Dúvida na ligação do pino MCLR no PIC

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Dúvida na ligação do pino MCLR no PIC

Mensagempor lpagano » 29 Out 2007 21:38

Galera,

Seguinte, já vi vários exemplos de vários projetistas e da Microchip quanto à ligação do pino MCLR nos 5Vdc. No exemplo da Microchip para se fazer um ICSP eles pedem para acrescentar um diodo em série com um resistor entre o 5Vdc e o MCLR, o que também acontece na apostila do prof. Vidal. Em outros projetos da Microchip e também projetos pegos na internet, só vejo o resistor entre o 5Vdc e o MCLR (sem o diodo).
Na minha opinião eu deixaria somente o resistor no pino MCLR, sem o diodo, já que no meu projeto (com o diodo 1N4007 e resistor de 10k num PIC 16F877A), quando eu ligo a TV, lâmpada fluorescente compacta ou o nobreak do micro, às vezes o PIC "reseta". Quando não tinha diodo não tinha esse problema.

Será que a queda de 0,7V no diodo ou a capacitância da junção do mesmo pode influenciar alguma coisa? Qual seria a configuração mais recomendada?

Valeu!!!
lpagano
Byte

Mensagempor Doglao » 29 Out 2007 23:15

Nao sei se estou errado mas vai ai minha opniao: o diodo que voce esta usando eh um diodo retificador ele nao eh tao rapido como um 1n4148 que acho que seria o ideal, troca ele por este ultimo citado eu nunca usei diodo pois nunca necesitei ainda entao eh uma opniao somente.
null
Doglao
Byte

Mensagempor ze » 30 Out 2007 07:40

+ 1 motivo: resets esporádicos em função de ruídos externos podem ocorrer quando o capacitor de reset está ligado ao terra longe do pino terra do chip. seria interessante ter uma ligação exclusiva do pino reset ao pino gnd do chip. mas, prá que serviria o diodo msm? nunca usei isto não, siô.
ze
Dword

Mensagempor fabim » 30 Out 2007 08:37

in momento.. ki oce desliga a alimentação "tendo um resistor de carga"! pindurado em pull down, o 1n4148 ajuda o resistor do mclr a descarregar o capacitor de filtragem.

fabim
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2007 10:24

O datasheet é claro quanto a isso:

14.4 MCLR
PIC16F87XA devices have a noise filter in the MCLR
Reset path. The filter will detect and ignore small
pulses.
It should be noted that a WDT Reset does not drive
MCLR pin low.
The behavior of the ESD protection on the MCLR pin
differs from previous devices of this family. Voltages
applied to the pin that exceed its specification can
result in both Resets and current consumption outside
of device specification during the Reset event. For this
reason, Microchip recommends that the MCLR pin no
longer be tied directly to VDD. The use of an RCR
network, as shown in Figure 14-5, is suggested.

Ou seja, não fala nada de diodo. Mas, se utilizar um diodo, este deveria estar na configuração clássica, onde ele fica polarizado inversamente e em paralelo com o resistor e um capacitor à massa, como recomenda o datasheet. Isso favorece a rápida descarga do capacitor quando o circuito é desligado e a obter uma resposta mais rápida do circuito no próximo power-on. No caso dos projetos que cita, pode ser alguma particularidade dos mesmos mas só justificaria o uso desse diodo caso houvesse no VCC a presença de alguma tensão inversa. No mais, e que eu saiba, não exitiria razão pro tal diodo estar ali em série com o resistor. Mas pode ser alguma " simpatia", também.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor Renie » 30 Out 2007 18:08

Olá pessoALL,

O Ziel deu a resposta e não respondeu ! hehehehhehe

ICSP é gravação no circuito, vários PICs tem a opção de ativar o fuse
LVP (programação/gravação em baixa voltagem), porém o comum
é utilizar a tensão indicada pela uxip , 12,5V no processo de gravação.

Esse diodinho (pode usar o 1N4148 também) é exatamente para isolar
a tensão de gravação do resto do circuito.
[]'s
Renie
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meu velho site com eletrônica praticamente parado http://www.reniemarquet.com
Nosso Blog http://artemadeiraevida.blogspot.com.br
Renie
Word

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2007 20:06

Renie,

Ce tá absolutamente certo, zinfí!!! É que eu fiquei com o pobrema do ruído do rapaz na cabeça e não percebi quando ele falou do ICSP. Nesse caso, o circuito que eu chamei de "clássico" não deveria ter o diodo em paralelo com o resistor, pois perderia a sua função.

Quando uso o ICSP, já isolo do resto do circuito a alimentação do micro por meio dum diodinho. Mas, como toda a configuração, têm as suas vantagens e desvantagens. Uma dessas desvantagens é a resistência dinâmica do diodo, em função da corrente (normalmente muito baixa) que circula por ele. Isso gera uma certa "flutuação" e, consequentemente, algum ruído na linha de alimentação, que obrigatoriamente precisa ser desacoplado por capacitores. E dependendo do projeto, esquece.

Agora, devido à esse efeito característico do diodo nessas situações de muito baixa corrente, poderia ocorrer uma resposta pior e certa instabilidade do tal do MCLR, como o colega reclama. Quando a coisa fica muito crítica, uso um BAT85 (diodo schottky) com melhores resultados.

Abço.
"Talento é mais barato que sal. O que separa a pessoa talentosa da bem-sucedida é muito trabalho duro." [ Stephen King ]
zielpunkt
Byte

Mensagempor lpagano » 30 Out 2007 21:38

Pessoal,

Valeu a força, acho que se eu botar um pouco mais de lenha essa discussão vai longe, mas o meu protótipo está indo para a placa definitiva e lá vou botar um soquete ZIF, ou seja, sem conexão com o gravador.

Troquei o diodo 1N4007 por um 1N4148 e também o capacitor de 10nF por um de 10uF e melhorou um pouquinho só. Vejam no link abaixo como ficou o meu circuito no MCLR:

Imagem

Mas quando eu não tinha o ICSP implementado não davam esses problemas. Além do mais, tem um fio grande (cerca de 1 metro) para conectar o PIC no gravador e isso pode estar se comportando como uma antena.

Quando eu ligo a TV (uma Philips de 29") e a fonte do PIC está ligada na mesma tomada (usando um T) é reset na certa. Fiz esse teste em outra tomadas distantes uma da outra (cerca de 3 metros) e não deu reset.

E para finalizar, fiz um bypass no diodo agora e, com o circuito ligado retirei o fio que fazia o bypass e resetou novamente, por causa de ruídos causados pelo bypass na sua retirada.

Valeu!!!
lpagano
Byte

Mensagempor Doglao » 30 Out 2007 22:21

uai so!! nao troca o capacitor pra esse de 10uf nao so precisa de uma rampinha para subir ou baixar a tensao no mclr, dai voce ta fazendo um rampona.
null
Doglao
Byte

Mensagempor zielpunkt » 30 Out 2007 22:58

Ai você judia di nóis, Ipagano.

Além do mais, tem um fio grande (cerca de 1 metro) para conectar o PIC no gravador e isso pode estar se comportando como uma antena.

Criatura, fiação de 1 metro espetada em todos os pinos relacionados com o ICSP, todo o tempo, e não quer que dê problemas? Coloca um conectorzinho de 5 pinos ai, bem vagaba, e põe o ICSP com os teus 1 metro de fio só na hora de gravar, ô pá! Depois que estabilizaire tudinho, é só dançar um vira*!

Abço.

* dança típica lusitana
zielpunkt
Byte

Mensagempor lpagano » 31 Out 2007 08:02

zielpunkt,

Você tem razão, o problema é que eu tinha feito isso antes para fazer o ICSP e ficou assim só para testar o circuito. De um lado tem um conector e do outro uma aranha tudo soldada numa chave para mudar de ICSP para o circuito, e vice-versa.
Como eu tinha dito antes, em breve vou fazer uma nova placa com um soquete ZIF no gravador e outro no circuito, para eliminar esses fios que eu falei.

Valeu!
lpagano
Byte

Mensagempor LeandroPIC » 31 Out 2007 13:07

Como esta a fintragem do circuito!

Tive um problema que o pic resetava quando ligava outras coisas na rede foi só colocar um capacitor de 100nF entre o VCC eo GND e resolveu o Problema!!!

E o diodo arranca o bicho dai, coloca apenas um resistor de 1K.
LeandroPIC
Byte

Mensagempor ze » 31 Out 2007 13:37

coloca soquete não!!! deixe um conector pertim do uC. ou senão , só ilhas (pig´s service). o conector é baratim.
aí voce pode usar uC smd.
abrç
ze
Dword

Voltar para PIC