Como usar RC3 como I/O digital

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Como usar RC3 como I/O digital

Mensagempor marcelo_ufv » 23 Set 2007 01:21

Sou novo em programação de pic e por enquanto só aprendi assembly. Gostaria de saber se para usar o pino RC3 do pic16f877A como I/O digital tem que configurar algum registrador especial? Eu preciso usa-lo como entrada. Pelo que vi no data sheet, esse pino é usado para comunicação serial e talvez por isso não estou conseguindo usa-lo. Agradeço a ajuda.
marcelo_ufv

Mensagempor fabio_ » 26 Set 2007 00:43

Pelo que sei, para usá-lo com I/O digital basta não habilitar nenhuma função da comunicação serial que voce citou, colocar 1 no bit respectivo ao RC3 do registrador TRISC para configurar como entrada ou 0 para configurar como saída e não esquecer que voce precisar colocar um resistor de pull-up se configurar como entrada.
fabio_
Byte

agradecimento

Mensagempor marcelo_ufv » 26 Set 2007 10:32

Valeu pela ajuda amigão!
Eu costuma usar o proteus para simular meus projetinhos. Nesse projeto (o que eu uso o RC3) fiquei com dúvida pq na prática não funcionou e no proteus funcionou. Deve ser esse resistor de pull up que esqueci de colocar. Na verdade o código que estou fazendo é para uma disciplina aki da universidade. E nela a gente usa aquela placa MCLAB2, já ouviu falar? Então, já está tudo montado e basta os estudantes fazerem o programa.

valeu!
marcelo_ufv

Mensagempor fabio_ » 26 Set 2007 22:35

conheço e tenho uma aqui. comprei há uns 3 anos quando comecei a rogramar os PICs. Quanto ao resistor eu normalmente uso um de 10K.

vi que voce é fã do ipatinga .... eu sou de fabriciano, mas não sou muito fã de futebol. rsrsrs.

espero ter ajudado.
até +.
fabio_
Byte

Voltar para PIC