Tensão de trabalho no 16F628A

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

Tensão de trabalho no 16F628A

Mensagempor Fabio_Jerena » 04 Mai 2007 20:15

Galera, estou a horas tentando colocar para funcionar um bendito circuitinho que controla a velocidade de um motor DC por PWM mas nada dele dar sinal de vida, não sei mais o que fazer...
Já tentei gravar o mesmo programa em três PIC´s diferentes e nada, a montagem foi feita numa placa padrão e já testei os contatos, já troquei duas vezes o cristal, capacitores e nada.
Eu estou tentando fazer o PIC 16F628A trabalhar com duas pilhas AA pois seria um circuito compacto e portátil, li no manual que esse CI funciona de 3V à 5,5V, medi a tensão das pilhas e ficavam em torno de 3,05, é claro que depois de algum uso essa tensão cairá mas...
Alguem sabe se dá para usar esse uC com duas pilhas, minhas experiências com 5V costumavam funcionar normalmente...
Muito obrigado!!!

OBS: Aliás, o circuito funciona perfeitamente no Proteus, então já sei que não é nenhum erro de programa, estou usando cristal de 4Mhz e configurado como XT...
Fábio Jerena
Fabio_Jerena
Nibble

Mensagempor Pask » 04 Mai 2007 21:38

Se vc estiver usando linguagem C, verifique nos "fuses" do PIC se você não habilitou a opção BROWN-OUT DETECT (BROWNOUT). Se você fez isto, o PIC não funcionará com tensões menores do que 4 volts, pois o circuito de brown-out não permitirá que ele trabalhe com tensões muito abaixo de 5V. Então, coloque (NOBROWNOUT) e assim o PIC poderá operar com tensões a partir de 2,5V sem problemas.
Se vc estiver usando linguagem assembly, faça a verificação do mesmo jeito.
Espero que seja isto. Abraço.

Pask.
Pask
Word

Mensagempor dreher » 05 Mai 2007 09:47

Só para complementar, o PIC16F628A trabalha com certeza com 2pilhas AA, na empresa que eu trabalhava, tinhamos uma placa de um controle remoto alimentada com 2 pilhas e nela havia um PIC16F628A trabalhando com um modulo de RF.
dreher
Byte

Mensagempor J.lius » 05 Mai 2007 11:26

Vou dar uma "palpitada aqui" heheh

Vc esta usando as pilhas para alimentar somente o PIC, ou para alimentar o motor tambem?
Se estiver alientando o motor com as pilhas e bem possivel que motor esteja enforcando as pilhas. Tente fazer o teste se que o motor esteja acoplado.
Anderson MSN: j1lius(arroba)hotmail(ponto)com
"A humildade de quem sabe e a maior prova do saber" OBRIGADO.
J.lius
Nibble

Mensagempor Fabio_Jerena » 05 Mai 2007 22:06

Pask escreveu:Se vc estiver usando linguagem C, verifique nos "fuses" do PIC se você não habilitou a opção BROWN-OUT DETECT (BROWNOUT). Se você fez isto, o PIC não funcionará com tensões menores do que 4 volts, pois o circuito de brown-out não permitirá que ele trabalhe com tensões muito abaixo de 5V. Então, coloque (NOBROWNOUT) e assim o PIC poderá operar com tensões a partir de 2,5V sem problemas.
Se vc estiver usando linguagem assembly, faça a verificação do mesmo jeito.
Espero que seja isto. Abraço.

Pask.

Cara, graças a sua dica já resolvi meu problema e ele funcionou perfeitamente...
Eu tentei ligá-lo aos tradicionais 5v e o treco funcionou, fiquei frustrado pois queria este circuito portátil, agora está do jeito que eu havia idealizado, eu havia deixado o Browout ligado por inexperiência, nunca usei um PIC desta forma (com duas pilhas de 1,5V), muito obrigado a todos que ajudaram, obrigado mesmo pessoal!!!
Fábio Jerena
Fabio_Jerena
Nibble

Mensagempor Pask » 06 Mai 2007 10:12

Caro amigo, fico feliz que vc tenha resolvido o seu problema. Realmente ficamos muito felizes quando um "pepino" é resolvido e o nosso circuito funciona do jeito que queremos. Eu, sempre que posso, procuro colaborar com o pessoal do fórum nas questões do PIC, pois também já necessitei de ajuda dos colegas para resolver os meus pepinos e a ajuda deles foi de grande utilidade. É isso aí!

Pask.
Pask
Word

Mensagempor chipselect » 08 Mai 2007 01:55

eu tenho uma dúvida sobre os PICs em tensão diferende de 5V, pois no datasheet dos PICs, por exemplo o PIC16F88 está especificado operação de trabalho para a faixa em torno de 5V e o PIC16LF88 para tensões menores.

Eu já testei o 16F628 e 16F88 em 3,3V, funcionou sem problemas, mas não estaria trabalhando fora dos parâmetros especificados pelo fabricante?

E se não existe problema, porque então a Microchip lançou uma versão LF que custa até um pouco mais cara?
chipselect
Word

Mensagempor RobL » 08 Mai 2007 09:48

Só para completar, evitar futuros problemas, ao gravar um chip com 5V este deverá ser testado com 3V pelo gravador, ou se for para menor tensão, o gravador deverá fazer o teste na mais baixa tensão. Se passar vai rodar.
Cuidado. Nunca gravem grandes lotes, sem que o gravador seja capaz de fazer esse teste, com tensão baixa.
Essa observação só é necessária para quem vai trabalhar abaixo dos 5V.
RobL
Dword

Mensagempor RobL » 08 Mai 2007 09:55

Respondendo a pergunta do Chipselect:
Da mesma forma que um pic para 4Mhz pode rodar com 10Mhz, eventualmente certas amostras para 5V rodam em menor tensão. Mas se for verificada a faixa de temperatura a possibilidade de dar pau logo acima de 40°C é enorme.
Tanto os LF como os para maior frequencia, são lotes de pastilhas selecionadas, as quais garantidamente serão estáveis nas faixas de tensão e temperatura informados.
Nunca usem profissionalmente, chips de frequencia menor que a de trabalho ou tensão, especialmente se for para grandes lotes. É a maior furada.
RobL
Dword

Voltar para PIC