SPI e I2C feito na unha?

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

SPI e I2C feito na unha?

Mensagempor Cefas » 09 Abr 2013 13:18

Olá pessoal!

Tenho uma dúvida a respeito de comunicações seriais I2C e SPI. Sei que pode ser uma heresia oque vou perguntar...rsrsr, mas nunca fiz isso, é possivel estabelecer uma comunicação SPI por software, ser o microcontrolador ter um periférico específico para tal?.
Tenho que fazer uma comunicação SPI e o meu microcontrolador não tem uma máquina SERIAL (I2C/SPI), tem como fazer isso apenas por software?

Att.
Cefas
Nibble

Re: SPI e I2C feito na unha?

Mensagempor xultz » 09 Abr 2013 13:51

SPI é bem facinho de fazer por bit banging, já fiz uma vez (e se eu consegui, qualquer um consegue). I2C é um pouquinho mais trabalhoso, mas não é nada impossível.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Maffeis » 09 Abr 2013 14:00

Um professor meu implementou uma memoria i2c em um CPLD.
Maffeis
Word

Mensagempor vtrx » 09 Abr 2013 14:23

É possível e bastante usado no PIC porque alem de não ser crítico ,esses protocolos ,a maioria dos PIC não são amigáveis com os pinos e seus periféricos,se for usar esses periféricos,com certesa vai inutilizar um port interio(supondo que use um byte).
vtrx
Dword

Mensagempor denis » 09 Abr 2013 16:57

Tenho quase que certeza que o CCS faz a serial por software quando você escolhe pinos que não são exatamente o TX ou RX.
denis
Byte

Mensagempor andre_luis » 09 Abr 2013 22:07

Cefas,

Devido ao fato do I2C e SPI serem protocolos de comunicação síncronos, podem ser implementados por firmware sem o menor problema, podendo alterar a taxa do Clock durante a conversa, ou até mesmo pausá-la.

Pessoalmente, eu prefiro essa opção á implementação por módulo de Hardware, pois assim seu código fica mais portável para outras plataformas - independente se o novo core terá o módulo.

Existem vários drivers prontos na Web para esses protocolos; dá uma pesquizada por I2C.C ou SPI.C, mas como disseram aí, é super fácil fazer um na unha.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Mensagempor Andre_Cruz » 24 Abr 2013 07:36

Cefas,

Não tenho certeza mas acredito que o CCS e/ou o MikroC tenha esta biblioteca para trabalhar com SPI e I2C por software.
--
Ter palavra é tudo !
Andre_Cruz
Word

Mensagempor andre_luis » 24 Abr 2013 11:11

Até tem, e funciona tranquilo, mas como mencionei antes, o melhor seria não utilizá-la, para que o programa não fique amarrado á API do compilador. O ideal é baixar algum driver I2C pronto na Web( .C / .H ), e anexar no projeto.

+++
"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, relaxe, porque ainda não há terra em cima."
andre_luis
Dword

Voltar para PIC