionar no ponto oposto, certo!?

Bom, para tal pq não faz um diagrama do corpo livre e veja como os vetores interangem, acho que Fc = MV^2/2 já resolve muita coisa, neste caso...

[]s
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor phophollety » 06 Jan 2008 19:31

Então, eu tava pensando..

Existe um certo "equílibrio no desbalanceamento" pq abstraindo um pouco, pensando que a roda é um infinito de pontos com uma mesma massa, por exemplo, mas em uma certa região há mais deles do que em outra, no girar da roda cada ponto que tem sua massa exerce uma força centrípeta ( http://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_centr%C3%ADpeta ) e cada uma é um vetor, vetores se somam...

Então teremos na roda um ou mais pontos desbalanceados que tem diferentes forças ao girar, uma solução é referenciar a roda, fazendo amostras de todo o perímetro (por exemplo 360 amostras por volta) terá como localizar a força naquele ponto, para tal, tem que medir esta força e subtrair do angulo 180, para o usuário adicionar mais massa no ponto oposto, extinguindo assim está força.

No final, nem vai precisar fazer contas, só balancear uma por vez...
"3 minutes of boring code review means 3 hours less fixing LSD (Little Stupid Detail)" Dr. Mike Smith
"Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca e moverei o mundo" Arquimedes
"Quando vejo um Alfa Romeo passar eu tiro o meu chapéu" Henry FORD.
phophollety
Dword

Mensagempor vibrex » 06 Jan 2008 22:20

Realmente vc esta certo: deve-se referenciar o ponto zero e avaliar a maior amplitude. O tempo decorrido é convertido em graus e a partir dai é so colocar ou retirar massa 180 graus em oposição. Deve-se fazer nova medida para avaliar se foi suficiente. Existem cartas de correção para indicar a quantidade de massa. Esse procedimento é utilizado em balanceamento de aeronaves.
vibrex
Nibble

Voltar para PIC