Ruidos!? provocando reset em pic F877A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Mensagempor Vonnilmam » 08 Dez 2007 18:37

Alguem pode me dar uma "Luz", estou com um problema esquisito, trata-se de um projeto onde utilizo quase todas os perifericos internos do F877A, A fonte de alimentação é muito bem filtrada e os terras analogicos e digitais são bem definidos, ...

O problema acontece quando o circuito esta ligado e liga-se um interruptor de luz por exemplo, e esse click reseta o pic, é como se houve-se um ruido emitido por RF ou alimentação da fonte que atormenta-se a estabilidade do circuito....Já fiz varias tentativas sem susseso, a saber a fonte usa retificação em ponte completa com 4 diodos e regulador de tensão LM7805...Se alguém tiver sugestões fico desde já muito agradecido....

Muito obrigado,

Von
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Mensagempor vibrex » 08 Dez 2007 23:54

Utiliza o filtro de EMI e um varistor na entrada da sua fonte de alimentação. O filtro de EMI é composto de um elo de ferrite com 2 ou 3 voltas de fio.
vibrex
Nibble

Mensagempor MOR_AL » 09 Dez 2007 07:17

Olá Vonnilmam.

Tem um Fórum que discutiram sobre problemas de IEM em PIC. Ele também resetava. Acesse o link a seguir.

http://www.forumnow.com.br/vip/mensagen ... 25&nrpag=1

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor jack sparrow » 09 Dez 2007 22:33

Tente colocar um diodo 1N4148 e um capacitor de 100KpF, bem próximos ao PIC do 5V para o terra.
jack sparrow
Bit

Re: Ruidos!? provocando reset em pic F877A

Mensagempor jrmanke » 10 Dez 2007 11:33

Tenta colocar um filtro RC na alimentação e no MCLR do PIC
R= 1ohm C=~ 470pF..
caso não tenha sucesso altere o capacitor para um valor maior ou menor..

ATT

Johnny
Johnny Ricardo Manke

Blumenau - Santa Catarina
jrmanke
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 10 Dez 2007 11:42

coloque o pino MCLR direto na alimentação sem passar por menhum resistor ou diodo e um capacitor de 100nF bem proximo do pino....

Fassa um teste desative o BODEN...
LeandroPIC
Byte

Mensagempor fabio_ » 11 Dez 2007 00:00

esse foi uns dos primeiros problemas que tive com os PIC quando comecei a trabalhar com eles a uns 4 ou 5 anos.

Até hoje utilizo um resistor de pull-up no MCLR de 1K por causa do ICD, caso seja necessário alguma alteração nos projetos já desenvolvidos (com 10K o ICD não funciona nem a pau) e o básico, um capacitor de 100nF o mais próximo possíveis dos pinos de alimentação de TODOS os CIs. Também uso um cap. eletrolítico na fonte de no mínimo 4700uF.

Nunca mais tive esse problemas.

falow.
fabio_
Byte

Mensagempor lpagano » 11 Dez 2007 13:37

Estou com exatamente o mesmo problema e me passaram a mesma dica(mas ainda não implementei). Foi a colocação do capacitor de disco cerâmico de boa qualidade entre o pino MCLR e o terra, o mais próximo possível do pino MCLR.
Eu tinha problemas piores com isso. Quando eu tirei o cabo que liga a placa ao gravador usando o ICSP, esse problema foi minimizado mas não eliminado.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor fabio_ » 13 Dez 2007 14:07

O único componente que coloco no pino MCLR é um resistor pull-up de 1K.
Os capacitores de 100nF eu utilizo nos pinos de alimentação.
fabio_
Byte

Mensagempor MOR_AL » 14 Dez 2007 00:07

Olá Vonnilmam!

As respostas postadas aqui lhe auxiliaram em alguma coisa?

Dê um retorno para sabermos se fomos úteis.
Com sua resposta também poderemos adquirir mais experiência.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Solução

Mensagempor Vonnilmam » 15 Dez 2007 20:17

Agradeço a todos,

Me desculpem, se demorei para retornar...Saibam que sou grato por todas as dicas....

Com certeza...foi resolvido,

O problema é que eu utilizo o pic 877a e tenho dois tipos de terra, digital e analogico, pois bem, fiz uma fonte separando bem os terras e juntando-os no capacitor da fonte, o meu erro foi que eu liguei a seção do cristal ao terra analogico, enquanto o mesmo deveria ser ligado ao terra digital, esse fato levou a um diferencial de tensão entre terras produzindo o reset do pic...

Vale a dica que se voce utilizar uma seçao digital e uma analogica, o ideal é sempre isolar os terras, unindo-os num ponto unico no capacitor da fonte...

Obrigado a todos,
Von
VonNilmam "Assembler" e agora "C"
Vonnilmam
Byte

Voltar para PIC