radinhos Telecontrolli RT3 / RR4

Software e Hardware para uC PIC

Moderadores: andre_luis, 51, guest2003, Renie

radinhos Telecontrolli RT3 / RR4

Mensagempor marcelo campos » 03 Fev 2012 16:58

Amigos

Alguém efetivamente já colocou pra funcionar com microcontrolador, os radinhos telecontrolli modulação ASK(AM) RT3 / RR4 ?

Alguma dica ?

estou usando exemplo manchester do mikroc com pic, e até funciona quando ligo tx / rx com fio mas, quando ponho nos rádios...só sujeira

Estou há um bom tempo me batendo com isto mas sem sucesso, já com os do tipo FSK da própria telecontrolli e radiometrix já fiz vários projetos e nunca tive tanta dor de cabeça.

E pra piorar, como uso muitas peças, se eu migrar pros modelos fsk a diferença de preço ficará enorme.

Sim, já li os posts do forum com eles aqui mas não funcionou

Agradeço se tiverem umas dicas (principalemente as boas!)

valeu

marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor fabim » 03 Fev 2012 18:23

Mano sobre ruido no ask am, isso não tem como mesmo mano...
O que pode-se fazer é o famoso preambulo, isso tipo, calibra o RX com os dados que estão sendo enviados. Após isto, são enviados os dados validos.
No manchester, se você enviar o frame, como ainda não foi calibrado o receptor vai cuspir lixo.
Mano, ve só.
Sou responsável pelo que escrevo!!! E não pelo que você entende !!!
fabim
Dword

Mensagempor xultz » 04 Fev 2012 10:01

Marcelo, talvez você esteja patinando porque quando o rádio não recebe nada, o AGC dele vai ao máximo e você tem um caminhão de ruído na saída. Quando ele recebe, fica limpinho. Você contorna essa situação modulando os bits em PWM.
98% das vezes estou certo, e não estou nem aí pros outros 3%.
xultz
Dword

Mensagempor Rota » 04 Fev 2012 15:37

Voce já vio o exemplo que o fabim postou usando o encoder HT6P20?? Funciona que é uma belezura.
Rota
Byte

Mensagempor marcelo campos » 04 Fev 2012 16:14

Rota escreveu:Voce já vio o exemplo que o fabim postou usando o encoder HT6P20?? Funciona que é uma belezura.

Rota: na verdade não quero usar enconders, tem que passar meu próprio frame

Mas funcionou, finalmente! o que era ? só por desencargo troquei os radinhos Telecontrolli por uns china da Cika e, nota 10: foi só afinar as temporizações pra passar muito bem meus dados.

Estou por enquanto sem entender porquê os Telecontrolli não funcionaram, eu queria usar eles por teoricamente serem superiores aos chinas. Ia até pagar mais visto que o par tx/rx dos chinas são metade do preço quase.

valeu pela força,

marcelo
marcelo campos
Word

Mensagempor hertzing » 06 Fev 2012 11:58

Eu usei esses módulos, funcionam muito melhor do que outros que testei.

Fiz um carrinho de controle remoto com eles.

Qual a velocidade da serial que estais a transmitir?
hertzing
Byte

Mensagempor marcelo campos » 08 Fev 2012 11:54

hertzing escreveu:Eu usei esses módulos, funcionam muito melhor do que outros que testei.

Fiz um carrinho de controle remoto com eles.

Qual a velocidade da serial que estais a transmitir?

Olá,

sobre a velocidade serial que perguntou: estou usando a biblioteca manchester do próprio mikroc que permite velocidade de uns 500bps conforme o manual dela, neste meu caso atendeu bem. Ah e tem mais um detalhe: estou usando pics 12F675 não os 18F do exemplo e, como já falei, funcionou ok.

abraço
marcelo campos
Word

Mensagempor rocknroll » 09 Fev 2012 08:32

Vi no fórum da Robocore um pequeno tutorial explicando como calibrar o módulo de recepção.

http://www.robocore.net/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=1360

Tenho módulos xingling e precisava calibra-los, mas trabalho na av. paulista e aqui coisas com RF são bem complicadas...

Espero que o tutorial ajude.

Abraço
Rock N Roll
rocknroll
Byte

Mensagempor hertzing » 16 Fev 2012 19:45

A velocidade máxima indicada é de 2kbps.
Podes usar a UART normal sem problemas, sendo recomendado usar um CheckSum para cada pacote.

Se não me engano, o sinal de transmisão enviado para o RR3 terá que ser invertido, poderá usar um amplificador operacional para facilitar.

Um ociloscópio ajudar muito para analisar se o sinal de transmissão e recepção são iguais.

Obs.: uma antena externa é fundamental para o bom funcionamento
hertzing
Byte

Mensagempor marcelo campos » 17 Fev 2012 15:47

Colegas

Só pra deixar registrado: semana passada, depois do software rodando sem estar ligado no equipamento final, percebi que estes radinhos sofriam forte interferência do equipamento que eu tinha que ligar eles e a conclusão: sem chance de usá-los, nem os telecontrolli conseguiram funcionar bem quando ligava meu circuito com os radinhos no equipamento que iam operar.
Fiquei imaginando no produto final mais de 400 destes caras sofrendo interferência de todo lado a dor de cabeça que daria.

Então decidi usar os módulos MRF24j40ma da microchip junto com um pic 18F rodando a pilha MiWi da mesma, como é em 2,4GHz não houve interferência que fizesse cócegas neles. Apesar de bem mais cara esta solução, ao menos é muito mais robusta

abraços

Marcelo
marcelo campos
Word

Voltar para PIC