Como medir corrente eletrica no pic

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como medir corrente eletrica no pic

Mensagempor dlincon » 20 Nov 2007 10:32

Estou desenvolvendo um projeto e preciso medir constantemente a rede eletrica e mostrar a tensão e corrente que esta circulando na malha medida pretendo usar o 16f877 e sua entrada analogica para fazer a conversão, mas para isso preciso pegar uma amostra da rede eletrica e a corrente? como vou calcular? pensei em usar um fio de cobre em serie e pegar a tensão que estara em sua estremidades por causa da sua resistencia interna, mas para isso teria que introduzir o medidor em serie com o circuito, eu queria medir sem a nescessidade de introduzir o medidor fisicamente no circuito como por exemplo usando indução. gostaria de uma de voces para ver qual e como e a melhor solução

Valeu!!!
dlincon
Bit

Mensagempor ze » 20 Nov 2007 12:47

já fiz algo como isto que voce disse: medir a tensão nas extermidades do fio. mas para isolar liguei a um trafo (de ferrite:pequeno) 1:1 e do lado do "secundário" liguei à diodo ideal com amplifificador operacional (o mesmo circuito de multímetros). Consegui medir correntes AC de até 70A com relativa precisão. Mas tive que linearizar no sw. O sinal foi captado entre +-10cm do cabo. O sensor por indução iria encarecer de+de+de+de+.

Era na época do apagão. O sistema tinha que medir o consumo doméstico e avisar se fosse ultrapassar do estabelecido em um mês. Acabou não vingando.
Dica p projeto. Aceito Royalites.

infelizmente não tenho os esquemas no papel. tinha feito em papiro e desmanchou.

:D

Quiçá tenho os fontes.
ze
Dword

Mensagempor avcasella » 20 Nov 2007 13:14

Procura no google:

current transducers hall effect lem

vai encontrar diversos sensores prontos para esta aplicação, é só ligar a saída na entrada do seu conversor A/D.
avcasella
Bit

Re: Como medir corrente eletrica no pic

Mensagempor jvanderleym » 20 Nov 2007 21:09

dlincon escreveu:Estou desenvolvendo um projeto e preciso medir constantemente a rede eletrica e mostrar a tensão e corrente que esta circulando na malha medida pretendo usar o 16f877 e sua entrada analogica para fazer a conversão, mas para isso preciso pegar uma amostra da rede eletrica e a corrente? como vou calcular? pensei em usar um fio de cobre em serie e pegar a tensão que estara em sua estremidades por causa da sua resistencia interna, mas para isso teria que introduzir o medidor em serie com o circuito, eu queria medir sem a nescessidade de introduzir o medidor fisicamente no circuito como por exemplo usando indução. gostaria de uma de voces para ver qual e como e a melhor solução

Valeu!!!

Boa noite, Colega.

Estou lhe enviando o contato do vendedor de transdutores de efeito Hall no Brasil da LEM.

José Eduardo Antonio

Diretor Comercial

AMDS4 - Imp. Exp. e Com de Equip. Elétricos Ltda.

Rua Doutor Ulhôa Cintra, 489, Centro

13800-061 - Moji Mirim - São Paulo

Brasil.

Fone:- 55 19 3806.1950/8509

Fax:- 55 19 3806.8422

E-mail:jeduardo@amds4.speedycorp.com.br

Espero que tenha ajudado.

Sds
Vanderley
jvanderleym
Bit

Mensagempor dlincon » 21 Nov 2007 07:14

muito obrigado pelas dicas, vou fazer o teste com o fio e ver se vai atender, se ficar puco preciso vou fazer por indução

Obrigado..
dlincon
Bit

Mensagempor xultz » 21 Nov 2007 07:40

A Allegro está com uma linha de componentes para medição de corrente que é muito interessante para medir corrente da rede, e fica muito mais barato que um LEM.
No site da Microchip também tem uma App Note mostrando tudo como fazer um relógio medidor de energia. Mais mastigado que isso, impossível.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Carlão » 23 Nov 2007 15:48

O mais simples ainda acho que é usar um transformador de corrente - TC (se for para medir CA). Veja no site: www.toroid.com.br
Eles tem soluções prontas para isso. Pede para te enviarem também o esquema do circuito transdutor, para casar o TC com o PIC. Dá pra medir a partir de uns 10mA com boa linearidade.
Tem TC a partir de R$ 10, depende do tamanho e corrente.
Carlão
Bit

Voltar para PIC