Ruído

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Ruído

Mensagempor diegosilva » 02 Jul 2007 18:56

Olá pessoal,

Estou com alguns problemas com relação a ruídos.
Tenho um produto que é controlado por um PIC18F452. Através dele e de alguns 74HC373 controlo 56 saídas digitais. Essas saídas digitais são com MOC's ligados a TRIAC's. Os MOC's são acionados quando a saídas do multiplexadores são postas em zero (GND). Os TRIAC's possuem filtros RC com um resistor de 39R e um capactor de 10nF. As saídas digitais controlam válvulas solenóides que são acionadas com 220VAC. Intalamos o fio fase como comum para as válvulas, e através dos TRIAC's colocamos ou não o neutro para fechar o circuito e acionar a solenóide. Com isso fazemos com que a corrente não circule por dentro do circuito eletrônico. Até aí tudo bem. Os problemas acontecem quando algum motor, válvula, etc, é acionado fora no circuito eletrônico, ou seja, é ligado/desligado no modo manual. Nosso equipamento pira, e as saídas digitais se acionam aleatoriamente. Mesmo os valores dentro dos registradores do microcontrolador estarem no estado lógico zero, que para nós representa desligado, as saídas dos TRIAC's estão acionadas.
Se ninguém tocar em nada e deixar que o equipamento eletrônico opere automaticamente isso não acontece. No momento que houver alguma interação no circuito externo, acontece tal problema.
Em outra situação em um outro projeto que fiz também acontecia isso de vez em quando, porém as saídas digitais eram com relés. Se eu retirava a alimentação e alimentava novamente o circuito de forma que saíssem faíscas dos conectores da energia elétrica (acredito que isso gerava um ruído) as saídas digitais acionavam-se todas de uma vez.
Já tentei de inúmeras formas tentar resolver o problema, mas não consigo. Tentei inclusive colocar um capacitor de 10nF direto entre o fase e o neutro para tentar suprimir algum ruído, mas mesmo assim não adiantou.
Outra fato interessante que observei foi o seguinte: as entradas do 74HC373 tem resistores de PULL-UP para que quando o soquete estiver sem o microcontrolador, as saídas não sejam acionadas. Isso funciona perfeitamente, mesmo simulando o ruído na alimentação. Porém quando o PIC é posto no lugar começa a acontecer o problema. E o mais interessante é que o PIC não reseta.

Fico muito grato se alguém puder ajudar

Forte abraço!
Diego Silva
diegosilva
Bit

Mensagempor EDSONCAN » 03 Jul 2007 06:53

Oi

Provavelmente vc ja deve ter tentado isso, mas segue algumas sugestões:
O ruido caminha por duas formas:
conduzido ( fio de força) e induzido(via RF)
Para saber se é conduzido vc precisaria isolar a fonte, um nobrek pode ajudar no teste.
Segue algumas dicas:
- cuidado com a malha de terra, tente separar o retorno do processador do resto do circuito;
- cuidado com entradas em aberto, mesmo nao sendo usadas, coloque-as em vcc ou gnd,
- se for saida e nao estiver sendo usada coloque um resistor para vcc ou gnd;
- cuidado com o paralelismo de trilhas na placa elas geam indução uma nas outras;
- a microchip tem um documento sobre EMI que da algumas dica, me mande seu email que o envio.
- neste tipo de equipamento e interessante colocar um filtro de rede eletrica e um bead de ferrite, evita gerar ruido tambem.
- aterre carcaça do cristal;

Edson
EDSONCAN
Word

Mensagempor Adauto sampaio » 03 Jul 2007 08:30

Bom dia. Pode parecer bobagem, mas já tentou colocar um capacitor poliéster em paralelo com a chave de acionamento manual?
Quando você faz uso de um interruptor, o ruído imposto pela comutação é enorme, pode ser que ajude.
Abraços!!!
É tudo uma questão de sorte; pergunte a qualquer perdedor
Adauto sampaio
Byte

Mensagempor ze » 03 Jul 2007 11:31

Oi
também já tive este problema. Porém foi com acionar display. A cada ruído o display de led ficava piscando. Ele tbem era acionado por HC373.
Resolvi da seguinte forma: coloquei um filtro RC no pino de lacth (ENABLE) do 373. Foi 1 resistor de 10R em série com sinal + 1 capacitor de 2,2 nF para o GND. Mas este cap. tem que estar bem próximo dos pinos 11 ENABLE e 10 GND. Mas talvez o sinal (pulso) de acionamento tem que ser 1 pouco maior.
Filtros externos e uma reelaboração da pci tbém pode ajudar. Se quiser/puder me envie sua pci (.pcb) que avalio-a eletricamente. Não precisa de esquema.
Abraço...
ze
Dword

Mensagempor MOR_AL » 03 Jul 2007 12:25

Caro amigo diegosilva.

Você tem um bom problema nas mãos.

As dicas apresentadas podem ajudar e até resolvê-lo. Siga-as que são boas.

Este assunto é daqueles chatos (no sentido de que dá trabalho para resolvê-lo) e está associado com a experiência adquirida. É um contra-senso, pois se você tem experiência no assunto, você mesmo resolve. Por outro lado, se você não tem experiência suficiente (e ninguém tem totalmente), você pede ajuda e aplica as sugestões. Mas aí é que está o ponto em questão. Ao aplicar as sugestões, você acrescenta mais experiência, até que chegue num nível de poder resolver sozinho.

O que eu estou tentando te dizer é que, de qualquer modo, vai te dar trabalho. Mesmo porque, se você resolve nas condições elétricas do local, pode não ficar resolvido onde o equipamento vai funcionar.
Já tive esta dor de cabeça também e posso te dizer que, é importante não só ver o aparelho (sua montagem) para auxiliar no diagnóstico, como estudar o local onde ele ficará funcionando.

Muito boa sorte.

MOR_AL
MOR_AL
Dword

Mensagempor __Braga__ » 04 Jul 2007 09:09

Bom dia colegas!!
Acredito que as sujestões dadas por todos são perfeitas, mas acho que
seu problema está na configuração dos fusiveis do Pic.Não me recordo
o nome do dito cujo agora, mas, exite um que abilita a gravação em baixa
voltagem e se o mesmo estiver abilitado e o pino do mesmo estiver
"voando" (sem resistor de pulldown) os sintomas são os que você relatou.
At.
Braga.
__Braga__
Bit

Mensagempor andre_luis » 04 Jul 2007 09:46

Algumas possibilidades :

1) sobre as válvulas :
Fiz uma placa para maquina-de-lavar-roupa, que acionava valvulas e motores. O 12v do rele, eu tive a manha de afastar suas trilhas em 40mils das demais, mas quando alguma solenoide era acionada, era o fim.
A solucao que tomei foi colocar capacitores de poliester nos terminais faston que se conectavam às valvulas, e para minha sorte, as trilhas de 110v das mesmas já estavam relativamente afastadas no circuito ( cerca de 60mils ), mas só isso nao tinha sido suficiente para impedir o problema - que foi minimizado pelo capacitor mencionado.
A solucao definitiva, foi fazer o PIC escrever constantemente na saída, pois embora o PIC nao estivesse travando, os 'latches' de suas saidas estavam sendo modificados pelo ruido. Utilize uma variavel interna para 'espelhar' o estado das saidas a serem escritas.

2) sobre o TTL :
Outra placa que trabalhei tinha alguns CI's 74LS...., e como todos sabem, o dafault das entradas em aberto para a família TTL é nivel lógico '1'. Porém, quando o equipamento aquecia, essas entradas se comportavam de maneira irregular. Entao, a solução foi, realmente ligar o 5v em todos os pinos de entrada em aberto da família TTL. Pode não ser o seu caso, diego, mas é melhor prevenir.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor luizrico » 04 Jul 2007 11:11

Prezado Diego,

Já fiz vários ensaios de compatibilidade eletromagnética e já enfrentamos vários problemas como o seu, pela descrição que fez parece ser ruído gerado pelo acionamento dos triac´s, as dicas dadas pelo colegas acima são bem interessantes, pelo que li na sua mensagem voce já esta utilizando snubbers nos triacs, se não estiver seria uma boa coloca-los, utilize capacitores de desacoplamento (bem perto dos pinos) em todas as alimentações e diminua as trilhas o máximo que puder, também afastando a parte DC da AC, em alguns casos a melhor solução para diminuir trilhas é fazendo a PCI multlayer, assim voce pode também utilizar planos de terra e vcc eliminando a parte de ruído irradiado, nos casos que já tivemos problemas essa foi a melhor solução, fica um pouco mais caro mas é eficaz.

abraços
Luiz
luizrico
Bit

Mensagempor fabim » 04 Jul 2007 11:24

sujestão apenas... Ja me salvou o pescoço.

Se o controle de carga for apenas On OFF.. sem controle de corrente.

Faça um teste usando opto com zero crossing. Vai evitar muita dor de cabeça..
MOC30XX por exemplo ..

E o snubber.. Me fale qual tensão nominal de alimentação das solenoides, qual a corrente dissipada, e se não for pedir demais qual indutancia e resistencia ela esta apresentando.. Vou calcular um feio, para você ligar na entrada da alimentação da dita cuja.

Abraços

Fabim
fabim
Dword

Voltar para PIC