Olá pessoal,
Estou com alguns problemas com relação a ruídos.
Tenho um produto que é controlado por um PIC18F452. Através dele e de alguns 74HC373 controlo 56 saídas digitais. Essas saídas digitais são com MOC's ligados a TRIAC's. Os MOC's são acionados quando a saídas do multiplexadores são postas em zero (GND). Os TRIAC's possuem filtros RC com um resistor de 39R e um capactor de 10nF. As saídas digitais controlam válvulas solenóides que são acionadas com 220VAC. Intalamos o fio fase como comum para as válvulas, e através dos TRIAC's colocamos ou não o neutro para fechar o circuito e acionar a solenóide. Com isso fazemos com que a corrente não circule por dentro do circuito eletrônico. Até aí tudo bem. Os problemas acontecem quando algum motor, válvula, etc, é acionado fora no circuito eletrônico, ou seja, é ligado/desligado no modo manual. Nosso equipamento pira, e as saídas digitais se acionam aleatoriamente. Mesmo os valores dentro dos registradores do microcontrolador estarem no estado lógico zero, que para nós representa desligado, as saídas dos TRIAC's estão acionadas.
Se ninguém tocar em nada e deixar que o equipamento eletrônico opere automaticamente isso não acontece. No momento que houver alguma interação no circuito externo, acontece tal problema.
Em outra situação em um outro projeto que fiz também acontecia isso de vez em quando, porém as saídas digitais eram com relés. Se eu retirava a alimentação e alimentava novamente o circuito de forma que saíssem faíscas dos conectores da energia elétrica (acredito que isso gerava um ruído) as saídas digitais acionavam-se todas de uma vez.
Já tentei de inúmeras formas tentar resolver o problema, mas não consigo. Tentei inclusive colocar um capacitor de 10nF direto entre o fase e o neutro para tentar suprimir algum ruído, mas mesmo assim não adiantou.
Outra fato interessante que observei foi o seguinte: as entradas do 74HC373 tem resistores de PULL-UP para que quando o soquete estiver sem o microcontrolador, as saídas não sejam acionadas. Isso funciona perfeitamente, mesmo simulando o ruído na alimentação. Porém quando o PIC é posto no lugar começa a acontecer o problema. E o mais interessante é que o PIC não reseta.
Fico muito grato se alguém puder ajudar
Forte abraço!