Alimentação do pino AD com queda de tensão

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Alimentação do pino AD com queda de tensão

Mensagempor ricks_and » 26 Out 2007 14:38

Boa tarde pessoal,

Estou fazendo um projeto da faculdade onde utilizo 4 portas A/D do PIC16F876, sendo uma delas a referência para o PWM, mas oq está acontecendo é o seguinte:

Quando mando a referencia de 0-5V ao pino (ref PWM), essa tensão cai, tipo, 5V cai para 1,2V, a fonte não é fraca da referencia, ela vem da placa de aquisição de dados do LABVIEW, estou achando que necessito desabilitar os Pulldown do PIC, esta minha afirmação estaria correta??

Se estiver correto a desabilitação do pulldown, como ficaria o código em C na linha de programa?
:?:
Espero que possam me ajudar..

Abração a todoss.
ricks_and
Bit

Mensagempor Doglao » 26 Out 2007 15:02

esta habilitada a funcao de pwm neste pic? voce esta seguro que esta como entrada este pino de referencia e nao como saida?
null
Doglao
Byte

Mensagempor ricks_and » 26 Out 2007 15:19

sim, esta funcionando corretamente, mas acho q esta habilitando o resistor de pulldown interno drenando corrente manja? mas nao sei c ta relacionado a programação direta aos AD´s.

Se eu colocar a fonte do PC por exemplo, ela funciona corretamente, variando de 0-5V de referencia e 0 a 100% o PWM, medi com osciloscopio e esta correto... so preciso desta ajuda da queda mesmo.
ricks_and
Bit

Mensagempor MOR_AL » 27 Out 2007 08:12

Olá ricks_and.

Pelo que eu estou entendendo do seu comentário, parece que você está usando o valor médio da tensão da saída do PWM, como seu sinal de referência para o CAD do PIC. É isso que você está fazendo?
Você pode estar confundindo sua referência de tensão para o CAD, que é um valor fixo (e geralmente de +5,00V) com o seu sinal amostrado a ser enviado para a entrada do CAD (valor médio da tensão do trem de pulsos do PWM).

Dê um retorno.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Mensagempor ricks_and » 27 Out 2007 12:49

Criei um blog pra termos uma idéia do que estou falando, entrando lá vocês vão ver que a forma de onda está perfeita, tanto na simulação, tanto no proto board... só que quando mando esta referencia de 0-5Vcc da placa de aquisição da National Instruments (LABVIEW) esta tensão cai, assim a resolução do meu PWM fica louco, perde o range de 0-100%.

http://ricardand.blogspot.com/

abraxxx
ricks_and
Bit

Mensagempor MOR_AL » 28 Out 2007 09:53

Olá ricks_and.

Tenho algumas colocações sobre o seu caso:

1 - Geral. A tensão de referência É QUASE SEMPRE UM VALOR CONSTANTE E COM A PRECISÃO COMPATÍVEL COM O NÚMERO DE BITS DO SEU CONVERSOR AD.

2 - No PIC, seu valor é aplicado ENTRE VREF+ E VREF-, sendo que (VREF+) - (VREF-) >0. Normalmente VREF- é conectado ao terra (0V), ou por software, escolhendo dentre as opções existentes (vide manual), ou por hardware, ligando VREF- ao terra.

3 - O valor da tensão convertida (obtida em binário) é
VConvertida = Vamostrada (cc) / [(VREF+) - (VREF-)], tudo multiplicado por (11 1111 1111) (caso de uma conversão com 10 bits_.

4 - Acho que sua placa de aquisição de dados já possui um CAD, e deve possuir maior precisão do que a que você vai obter com o PIC, devido à sua tensão de referência.

5 - No esquema da figura 1. A sua tensão de referência está negativa, o que é um erro.

6 - No esquema da figura 2. A sua tensão de referência é zero, o que não é um erro, mas o valor convertido é sempre zero.

7 - No esquema da figura 3. A sua tensão de referência NÃO É 5V, conforme dito.

MOR_AL
"Para o triunfo do mal só é preciso que os bons homens não façam nada." Edmund Burke.
"Nunca discutas com pessoas estúpidas. Elas irão te arrastar ao nível delas e vencê-lo por possuir mais experiência em ser ignorante". Mark Twain
MOR_AL
Dword

Re: Alimentação do pino AD com queda de tensão

Mensagempor Bakuri » 30 Out 2007 12:32

ricks_and escreveu:Boa tarde pessoal,
... Quando mando a referencia de 0-5V ao pino (ref PWM), essa tensão cai, tipo, 5V cai para 1,2V, a fonte não é fraca da referencia.....

Salve MOR_AL!!!
Não olhei muito o projeto, mas se a fonte não esta arriando a queda de tensão ocorre na onde? Qual o valor do potenciômentro?
Bakuri
Bit

Mensagempor ricks_and » 08 Nov 2007 13:37

rapaziada... problema resolvido... realmente tem que levar em consideração os AD´s como entrada, pensei pelo fato de estar utilizando as entradas AD´s (habilitadas) esta passaria obrigatoriamente como entrada, erro meu, pois tenho que configurar como saída.

agradeço a todos a ajuda...

abração a todos.
ricks_and
Bit

Voltar para PIC